(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA Liv - endocrinologista vila mariana - endocrinologia e metabologia - obesidade - dieta - emagrecimento sustentavel

Perder peso rápido é importante?

Vamos entender mais sobre como planejar a perda de peso, e se a velocidade de perda de peso impacta ou não no resultado imediato e a longo prazo. Portanto é melhor perder peso rápido ou devagar?

Esta é uma dúvida muito frequente dos nossos pacientes aqui no Centro Integrado AKTA Liv, uma clínica moderna, projetada para trazer o máximo de conforto e aconchego para melhor atender os nossos pacientes que buscam atendimento endocrinológico, nutricional, ginecológico, psicológico e fisioterápico, proporcionando a eles um acompanhamento humano e pessoal durante todo o seu tratamento.

Muitas pessoas acreditam que perder o peso muito rapidamente pode aumentar o risco de reganho no longo prazo. Mas será que isto é verdade?

Antigamente nós costumávamos planejar o tratamento para perda de peso a partir de pequenas mudanças que acabavam levando a uma pequena perda de peso inicial, pensando num planejamento a longo prazo. Um exemplo disso é o planejamento da perda de 1 kg por mês, com uma perda total de 12 kg ao final de um ano. Embora este tipo de planejamento tenha sido praticado por muito tempo pela medicina, na nossa experiência clínica no consultório constatamos que raramente o paciente alcança esta perda de 12 kg ao final de um ano.

Vamos entender o porquê deste cenário. Alguns motivos podem ser facilmente explicáveis.

AKTA Liv - endocrinologista vila mariana - endocrinologia e metabologia - obesidade - dieta - emagrecimento sustentavel - dieta nao da certo

Vamos entender o porquê deste cenário. Alguns motivos podem ser facilmente explicáveis.

O primeiro é que o nosso metabolismo (gasto energético) diminui com a nossa perda de peso. Então inicialmente o paciente consegue perder um quilo mas, nos meses posteriores, esta velocidade de perda de peso diminui, a não ser que a proposta de tratamento seja modificada ao longo do tempo e acompanhando a perda de peso.  

O segundo motivo é que o paciente pode experimentar um aumento da fome com a perda de peso. Assim, muitas vezes após a perda de peso nos primeiros 3 ou 4 meses, existe um aumento da fome e da procura por alimentos.

Outro motivo que existe é a questão da compensação. Como na dieta o paciente deixa de comer doces e reduz alimentos calóricos, existe a chance de que ele acabe compensando com o aumento da porção dos alimentos permitidos na dieta. Mesmo que a alimentação seja composta apenas por alimentos saudáveis, dependendo da quantidade ingerida, a ingestão calórica diária pode ficar bem elevada em relação ao planejado.

Outro motivo é a aderência ao tratamento. Os estudos mostram que geralmente 15 dias após  o começo da dieta, mais de 90% dos pacientes ainda estão seguindo as orientações médicas do seu plano de tratamento. Entretanto, após seis meses, este número cai para apenas 30% de pacientes que continuam seguindo as orientações médicas. E, ao final de um ano do início do tratamento, menos de 10% dos pacientes continuam seguindo as orientações e o planejamento médicos. Isto ocorre porque os pacientes relatam dificuldade em manter uma dieta mais  restritiva e que é muito diferente daquilo que ele costumava comer antes de iniciar o tratamento.

Desta forma, planejamentos de emagrecimento a longo prazo devem ser cuidadosamente avaliados pois muitas vezes os resultados planejados não serão alcançados por um ou pela combinação dos motivos que foram apresentados aqui! O melhor é planejar a perda de peso de forma sustentada para evitar o reganho do peso!

Por que o método de Emagrecimento AKTA Liv é eficaz

A clínica AKTA Liv criou um programa de cuidados integrados para garantir melhores taxas de sucesso dos pacientes que tem o objetivo de emagrecer. Este é um programa de emagrecimento consciente, baseado em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia e que tem como proposta não apenas orientar o paciente em relação ao seu tratamento, mas também reeducar os pacientes a encontrar o equilíbrio entre a alimentação e um estilo de vida saudável que inclua a prática de atividades físicas.

Na AKTA Liv entendemos que para que o tratamento de transtornos alimentares e doenças relacionadas requer que o paciente faça alterações significativas de comportamento e estilo de vida e, por isto, os tratamentos que oferecemos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Na busca pelo sucesso no tratamento para emagrecimento, a avaliação individual do metabolismo e comportamento do paciente são fundamentais para alcançar resultados de longo prazo, que é o que almejamos.

***

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

× WhatsApp