(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA LIV -- Entenda o que faz o médico endocrinologista

Médico Endocrinologista – O Que Este Profissional Pode Fazer Pela Sua Saúde?

Hoje vamos falar sobre o médico endocrinologista e o que ele pode fazer pela sua saúde!

Como já vimos antes aqui no blog, a endocrinologia é o ramo da medicina que lida com o sistema endócrino, formado por glândulas que secretam hormônios, suas funções e doenças associadas.

O médico endocrinologista é o profissional que cuida de pacientes que apresentam transtornos das glândulas endócrinas a partir do diagnóstico e tratamento dos problemas associados às glândulas endócrinas.

As principais glândulas do sistema endócrino são:

  • Hipotálamo
  • Hipófise
  • Glândula tireoide
  • Glândulas paratireoides
  • Células ilhotas do pâncreas
  • Glândulas adrenais
  • Testículos em homens e ovários na mulher

É importante ressaltar ressaltar que:

Nem todos os órgãos que secretam hormônios ou substâncias semelhantes a hormônios fazem parte do sistema endócrino. Por exemplo, os rins produzem o hormônio renina com o objetivo de ajudar a controlar a pressão arterial e o hormônio eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Além disso, o aparelho digestivo produz uma série de hormônios que controlam a digestão, afetam a secreção de insulina pelo pâncreas e alteram comportamentos, tais como os associados à fome. A gordura (tecido adiposo) também produz hormônios que regulam o metabolismo (a maneira pela qual o organismo usa os alimentos para controlar os processos químicos do corpo) e o apetite.

O médico endocrinologista precisa ser formado primeiramente em medicina e fazer dois anos de residência nesta especialidade, ou ter cinco anos de trabalho comprovado. O médico endocrinologista precisa ainda ser aprovado em concurso para receber o título de especialista promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Akta Liv - endocrinologia e emagrecimento - endocrinologia para atletas - endocrinologia esportiva - sistema endócrino

O médico endocrinologista pode trabalhar em postos de saúde e hospitais, clínicas, maternidades, asilos, institutos de pesquisa, universidades, dentre outros.

Como o sistema endócrino produz tipos diversos de hormônios, o médico endocrinologista pode se especializar em diferentes áreas de atuação, tendo em vista que as alterações hormonais podem provocar uma gama de doenças como desordens da glândula hipófise, diabetes, distúrbios da menstruação, doenças da tireoide, e obesidade dentre outros.

As principais especializações do endocrinologista são:

  • Andropausa
  • Colesterol e Triglicerídeos
  • Crescimento
  • Diabetes
  • Doenças da Glândula Suprarrenal
  • Doenças da Hipófise
  • Excesso de Pelos
  • Obesidade
  • Osteoporose
  • Reposição Hormonal da Menopausa
  • Tireoide

Endocrinologia para Emagrecimento

O médico Endocrinologista é o profissional mais indicado para cuidar de pacientes que apresentam um quadro de diabetes, disfunções da glândula tireoide, distúrbios da menstruação e obesidade.

A grande parte dos casos de obesidade está relacionada a questões comportamentais que envolvem má alimentação e/ou o sedentarismo. Mas há ainda casos em que o paciente apresenta distúrbios hormonais que impedem a perda de peso. Desta forma, o médico endocrinologista é o profissional mais capacitado para investigar o quadro de obesidade e diagnosticar a causa do problema, além de determinar o melhor curso de ação para garantir não apenas a perda de peso, mas também o bem estar e a qualidade de vida do paciente.

O endocrinologista prescreverá exames bioquímicos e complementares para identificar se o paciente possui problemas hormonais que o impedem de perder peso, podendo assim diagnosticar doenças que acompanham quadros de obesidade, como diabetes, pressão alta e colesterol alto. O endcrinologista também poderá prescrever remédios redutores de apetite ou reguladores hormonais caso julgue necessário a partir do diagnóstico.

Endocrinologia Integrada para Tratamento da Obesidade

No Centro Integrado AKTA Liv desenvolvemos um método multidisciplinar próprio para promover o emagrecimento sustentável dos nossos pacientes. A metodologia de emagrecimento AKTA LIV se baseia no cuidado de 3 pilares: Metabolismo, Alimentação e Comportamento. O objetivo dos cuidados com estes pilares é promover a motivação e o suporte necessários para que o paciente consiga perder peso,  assim como as mudanças e a conscientização para a manutenção dos resultados conquistados ao longo do tratamento.

Além dos exames recomendados pelo endocrinologista, na AKTA LIV o paciente também terá acompanhamento com outros profissionais da nossa equipe multidisciplinar, como o nutricionista e o psicólogo. O nutricionista será responsável por elaborar um cardápio balanceado e personalizado para guiar o paciente no seu processo de reeducação alimentar de forma a que ele possa atingir os seus objetivos de saúde, perda de peso, bem estar e qualidade de vida com base nos dados descobertos durante a consulta e através dos exames clínicos e laboratoriais.

***

Na AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

 

× WhatsApp