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Pré treino e Pós treino – A Alimentação Faz Diferença no Resultado

Pensar no que seu corpo precisa no pré treino e pós treino é essencial tanto para uma boa performance quanto para ter bons resultados.

O pré treino e o pós treino são tão importantes quanto o treino em si, para que você obtenha resultados satisfatórios. Para toda prática de exercício físico, seja musculação, natação, corrida, futebol ou qualquer tipo de treino físico, a alimentação é algo que deve ser levado a sério para quem deseja obter bons frutos. Podemos pensar no corpo como uma máquina que precisa de reparos para desempenhar suas funções plenamente. O corpo precisa estar bem nutrido tanto no pré treino, para armazenar a energia que será utilizada no momento da atividade física, como também após o treino, quando é necessário suprir toda a energia gasta.

Como cada corpo tem um organismo e metabolismo diferentes, para chegar às quantidades ideais que o seu corpo necessita, é preciso fazer alguns cálculos nutricionais, com base no estilo de vida da pessoa e em exames que são feitos por um profissional capacitado. É por isso que ir ao nutricionista é muito importante, para que seja feito uma dieta personalizada nas suas especificidades, e baseado nesses resultados que serão estabelecidas as refeições pré treino e pós treino.

Com uma dieta esportiva feita por um nutricionista especializado nessa área da nutrição, você pode evitar problemas comuns durante o treino como câimbra, fraqueza e exaustão, com a ajuda de uma refeição equilibrada no pré treino, e ainda apresentar um bom desempenho na pratica. Além disso, os resultados tão desejados serão atingidos mais rapidamente, com uma refeição pós treino que foi pensada com base no seu gasto calórico, na quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras que seu corpo necessita e na estratégia que será usada para atingir os objetivos esperados.

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O que comer nas refeições pré treino?

É importante lembrar que, para determinar qual é o melhor alimento para comer antes do exercício, vai depender de alguns fatores como o tipo de exercício que será feito no treino, o horário em que será praticado, o tempo e a intensidade do exercício, a presença de alguma intolerância ou alergia, região em que o indivíduo vive e até gostos pessoais. A nutrição de uma pessoa deve ser pautada pelos alimentos que são cientificamente benéficos para determinado fim, mas fatores pessoais também devem ser levados em conta.

Quando se fala em alimentos que precisam fornecer energia pré treino, é impossível não falarmos dos carboidratos. Embora tenham má fama recentemente, os carboidratos são  a nossa principal fonte de energia. Isso significa que se eliminarmos os carboidratos da dieta de um atleta ou pessoas que fazem treino pesado, seu desempenho certamente será insatisfatório em qualquer tipo de prática esportiva. O que deve ser priorizado são alimentos saudáveis e in natura ou minimamente processados como frutas, pães integrais e tubérculos, que são carboidratos complexos. Evite alimentos industrializados ao máximo.

A seguir veja alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos como pré treino:

Batata doce: Esse tubérculo já tem a fama de ser um alimento fitness, pois é muito consumido por atletas e pessoas que tem o hábito de treinar. Essa fama é dada por ser um carboidrato que é absorvido lentamente, mantendo o atleta satisfeito por mais tempo.

Sucos naturais: Sucos são uma ótima alternativa pois são saudáveis (quando feitos com ingredientes in natura), e de fácil e rápido consumo. Você ainda pode fazer um mix com várias frutas e até alguns tubérculos como cenoura e beterraba, para deixa-lo ainda mais nutritivo. Evite adoçá-los com açúcar.

Açaí: O açaí também é muito usado como refeição pré treino, pois é um alimento que contém cafeína, o que ajuda no rendimento do treino. Porém é preciso tomar cuidado com a quantidade de adoçantes que estão presentes em muitos açaís industrializados.

Banana: A banana é um carboidrato que fornece uma rápida fonte de proteína e por isso é uma boa opção de pré treino para consumir minutos antes da pratica. Além de dar energia ainda previne problemas como câimbra, muito comum na prática de exercícios.

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O que comer nas refeições pós treino?

Depois de gastar energia é hora de repô-la estrategicamente, para obter uma boa resposta metabólica. Quando você treina e não se alimenta, seu corpo poderá usar a massa muscular para repor a energia gasta, o que acaba prejudicando no resultado pós treino. O consumo de proteína para recompor a massa muscular é muito utilizado nas refeições pós treino, porém, nos primeiros 30 minutos pós o treino, ocorre a atividade máxima de uma enzima chamada glicogênio sintase, sendo necessário o consumo de carboidratos nesse período também.

Os suplementos alimentares como whey protein são aliados para quem não tem tempo de sair da academia e preparar uma refeição pós treino. Porém, se você tem essa oportunidade, opte por consumir alimentos sempre in natura. Alguns exemplos de refeições para ser consumidas pós treino:

Frango: O frango é um dos queridinhos por ser uma carne magra e com uma dose proteica necessária para recompor a massa muscular pós treino.

Ovos: Os ovos são alimentos muito completos e saudáveis, se preferir coma somente as claras e reserve as gemas, que contém mais gordura, para outra preparação.

Iogurte com cereais: Essa é uma ótima opção de refeição pós treino para quem fez um treino leve e deseja só fazer um lanche.

Procure um nutricionista para fazer um cardápio de pré treino e pós treino adequados

Agora que você entendeu como a alimentação pode ser determinante para obter bons resultados nos treinos, procure um nutricionista para planejar uma estratégia nutricional. Nossa clínica conta com nutricionistas esportivos, treinados para avaliar a fisiologia do paciente através de exames como a calorimetria indireta e a bioimpedância e montar um plano alimentar adequado, incluindo pré treino e pós treino para os seus objetivos de treinamento.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Mayara Benetti

Nutricionista Clínica e Esportiva

Ana Maria Rossetti

Nutricionista Clínica e Esportiva