(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Grupo de pré adolescentes na puberdade sorrindo

Puberdade: Conheça os Primeiros Sinais

A puberdade é um período de grandes mudanças físicas, mentais e sociais. Pais e responsáveis devem conhecer os primeiros sinais e para saber quando buscar ajuda de um endocrinologista pediátrico.

A puberdade é um estágio chave na transição da infância para a idade adulta. É uma parte normal do crescimento e a experiência de cada pessoa é única. É geralmente uma fase desafiadora e confusa, pois envolve muitas mudanças físicas e psicológicas, resultantes das mudanças nos níveis hormonais típica desta transição. Na puberdade percebe-se mudanças de comportamento, crescimento, aquisição da capacidade reprodutiva, dentre outras.

Nas meninas, a idade comum para o início da puberdade é de 8 a 13 anos, quando começam a desenvolver os seios com o surgimento do broto mamário, surgem pelos nas axilas, pernas e genitália e a menarca – primeira menstruação. Nos meninos, a idade comum para o início da puberdade é um pouco mais tardia, de 9 a 14 anos e é marcada, principalmente, pelo crescimento de pelos, alteração na voz e o aumento do tamanho dos testículos.

Porém, essas alterações podem surgir precocemente, iniciando com a idade de até 6 anos. Segundo a Associação Brasileira de Pediatria, há indícios de que são cada vez mais numerosos os casos em que o início da puberdade esteja ocorrendo antes da idade considerada adequada para esse processo de amadurecimento.

Menina na puberdade deitada em seu quarto enquanto ouve musica e usa o tablet

Prevenindo a obesidade infantil na gestação

Para prevenir a obesidade infantil, a sociedade precisa passar por um processo de conscientização para adotar cuidados preventivos até mesmo antes da criança nascer, já no acompanhamento da gestante.

Sim, o risco de obesidade infantil pode começar durante a gravidez. Fazer as consultas pré-natal e ter uma dieta equilibrada e com o acompanhamento de um nutricionista garantem um controle no peso da mulher e do bebê, diminuindo as chances de uma diabetes gestacional e favorecendo que a criança nasça dentro do peso adequado.

Sintomas da puberdade

Os sintomas clássicos de puberdade nas meninas são:
  • Aparecimento do broto mamário
  • Desenvolvimento de pelos pubianos e nascimento de pelos em outras regiões do corpo
  • Espessamento dos pelos das pernas
  • Surgimento de acne
  • Crescimento acelerado
  • Mudanças da composição corporal como o acúmulo de gordura em certas áreas, como o quadril
  • Menarca (primeira menstruação)
Os sintomas clássicos de puberdade nos meninos são:
  • Desenvolvimento de pelos pubianos e nascimento de pelos outras partes do corpo (incluindo o rosto)
  • Espessamento dos pelos das pernas
  • Aumento do tamanho do pênis
  • Aumento do volume do testículo
  • Mudança da voz
  • Crescimento acelerado
  • Surgimento de acne
  • Mudanças da composição corporal como ombros e tronco mais largos
  • Aparecimento do pomo de adão
  • Ereção

As mudanças hormonais que ocorrem durante a puberdade também fazem com que a pele fique mais oleosa e propícia ao desenvolvimento de acne e, o corpo produza mais suor. Na puberdade também ocorrem alguns efeitos psicológicos decorrentes das mudanças hormonais típicas do período, como:

  • emoções intensificadas
  • mudanças bruscas de humor
  • o início dos pensamentos e desejos sexuais
  • o início de atrações sexuais e românticas
menino na puberdade espremendo espinhas em frente ao espelho

O que é puberdade precoce

A puberdade precoce ocorre nos casos em que meninas com menos de 8 anos ou meninos com menos de 9 anos apresentam sintomas da puberdade. Entretanto o que os especialistas consideram como normal no crescimento e desenvolvimento infantil varia amplamente e é influenciado por fatores genéticos, ambientais, dieta e o peso da pessoa.

Os sinais mais comuns de puberdade precoce são o aparecimento de pelos pubianos e odor corporal. Entre as meninas pode ocorrer o desenvolvimento precoce do broto mamário e entre os meninos o aumento de tamanho dos testículos.

Em alguns casos, a puberdade precoce pode sinalizar um problema genético, hormonal, nos testículos, ovários ou glândula adrenal. Portanto, ao notar sinais de puberdade precoce, faça uma consulta com o endocrinologista pediátrico para investigar as possíveis causas dos sintomas.

Se for identificado um problema, o endocrinologista pediátrico poderá recomendar tratamentos para interromper temporariamente os efeitos dos hormônios envolvidos no processo da puberdade, especialmente se o desequilíbrio hormonal puder causar problemas ósseos e estatura muito baixa.

O que é puberdade tardia

A puberdade é considerada tardia entre as meninas quando as mamas ainda não começaram a se desenvolver até os 13 anos ou que não menstruaram até os 16 anos. Nos meninos, considera-se que a puberdade é tardia quando não há aumento dos testículos até os 14 anos.

Como já dissemos anteriormente, existe uma grande variação entre o que os especialistas consideram normal em termos de crescimento e desenvolvimento infantil e diversos fatores influenciam este processo, como genéticos, ambientais, dieta e o peso da pessoa. Nutrição inadequada ou algumas doenças na infância podem atrasar o início da puberdade, assim como o treinamento físico muito intenso em uma idade precoce (como a ginástica).

Em alguns casos, a puberdade tardia pode indicar um problema de saúde, como o hipogonadismo que pode resultar de fatores genéticos, distúrbios de desenvolvimento ou um tumor no cérebro.

Quando houver suspeita de puberdade tardia, é recomendável buscar ajuda de um endocrinologista pediátrico. Um exame de sangue pode revelar problemas hormonais, assim como uma ressonância magnética ou ultrassom podem mostrar se as glândulas envolvidas no processo da puberdade estão funcionando corretamente.

Dois casais de namorados Adolescentes na puberdade

A puberdade é um processo importante na transição entre a infância e vida adulta. As alterações hormonais envolvidas neste processo são responsáveis por mudanças físicas e emocionais que precisam ser conhecidas pelos pais e responsáveis para que estes possam dar o suporte necessário à criança ou adolescente. Alguns sinais podem indicar que algo está em desequilíbrio – puberdade precoce ou tardia – e nestes casos é importante consultar um endocrinologista pediátrico para definir se há a necessidade de tratamento ou se as mudanças em curso são consideradas normais.

Se o seu filho ou filha apresenta sinais de puberdade precoce ou tardia, agende já uma consulta com a Dra. Gabriela Klink, endocrinologista pediátrica do Centro Terapêutico AKTA Liv.

Dra. Gabriela Klink

Endocrinologista Pediátrica

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp