(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Perguntas sobre Endocrinologia

Endocrinologia é o estudo da medicina que se relaciona com o sistema endócrino, que é o sistema que controla os hormônios. Endocrinologistas são médicos especialistas em detectar doenças relacionadas às glândulas. Estas doenças podem ser complexas e apresentarem sintomas difícies de se detectar. Portanto consultar com um médio endocrinologista é o mais indicado para quem busca tratar de problemas hormonais.

Os endocrinologistas tratam de pessoas que sofrem de desequilíbrios hormonais, geralmente de glândulas no sistema endócrino. O objetivo geral do tratamento é restaurar o equilíbrio padrão de hormônios encontrado no corpo de um paciente.

A maior parte do trabalho realizado por um endocrinologista serve como base para pesquisas em andamento. O objetivo destas pesquisas é apresentar novas maneiras de tratar desequilíbrios hormonais, incluindo o desenvolvimento de novos medicamentos.

  • Diabetes
  • Hipertiroidismo
  • Hipotiroidismo
  • Tumores de tireóide benignos
  • Câncer de tireóide
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Distúrbios lipídicos e metabólicos
  • Glândula pituitária

 

O diabetes é uma doença que ocorre quando a glicose no sangue, também chamada de açúcar no sangue, é muito alta.

A glicose sanguínea é a principal fonte do corpo e vem de alimentos que consumimos no dia-a-dia.

A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose dos alimentos a penetrarem nas células para serem utilizadas como energia.

Alguns corpos produzem insulina insuficiente e por conta disso, a glicose permanece no sangue e não atinge as células.

Ao Longo prazo, o excesso de glicose no sangue pode causar problemas de saúde

Embora o diabetes não tenha cura, existem medidas que podem ser tomadas para gerencia-la e manter uma vida ativa e saudável.

Diabetes tipo 1
Pessoas com diabetes tipo 1 não produzem nenhuma insulina. Normalmente o sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas responsável pela produção de insulina. O diabetes tipo 1 é geralmente diagnosticado em crianças e adultos jovens, embora possa aparecer em qualquer idade. Pessoas com diabetes tipo 1 exigem cuidados mais intensivos como consumir insulina diariamente


Diabetes tipo 2
Pessoas com diabetes tipo 2 não produz ou não utiliza insulina adequadamente. Este tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer afixa etária, até mesmo durante a infância, No entanto este tipo de diabetes ocorre com mais frequência em pessoas de meia idade e mais velhas. O diabetes tipo 2 é tipo mais comum de diabetes.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional se desenvolve em algumas mulheres grávidas. Na maioria das vezes, esse tipo de diabetes desaparece após o nascimento do bebê. No entanto, se você teve diabetes gestacional, tem uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde. Às vezes, o diabetes diagnosticado durante a gravidez é na realidade o diabetes tipo 2. 


Os tipos menos comuns de diabetes incluem diabetes monogênico, que é uma forma herdada de diabetes, e diabetes relacionada à fibrose cística

× WhatsApp