(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Dermatologia-Problemas-na-Pele-do-Bebe-Blog

Problemas Na Pele Do Bebê: O Que Você Precisa Saber

Problemas na pele do bebê costumam tirar o sono das mães, assim como a maioria das questões relacionadas à saúde dos pequenos. Vamos saber quais são as características e os problemas mais comuns na pele do bebê e recém-nascidos.

Você já reparou na presença de bolinhas parecidas com espinhas na pele do bebê ou em casquinhas em alguma parte da pele de um recém-nascido? Na verdade, essas são algumas das queixas mais comuns nos consultórios de especialistas dessa área.

Principalmente pais de primeira viagem, costumam se preocupar muito com qualquer aparição diferente no seu bebê recém-nascido e tudo vira motivo para correr a emergência ou ligar para o pediatra. Alguns desses problemas de pele do recém-nascido não precisam necessariamente de um pronto atendimento, mas é sempre bom checar com um dermatologista pediátrico.

Saiba quais são os problemas mais comuns na pele do bebê e recém-nascidos e como devem ser tratados.

Diferenças entre a pele do bebê e a pele do adulto

O bebê já nasce com a mesma estrutura corporal de um adulto, entretanto, essa estrutura ainda se encontra em fase de desenvolvimento. A pele do recém-nascido já contém todas as camadas da pele de um adulto, porém, com espessuras mais frágeis em cada camada e por isso, são mais sensíveis e requerem um cuidado especial.

Ao nascer, a pele do bebê tem o pH neutro, diferente do adulto que é mais ácido. Por isso é importante que todos os produtos usados pelo recém-nascido sejam específicos para ele, pois foram feitos pensando no pH do bebê.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele é formada por 3 camadas, das quais são bem unidas e fornecem proteção ao nosso organismo.

Epiderme

Esta parte da pele que podemos tocar e observar é chamada de Epiderme, a camada mais externa. Ela é responsável por formar uma barreira protetora contra agentes externos como microrganismos e substancias nocivas, e para conter a saída de água do corpo humano, nos mantendo sempre hidratados.

Na Epiderme são encontrados os melanócitos, que são as células responsáveis pela melatonina, que da o pigmento da cor da nossa pele. É dela que se origina as unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

Derme

A Derme é a camada intermediária da pele, onde se encontram as fibras do famoso colágeno, elastina e gel coloidal, que tem a função de deixar a pele mais elástica, dão tonicidade e equilíbrio. Esta camada também é composta por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas, que tem a função de transmitir para o cérebro sensação de frio, calor, dor, cócegas e prazer.

As glândulas sebáceas e sudoríparas, embora se originam na Epiderme, ficam localizadas na Derme e produzem sebo e suor, respectivamente.

Hipoderme

A última camada da nossa pele é chamada de Hipoderme e é composta basicamente por gordura, por isso, o tamanho dela é variado de acordo com o porte físico de cada pessoa. Esta camada é responsável por dar sustentação e união a Epiderme e Derme e por manter a temperatura corporal.

AKTA-Liv-Dermatologia-Problemas-na-Pele-do-Bebe-dormindo

Problemas mais comuns na pele do bebê

A pele do recém nascido enfrenta grandes desafios desde o dia do nascimento. Podem ser modificações fisiológicas ou patológicas, algumas são passageiras, mas sempre merecem uma atenção especial.

O primeiro mês do bebê é uma fase de adaptação ao novo ambiente, que antes, habitavam no meio líquido do útero e agora, tendo que viver no ambiente seco do meio externo. Sendo assim, algumas dessas particularidades são consideradas naturais nessa fase do recém-nascido.

Acne neonatal

Essas são aquelas espinhas que são comuns de surgirem nas bochechas dos bebês. São causadas por uma obstrução dos poros em função de alguma inflamação na pele do recém-nascido.

Nunca esprema essas acnes, o ideal é lavar com sabonete neutro e água. Sempre mostre ao pediatra quando for as consultas.

Assaduras

Esta sem duvida é campeã dos problemas de pele nos bebês. É causada pelo acumulo de calor e umidade, principalmente por tempo prolongado do uso de fralda suja. Elas provocam ardência, vermelhidão e coceira, geralmente em lugares que tem dobras da pele.

O recomendado é lavar o bumbum do recém-nascido todas as vezes que fizer a troca da fralda, com água e sabonete neutro, e se possível, pelo menos 1 vez ao dia deixar a o bebê de 15 a 30 minutos sem fralda, sob o sol.

Dermatite seborreica

Também é bastante comum o surgimento de pequenas casquinhas no coro cabeludo ou na própria pele do recém-nascido. Podem ser causados pelo contato da placenta, na hora do parto.

Podem ser usados óleos naturais no banho para axilar na remoção, mas sempre consulte seu pediatra.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é caracterizada pela pele seca, coceira, vermelhidão e podem causar erupções que são provocadas por uma reação alérgica.

O ideal é mostrar qualquer problema na pele do bebê ou recém nascido ao dermatologista pediátrico para que ele possa avaliar a região atingida e dependendo da idade do bebê, além dos banhos com sabonete neutro, podem ser receitados cremes hidratantes e uma dieta pobre em gordura, açúcar e conservantes.

Roupas e produtos específicos para pele do bebê e recém-nascidos

É muito importante que todo o enxoval do bebê seja esterilizado e lavado com sabão específico para o uso de recém-nascidos. Nunca vista seu bebê com uma roupinha que não foi lavada após a compra. Além disso, produtos como sabonetes, perfumes, pomadas, talcos e lencinhos

Se o seu bebê tem a pele sensível e propensa ao desenvolvimento de assaduras, ou se ele sofre com algum problema dermatológico, agende já uma consulta com a Dra. Marina Lino, Dermatologista do Centro Integrado AKTA Liv.

Dra. Marina Lino

Dermatologia

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook