#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Endocrinologia Pediátrica – AKTA KIDS

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência.

Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

Para isso, empregamos o conhecimento e técnicas modernas para proporcionar à criança saúde plena, lembrando que uma avaliação detalhada desta, do crescimento e do peso pode ser o melhor método preventivo de alterações na vida adulta, com as quais os pais devem se preocupar desde muito cedo.

 

O acompanhamento AKTA KIDS tem como foco as três principais alterações na infância:

 

O Programa de Endocrinologia Pediátrica- AKTA KIDS tem como foco as três principais alterações da infância: Alimentação e Peso, Crescimento e Desenvolvimento.

1) Alterações de Alimentação e Peso

A alimentação na infância tem se mostrado um desafio em muitas famílias, seja devido a dificuldade em experimentar e consumir alimentos mais saudáveis, seja por um aumento na frequência ou forma de se alimentar que pode levar a um aumento de peso, com índices crescentes de obesidade infantil.

Entender como acontece o processo de alimentação, assim como criar novas experiências e condicionamentos relacionados com o ato de comer saudável faz parte deste processo. Além de uma equipe especializada em alimentação infantil, temos uma espaço para consultas práticas e experiências em grupo para um novo condicionamento alimentar.

2) Alterações de Crescimento

O crescimento normal de uma criança está relacionado com características genéticas, produção hormonal adequada e alimentação. Muitos são os distúrbios que podem leva a uma velocidade de crescimento mais baixa, assim como fechamento de cartilagem de crescimento precoce, ambas resultado em uma menor altura final.


O acompanhamento do crescimento, levando em consideração a curva de normalidade genética baseada na altura dos pais, raio-x de idade óssea e previsão de altura final é importante para que no caso da necessidade de uma intervenção, seja feita no momento adequado para não atrapalhar o crescimento da criança.

3) Alterações de Desenvolvimento

As principais alterações de desenvolvimento estão relacionadas e puberdade precoce e alterações de desenvolvimento dos caracteres sexuais. Quando acontece o aparecimento precoce de pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento de broto mamário em idade muito precoce, é necessária uma avaliação hormonal diagnóstica, assim como algumas vezes necessidade de tratamento. 

Dra. Ana Priscila Soggia
Dra. Renata Gonçalves
× WhatsApp