#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Diabetes e Cuidados com o Coração

Olá! Sejam bem vindos ao nosso blog AKTA Liv! Aqui falamos de assuntos diversos mas com foco no emagrecimento com saúde!

O Centro Terapêutico Akta Liv é uma clínica de endocrinologia e emagrecimento localizada na Vila Marina, em São Paulo. O nome AKTA Liv significa cuidados pela vida e foi com isto em mente que desenvolvemos um programa próprio para amparar os nossos pacientes no seu processo de perda de peso.

programa de emagrecimento consciente AKTA Liv é baseado em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia e baseia-se em três pilares fundamentais – alimentação, metabolismo e comportamento.

Portanto, aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv temos como proposta orientar e reeducar os nossos pacientes a encontrar novamente esse equilíbrio alimentar e de atividade física, de forma saudável e sustentável.

Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que conta com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta, esteticista e consultora de imagem pessoal. É por entender que cada paciente tem a sua individualidade que oferecemos propostas personalizadas de tratamento.

A avaliação individual do metabolismo e comportamento são fundamentais para alcançar resultados de longo prazo no tratamento do excesso de peso. Da mesma forma, entendemos que facilitar o acesso dos nossos pacientes a exames complementares de forma integrada e no mesmo local é fundamental para que este resultado seja alcançado.

Uma questão muito importante no tratamento da obesidade é a que trata dos hábitos pessoais que podem levar ao ganho de peso. Em geral, pessoas que vivem em grandes cidades tem maior dificuldade em estabelecer rotinas consistentes de autocuidado e, muitas vezes, elas se esquecem de olhar para si mesmas, o que pode acarretar no desenvolvimento de hábitos alimentares irregulares ou diminuição da quantidade de atividade física praticada.

Um estilo de vida desequilibrado pode acarretar no desenvolvimento da obesidade e de diversas outras comorbidades, como a pressão alta e a diabetes, dentre outros. Abaixo trazemos um vídeo do nosso arquivo onde a nossa equipe aborda os cuidados importantes com o coração para pacientes que tem diabetes.

Te convidamos a assistir abaixo e a ler a transcrição adaptada logo abaixo do vídeo pra não perder nenhum detalhe!

Início da Transcrição Adaptada:

Dra. Ana Priscila Soggia – Olá, meu nome é Ana e eu sou médica endocrinologista no Centro Terapêutico AKTA Liv.

Dra. Ana Maria Rossetti – Eu sou a Ana Maria, nutricionista.

Dra. Luana Casari – Eu sou Luana, também endocrinologista aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv.

Dra. Ana Priscila Soggia – Hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre diabetes e coração. Há algumas semana atrás nós tivemos o Endo Debate, um congresso muito legal aqui em São Paulo onde foi muito discutida a importância dos cuidados com o coração das pessoas com diabetes, bem como novas medicações que podem auxiliar a diminuir esse risco.

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv nós damos muita importância para isso, não é Luana?

Dra. Luana Casari – Com certeza. A principal causa de morte dos pacientes diabéticos é por doença cardíaca. Assim, ao tratar o coração do paciente diabético, querendo ou não, é prevenir o aparecimento de doenças cardíacas. Não é mesmo Ana Maria?

Dra. Ana Maria Rossetti – Certamente. Podemos dizer que na parte da alimentação, uma dieta que vem sendo muito utilizada pra esta condição é a Dieta do Mediterrâneo. Na Dieta do Mediterrâneo são utilizadas muitas carnes magras, peixes, sementes oleaginosas, ao mesmo tempo em que se consome pouco carboidrato de alto índice glicêmico.

dieta do mediterraneo

Dra. Ana Priscila Soggia – Algo muito interessante que a gente viu no congresso foi que as doenças do coração estão muito relacionadas ao sexo masculino.  Então todo homem tem o seu cardiologista e cuida do seu coração. Já as mulheres não são comumente relacionadas às doenças cardíacas. Entretanto, as estatísticas mostram que as mulheres tem infartos muito mais graves e morrem muito mais de infarto do que os homens.

Dra. Luana Casari – Mais grave ainda quando a mulher tem diabetes. Os estudos também mostram isso! A mulher tem uma proteção contra doenças cardio-vasculares até o climatério (menopausa) e, após a menopausa, começa a ter um aumento da ocorrência de infartos em mulheres e, no caso das mulheres diabéticas, a prevalência é até maior do que nos homens diabéticos. Mas, além das medicações, a dieta também pode ser um importante aliado para essas pacientes.

Dra. Ana Priscila Soggia – A dieta vai ajudar tanto na diabetes quanto no colesterol, né Ana?

Dra. Ana Maria Rossetti – Com certeza. A mulher ela tem uma preocupação maior com a alimentação mas, depois da menopausa, ela começa a perceber que é mais difícil perder peso. Então esse não pode ser impeditivo para mulher que tem diabetes.

A gente sempre bate na tecla de que tem que fazer dieta, tem que fazer uma alimentação adequada. E esta dieta com maior consumo de carnes magras e gorduras boas (como a dos peixes e nozes), com um menor consumo de é muito benéfica nestes casos.

mulher mais velha infarto

Dra. Luana Casari – E os pacientes sempre perguntam se pode beber vinho tinto!

Dra. Ana Maria Rossetti – Se o médico permitir e, dependendo da medicação que ela toma, ela pode beber vinho tinto sim!

Dra. Ana Priscila Soggia – Uma questão muito importante é que o comportamento da mulher na fase da menopausa também muda. As mudanças hormonais que acontecem nesta fase podem levar a mulher a querer comer mais doces, alimentos mais calóricos, do que antes. Então o acompanhamento com um nutricionista é importante para que a mulher supra esta necessidade de alimentos doces e calóricos de forma a que não leve a um ganho de peso.

Dra. Ana Maria Rossetti – E é importante também manter a motivação. Às vezes quando a gente vê o resultado com a dieta, a mulher fica mais bem disposta, se sente mais bonita e tudo isto contribui para que ela tenha um bom tratamento.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre diabetes e os cuidados importantes com o coração, principalmente para as mulheres!

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

O Centro Terapêutico AKTA Liv trabalha primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura numa proposta inovadora de Endocrinologia Integrada.

Todos os tratamentos oferecidos no Centro Terapêutico AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que podemos te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

O Centro Terapêutico AKTA Liv encontra-se convenientemente localizado na Vila Mariana. Contamos com uma equipe multidisciplinar para oferecer aos nossos pacientes as melhores condições para que seu tratamento de emagrecimento tenha melhores chances de sucesso.

× WhatsApp