Chegou nos 40 e sentiu alguma mudança na sua composição corporal? É muito comum que mulheres em perimenopausa, período que antecede a menopausa, tenham essa experiência. Leia o nosso blog para saber mais sobre as mudanças causadas no corpo da mulher durante a perimenopausa.
A composição corporal muda durante a perimenopausa e isso é um fato, mas muitas mulheres nem sabem o que é a perimenopausa e não sabem o que esperar. Por isso preparamos esse blog para falar sobre as mudanças físicas e psicológicas que antecedem o fim do ciclo reprodutivo feminino.
A perimenopausa é o período que antecede a menopausa e a principal reclamação nos consultórios é quase que unânime: aumento de gordura na região abdominal. A insatisfação com a composição corporal após os 40 é grande, assim como a dificuldade de mudar essa situação. Mas não precisa ser assim.
Após os 40 a mulher está em transição para a menopausa e, quando desconhece essas mudanças, se frustra porque seu corpo não responde como há 20 anos. Entretanto, as mudanças da perimenopausa não se resumem à composição corporal. Nessa fase a mulher passa por mudanças hormonais que têm consequências importantes para a saúde.
O que é a perimenopausa?
A perimenopausa é o nome dado ao período de transição para a menopausa. Nesse momento, o corpo feminino dá indícios de que a vida reprodutiva se encaminha para o fim. Muito confundida com a menopausa, a perimenopausa ou climatério é comumente ignorada, trazendo riscos para a saúde da mulher. A menopausa acontece por volta dos 45 anos e a perimenopausa começa cerca de 8 anos antes; ali perto dos 37. É claro que cada corpo tem o seu tempo, mas na teoria, essa é a média.
Os sintomas da perimenopausa são diversos. Irritabilidade, perda de libido, calor excessivo, e o campeão de reclamações: ganho de peso. Essa costuma ser uma fase crítica para a mulher pois afeta diretamente a relação com o espelho, companheiro íntimo da vida feminina. Nesse momento, tudo se intensifica. Os hormônios desregulados ou até em ausência transformam a composição corporal e a mulher começa a se queixar ainda mais.
Com toda a atenção voltada para o ganho de peso e acúmulo de gordura abdominal, outros sintomas são ignorados. Nessa fase, aumentam os riscos de doenças metabólicas, cria-se a resistência insulínica, o colesterol, a glicemia e a pressão arterial ficam elevados.
O incômodo com a gordura localizada é válido, mas não deve ser a única preocupação. Estamos falando sobre a sua saúde! Dados do IBGE mostram que quase 30% da população feminina brasileira está passando pela perimenopausa ou menopausa. Será que todas essas mulheres estão vivendo esse período de transição de maneira saudável?

Como lidar com a mudança na composição corporal?
O primeiro e mais importante conselho nesse momento: respeite o processo. Nenhuma mudança é fácil. Antes de fazer um corte radical no cabelo ou escolher uma nova cor, lembra de ter sido algo decidido de imediato? Provavelmente não. Você precisou se acostumar com a ideia, se convencer da cor e aceitar o processo de mudança. Por que quando tratamos de alterações hormonais que estão fora do seu controle, a transição precisa ser mais difícil? Aceite que essa mudança é natural do corpo humano e que todas as mulheres irão passar por isso. Se acolha e respeite a mudança.
Estude sobre o assunto! Quanto mais você entender a perimenopausa, mais preparada estará para viver isso, concorda? Quando somos pegas de surpresa, a tendência é não saber reagir, então não reaja! Não espere a idade chegar para se inteirar sobre o tema. O nosso blog é repleto de informações sobre os seus hormônios e metabolismo e que podem te ajudar.
Acima de tudo, aceite o novo ciclo. A vida é feita de ciclos e a mulher é especialista em vivenciá-los. Desde a adolescência precisamos lidar com alterações hormonais significativas e tiramos de letra! A menarca que marca o início da vida reprodutiva, a menstruação durante vários anos, a perimenopausa e tantas outras fases precisam ser aceitas para que o momento seja mais leve.
O corpo muda e você não produz mais alguns hormônios, aceitar a nova fase e se informar sobre a melhor forma de viver bem nesse período é o melhor que você pode fazer por você mesma!

Preciso de ajuda com a minha composição corporal. Quem pode me auxiliar nessa transição?
Um dos seus principais aliados nessa fase é o endocrinologista. Por ser especialista em questões hormonais e metabolismo, esse profissional sabe mais do que ninguém o que deve ser feito nesse momento. Ter um profissional capacitado ao seu lado nesse momento, transformará sua experiência e nossa clínica conta com uma equipe altamente qualificada para te ajudar nesse processo.
Além das questões hormonais, para melhorar a sua composição corporal durante a perimenopausa, você deve contar com o apoio de outros profissionais que darão o suporte necessário para a manutenção da boa saúde desse momento em diante. Além do nosso time de endocrinologistas e metabologistas, o Centro Terapêutico AKTA Liv conta ainda com uma equipe multidisciplinar capaz de te auxiliar em todo o processo de reequilíbrio hormonal, composição corporal e emagrecimento. Agende já sua consulta!
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia os outros posts do nosso blog.