(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - dor lombar

Dor Lombar – Principais Sintomas e Como cuidar

A dor lombar é tão predominante nos dias de hoje que pode ser considerada uma experiência humana praticamente universal – quase todo mundo vai sentir dor lombar em algum momento da vida adulta.

A parte inferior das costas, que começa logo abaixo da caixa torácica, é chamada de região lombar. A dor lombar pode ser intensa mas, felizmente, geralmente melhora sozinha. Quando isso não acontece existem tratamentos fisioterápicos muito eficazes.

Sintomas de dor lombar

Os sintomas de dor lombar variam de uma dor surda até uma sensação de pontada. A dor lombar pode dificultar os movimentos ou que a pessoa mantenha a postura ereta. A dor aguda nas costas surge repentinamente, geralmente após uma lesão causada por esportes ou levantamento de peso. Uma dor que dura mais de três meses é considerada crônica.

Possíveis causas da dor lombar

Seu trabalho

Se o seu trabalho envolve levantar ou puxar coisas pesadas, ou ainda qualquer movimento que provoque torções na coluna, isso pode contribuir para a dor nas costas ou lombalgia ocupacional. No entanto, pessoas sedentárias que trabalham o dia todo sentadas também têm riscos de sofrerem com dores na coluna, especialmente se a cadeira de trabalho for desconfortável ou se a pessoa senta sem se preocupar com a postura.

 

Sua bolsa

Embora você possa usar sua bolsa, mochila ou pasta sobre o ombro, é a parte inferior das costas que sustenta a parte superior do corpo – incluindo qualquer peso adicional que você carregue. Portanto, bolsas pesadas podem causar estresse na lombar, especialmente se carregadas diariamente. Se você precisar carregar muitos objetos para a escola ou trabalho, considere usar uma pasta ou mala com rodas.

Seu treino

Exagerar nos exercícios na academia ou praticando esportes é uma das causas mais comuns de distensão muscular, causando dor lombar. A pessoa fica ainda mais vulnerável se tende a ficar inativo durante a semana de trabalho e passar horas na academia ou no campo/quadra no fim de semana.

 

Sua postura

Lembra quando você era criança e sua mãe dizia: “endireita a coluna”! Pois bem … ela estava certa! Suas costas suportam melhor o seu peso quando você não está curvado e mantém a postura neutra. Isso significa sentar-se com um bom apoio para a região lombar, ombros para trás e os pés apoiados em um banquinho baixo. Quando estiver em pé, mantenha o peso uniformemente equilibrado em ambos os pés.

Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - hernia de disco

Hérnia de disco

As vértebras da coluna são acolchoadas por discos semelhantes a um gel e que são naturalmente propensos a se desgastarem com o envelhecimento ou por lesões. Um disco enfraquecido pode se romper ou inchar, pressionando as raízes dos nervos espinhais. Isso é conhecido como hérnia de disco e pode causar dor intensa.

 

Condições crônicas de saúde

Várias condições crônicas podem causar dor lombar. A estenose espinhal é um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, que pode exercer pressão sobre os nervos espinhais. A espondilite se refere à dor crônica nas costas e rigidez devido à inflamação severa das articulações da coluna vertebral. A fibromialgia causa dores musculares generalizadas, incluindo dores nas costas.

Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - hernia de disco

Quem corre o risco de ter dor lombar?

A maioria das pessoas vai sentir algum tipo de dor nas costas pela primeira quando está na casa dos 30 anos. As chances de que as dores surjam com mais frequência aumentam com a idade. Outros motivos pelos quais você pode sentir dor lombar sua região lombar incluem:

  • Estar acima do peso
  • Ser sedentário
  • Levantar/ carregar coisas pesadas no trabalho

Diagnosticando dor lombar

Para ajudar seu médico a diagnosticar a origem da dor lombar, seja específico ao descrever o tipo de dor, quando ela começou, os sintomas relacionados e qualquer histórico de doenças crônicas. Seu médico provavelmente não precisará solicitar raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética antes de iniciar o tratamento.

Cuidando da dor lombar em casa

A dor nas costas devido à tensão muscular geralmente melhora por conta própria, mas caso a dor seja recorrente ou persistente, o acompanhamento e tratamento por profissional da área da saúde é recomendado para evitar que o problema piore ou se torne crônico.

Em casa, você pode tomar medidas para se sentir mais confortável, como aplicar compressas quentes na região para gerar um alívio temporário da dor.

Fisioterapia para dor lombar

Se a dor lombar está incomodando muito e o deixou inativo por algum tempo, um programa de reabilitação pode ajudá-lo a fortalecer seus músculos e retomar as suas atividades diárias. Um fisioterapeuta pode guiá-lo por meio de alongamentos, exercícios de força e cardio de baixo impacto que o ajudarão a ficar em forma sem forçar as costas, melhorando seu condicionamento e evitando o reaparecimento das dores.

Sintomas que requerem atenção urgente

A dor nas costas que surge após uma queda ou lesão deve ser examinada por um profissional de saúde. Outros sinais de alerta para dor lombar incluem a perda de controle do intestino ou da bexiga, dormência na região da virilha, fraqueza nas pernas, febre e dor ao tossir ou urinar. Se você tiver algum desses sintomas associados à sua dor nas costas, entre em contato com seu médico.

Também contate seu médico imediatamente se você tiver dor nas costas e algum destes: uma história de câncer, perda de peso não intencional, uso de esteroides por longo prazo, sistema imunológico fraco, histórico de uso de drogas intravenosas ou sua dor piorar com o repouso .

No Centro Terapêutico AKTA Liv nós contamos com a atuação do fisioterapeuta Guilherme Abreu (@ft.guilhermeabreu) que demonstrou no nosso Instagram dois exercícios que ajudam a evitar a dor na coluna lombar e fortalecer os músculos nessa região.

Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - lombalgia

Os exercícios que demonstramos, além de outros, trabalham o fortalecimento de importantes grupos musculares na prevenção de dores na lombar.

Um planejamento personalizado com exercícios de fortalecimento, mobilidade e alongamentos é o melhor remédio para dores na coluna.

Entre em contato conosco para marcar uma consulta com o nosso fisioterapeuta!

***

Na AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

× WhatsApp