(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Mulher na perimenopausa usando balança de bioimpedância

Composição Corporal – Entenda A Mudança de Peso na Perimenopausa

Chegou nos 40 e sentiu alguma mudança na sua composição corporal? É muito comum que mulheres em perimenopausa, período que antecede a menopausa, tenham essa experiência. Leia o nosso blog para saber mais sobre as mudanças causadas no corpo da mulher durante a perimenopausa.

A composição corporal muda durante a perimenopausa e isso é um fato, mas muitas mulheres nem sabem o que é a perimenopausa e não sabem o que esperar. Por isso preparamos esse blog para falar sobre as mudanças físicas e psicológicas que antecedem o fim do ciclo reprodutivo feminino.

A perimenopausa é o período que antecede a menopausa e a principal reclamação nos consultórios é quase que unânime: aumento de gordura na região abdominal. A insatisfação com a composição corporal após os 40 é grande, assim como a dificuldade de mudar essa situação. Mas não precisa ser assim.

Após os 40 a mulher está em transição para a menopausa e, quando desconhece essas mudanças, se frustra porque seu corpo não responde como há 20 anos. Entretanto, as mudanças da perimenopausa não se resumem à composição corporal. Nessa fase a mulher passa por mudanças hormonais que têm consequências importantes para a saúde.

O que é a perimenopausa?

A perimenopausa é o nome dado ao período de transição para a menopausa. Nesse momento, o corpo feminino dá indícios de que a vida reprodutiva se encaminha para o fim. Muito confundida com a menopausa, a perimenopausa ou climatério é comumente ignorada, trazendo riscos para a saúde da mulher. A menopausa acontece por volta dos 45 anos e a perimenopausa começa cerca de 8 anos antes; ali perto dos 37. É claro que cada corpo tem o seu tempo, mas na teoria, essa é a média.

Os sintomas da perimenopausa são diversos. Irritabilidade, perda de libido, calor excessivo, e o campeão de reclamações: ganho de peso. Essa costuma ser uma fase crítica para a mulher pois afeta diretamente a relação com o espelho, companheiro íntimo da vida feminina.  Nesse momento, tudo se intensifica. Os hormônios desregulados ou até em ausência transformam a composição corporal e a mulher começa a se queixar ainda mais.

Com toda a atenção voltada para o ganho de peso e acúmulo de gordura abdominal, outros sintomas são ignorados. Nessa fase, aumentam os riscos de doenças metabólicas, cria-se a resistência insulínica, o colesterol, a glicemia e a pressão arterial ficam elevados.

O incômodo com a gordura localizada é válido, mas não deve ser a única preocupação. Estamos falando sobre a sua saúde! Dados do IBGE mostram que quase 30% da população feminina brasileira está passando pela perimenopausa ou menopausa. Será que todas essas mulheres estão vivendo esse período de transição de maneira saudável?

AKTA Liv - Composição corporal - Mulher com acúmulo de gordura abdominal medindo a circunferência abdominal

Como lidar com a mudança na composição corporal?

O primeiro e mais importante conselho nesse momento: respeite o processo. Nenhuma mudança é fácil. Antes de fazer um corte radical no cabelo ou escolher uma nova cor, lembra de ter sido algo decidido de imediato? Provavelmente não. Você precisou se acostumar com a ideia, se convencer da cor e aceitar o processo de mudança. Por que quando tratamos de alterações hormonais que estão fora do seu controle, a transição precisa ser mais difícil? Aceite que essa mudança é natural do corpo humano e que todas as mulheres irão passar por isso. Se acolha e respeite a mudança.

Estude sobre o assunto! Quanto mais você entender a perimenopausa, mais preparada estará para viver isso, concorda? Quando somos pegas de surpresa, a tendência é não saber reagir, então não reaja! Não espere a idade chegar para se inteirar sobre o tema. O nosso blog é repleto de informações sobre os seus hormônios e metabolismo e que podem te ajudar.

Acima de tudo, aceite o novo ciclo. A vida é feita de ciclos e a mulher é especialista em vivenciá-los. Desde a adolescência precisamos lidar com alterações hormonais significativas e tiramos de letra! A menarca que marca o início da vida reprodutiva, a menstruação durante vários anos, a perimenopausa e tantas outras fases precisam ser aceitas para que o momento seja mais leve.

O corpo muda e você não produz mais alguns hormônios, aceitar a nova fase e se informar sobre a melhor forma de viver bem nesse período é o melhor que você pode fazer por você mesma!

AKTA Liv - Composição corporal - Mulher em perimenopausa sorrindo feliz

Preciso de ajuda com a minha composição corporal. Quem pode me auxiliar nessa transição?

Um dos seus principais aliados nessa fase é o endocrinologista. Por ser especialista em questões hormonais e metabolismo, esse profissional sabe mais do que ninguém o que deve ser feito nesse momento. Ter um profissional capacitado ao seu lado nesse momento, transformará sua experiência e nossa clínica conta com uma equipe altamente qualificada para te ajudar nesse processo.

Além das questões hormonais, para melhorar a sua composição corporal durante a perimenopausa, você deve contar com o apoio de outros profissionais que darão o suporte necessário para a manutenção da boa saúde desse momento em diante. Além do nosso time de endocrinologistas e metabologistas, o Centro Terapêutico AKTA Liv conta ainda com uma equipe multidisciplinar capaz de te auxiliar em todo o processo de reequilíbrio hormonal, composição corporal e emagrecimento. Agende já sua consulta!

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia os outros posts do nosso blog.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Dra. Ana Priscila Soggia

Endocrinologista e Metabologista