(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
quando iniciar a terapia de reposição hormonal

Reposição hormonal – quando iniciar o tratamento?

Muitas mulheres têm dúvidas sobre o momento de dar início ao tratamento de reposição hormonal. Algumas se perguntam se existe uma idade adequada para iniciá-lo ou se devem fazê-lo apenas quando entram na menopausa. A ciência mostra que a mulher não deve esperar até a última menstruação para só então procurar um médico e proceder com o início do tratamento. Te explicamos nessa melhor nos parágrafos abaixo.

É cada vez mais comum atender mulheres na faixa dos 40 anos que têm dúvidas quanto à terapia de reposição hormonal (TRH). Muitas delas chegam ao consultório do endocrinologista sem entender como esse tratamento funciona, as indicações e contraindicações e, principalmente, quando iniciar a reposição hormonal.

Entretanto, pode ser que algumas mulheres apresentem sintomas relacionados à essa fase muito antes da última menstruação. Em algumas mulheres elas podem acontecer até 10 anos antes. Quando estes sintomas se apresentam, o mais indicado é conversar com o endocrinologista para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento de reposição hormonal.

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz que ajuda no alívio de sintomas comuns que acompanham o período da menopausa. Alguns sintomas comuns da menopausa incluem:

• Ondas de calor;
• Ressecamento vaginal;
• Insônia;
• Depressão;
• Variações de humor;
• Ganho de peso;
• Diminuição de libido, entre outros.

Convenhamos – nenhum desses sintomas é agradável e a reposição hormonal, desde que recomendada, melhora muito a qualidade de vida mulher. O tratamento ajudará a controlar esses sintomas e ainda ajuda a prevenir a osteoporose.

A necessidade de fazer a terapia de reposição deve ser avaliada pelo seu endocrinologista de confiança. A sua indicação depende da avaliação dos níveis hormonais da paciente, assim como da gravidade dos sintomas. E mais importante – a mulher não deve esperar a última menstruação para se consultar com o endocrinologista.

Como funciona a terapia de reposição hormonal?

Quem opta por fazer a terapia de reposição hormonal deve saber que ela pode ser feita de diferentes formas. Alguns métodos utilizam uma combinação dos hormônios progesterona e estrogênio, enquanto outros usam apenas estrogênio. Essa reposição pode ser feita através de comprimidos, gel e adesivos aplicados à pele e tem como objetivo ajudar a reverter alguns dos sintomas comuns da menopausa, inclusive as ondas de calor.

Há ainda outras opções de tratamento de menopausa sem hormônios para quem apresenta contraindicação ou deseja uma abordagem não medicamentosa. Algumas opções de suplementação para essa finalidade incluem o uso de isoflavona, triptofano, carnitina, alanina e magnésio.

Para que a paciente possa obter um resultado satisfatório com qualquer tratamento para reduzir os impactos da menopausa, o acompanhamento com o seu endocrinologista de confiança é fundamental. Após avaliação criteriosa, ele irá determinar o tipo de tratamento mais adequado, se e quais hormônios são mais indicados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso. Além disso, seu estado de saúde, convicções e necessidades individuais também devem ser levadas em consideração pelo endocrinologista.

terapia-de-reposicao-hormonal-mulher-com-fogacho

As principais vantagens da TRH

A menopausa se manifesta de maneiras diferentes de mulher para mulher. Muitas sofrem com a intensidade de alguns sintomas o que impacta a sua qualidade de vida. Nesses casos, caso não haja contraindicação, a reposição hormonal pode ser a solução para a maioria dos sintomas da menopausa.

O tratamento de reposição hormonal ajuda as pacientes que sofrem com ondas de calor (fogachos), já que controla os suores noturnos e permite que elas durmam melhor.

Outro benefício é a diminuição de casos de fratura óssea ocasionada pela osteoporose.  Durante a menopausa, a mulher sofre um maior desgaste ósseo, o que aumenta o risco de desenvolver a doença.

Mais uma das vantagens da terapia de reposição hormonal é a melhora na satisfação sexual da mulher. O tratamento pode melhorar sintomas como o ressecamento vaginal, que causa dor durante o ato sexual, e trazer maior conforto e prazer. Afinal de contas, não é necessário perder uma parte importante da sua vida e identidade com a chegada da menopausa.

O controle ou diminuição drástica da maioria dos sintomas associados à menopausa tem ainda outro efeito positivo – a melhora da irritabilidade, ansiedade e depressão tão comuns nesse período.

Muitos estudos ainda apontam que a terapia de reposição hormonal pode trazer benefícios em outras áreas da saúde, como redução do risco cardiovascular e de desenvolvimento de Alzheimer.

Embora a menopausa seja uma fase comum na vida das mulheres, muitas delas ainda não se veem preparadas para passar por esse período sofrendo menos. Por falta de informação muitas delas acabam experimentando ansiedade e/ou depressão durante essa fase e o contato com o seu endocrinologista de confiança mesmo antes que a menopausa chegue, pode ajudar a ter uma transição mais tranquila e, por que não, feliz.

terapia-de-reposicao-hormonal-mulher-madura-feliz

Quando começar a terapia de reposição hormonal?

Muitas mulheres ainda não sabem que podem e devem buscar tratamento para os efeitos da menopausa antes que ela aconteça. É comum que pacientes acreditem que o tratamento de reposição hormonal só é indicado anos após a menopausa.

Mas a verdade é que esse período antes da menopausa, no qual os hormônios começam a diminuir, costuma ser acompanhado de uma piora significativa da qualidade de vida da mulher. Metabolismo mais lento, mudança de composição corporal e aumento do risco cardiovascular são algumas das preocupações associadas à chegada da menopausa.
Atualmente, a orientação é entender a individualidade de cada mulher, ajustar alimentação e ambiente para rotinas e hábitos mais saudáveis. Em conjunto, dar início à reposição hormonal quando indicada e quando os sintomas que apresentamos aqui começarem a surgir.

Esperamos que esse blog te ajude a entender que a reposição hormonal é aliada da mulher e que não se deve esperar o término da menstruação para olhar para este assunto.

Manter o equilíbrio hormonal nas diferentes fases da vida é essencial para ter uma vida saudável e longeva. Não existe idade para começar a se cuidar, respeitando sempre a sua individualidade, e o endocrinologista é o seu maior aliado nessa caminhada. Por isso adote o hábito de se consultar periodicamente com um endocrinologista de sua confiança.

Conte com a equipe multidisciplinar do Akta Liv

Se você sente que a sua saúde está em desequilíbrio e tem enfrentado um ou mais dos sintomas e desconfortos citados neste texto, procure agora mesmo atendimento especializado.

A equipe multidisciplinar do centro terapêutico AKTA Liv está pronta para te atender e prescrever os melhores tratamentos e acompanhamentos integrados para te proporcionar uma melhor qualidade de vida, em qualquer fase da sua vida. 

Clique aqui para agendar hoje mesmo a sua consulta com um de nossos endocrinologistas.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Se você precisa de acompanhamento endocrinológico

Agende já uma consulta com um dos nossos endocrinologistas