(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
cortisol-alto-engorda

Cortisol alto engorda?

O cortisol alto é um grande vilão para a nossa saúde. Irritabilidade, insônia e aumento da pressão arterial são alguns dos sintomas causados pelo excesso do hormônio no sangue, que pode desencadear também o aumento de peso. Fique conosco e saiba mais sobre esse problema que se tornou tão comum nos dias de hoje.

O cortisol alto é um indicativo de que algo no seu corpo não vai bem. Ele representa um desequilíbrio hormonal que causa diversos sintomas nocivos para a saúde e bem-estar de uma pessoa.

Cortisol – popularmente conhecido como hormônio do estresse – é o nome dado para um hormônio que é produzido pelas glândulas suprarrenais (localizadas acima dos rins) que compõem o sistema endócrino de uma pessoa. Sua principal função é a de auxiliar o organismo no controle de estresse, no funcionamento do sistema autoimune e a manter os níveis de açúcar no sangue.

Apesar do cortisol ser benéfico para o bom funcionamento do organismo, o cortisol alto, por estar em excesso no corpo, pode provocar sintomas variados e seu diagnóstico requer a realização de exames indicados por um endocrinologista. Essa avaliação é essencial, pois o cortisol alto pode ser um indicativo de estresse crônico, sono irregular, disfunção das glândulas adrenais e, em casos extremos, até da presença de um tumor cerebral. 

Cortisol alto engorda?

Ansiedade e irritabilidade, fraqueza muscular, déficit cognitivo, falta de controle emocional, depressão, insônia, cefaléia e aumento da pressão arterial são os principais sintomas causados pelo cortisol alto. Mas uma das perguntas mais associadas a esse problema é se o cortisol alto engorda. E a resposta é sim – o colesterol alto pode levar ao ganho de peso.

Cada um desses sintomas afeta a saúde de uma forma, podendo desencadear o aparecimento de doenças, a exemplo: o aumento da pressão arterial pode levar uma pessoa a sofrer um infarto. O ganho de peso pode ter consequências como diabetes, pressão alta e colesterol alto. Daí a importância de equilibrar o seu cortisol.

E quais são os sintomas do cortisol baixo? Fadiga, fraqueza, depressão e desejo por doces. Você notou que alguns dos sintomas se repetem quando o nível de cortisol é alto e quando é baixo? Por isso é essencial ter o acompanhamento de um Endocrinologista, que solicitará exames para determinar se o cortisol está alto ou baixo.

Independente se o seu problema é o cortisol alto ou baixo, o equilíbrio é a chave.

Se você é mulher e está grávida, não se preocupe: os níveis de cortisol alto são comuns durante a gravidez, especialmente nas últimas semanas de gestação. Isso ocorre porque a placenta produz um hormônio conhecido como CRH, que estimula a síntese de cortisol. Ainda assim, é imprescindível você ser acompanhada por um endocrinologista para que o nível de cortisol seja analisado por um especialista, evitando quaisquer complicações após o final da gestação.

Como equilibrar o cortisol

Para aumentar ou diminuir os níveis de cortisol é preciso adotar novos hábitos em sua rotina. Grande parte da produção de cortisol no organismo está ligada às questões emocionais do paciente, por isso, esses hábitos estão relacionados a tudo aquilo que pode te auxiliar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Algumas das principais medidas a serem tomadas são: manter uma rotina de alimentação e de hidratação adequadas, praticar atividade física regularmente, ter boas noites de sono e cultivar atividades na rotina que te tragam prazer, pois vão auxiliar a aliviar o estresse da rotina. Alguns dos alimentos que controlam o estresse e o açúcar no sangue são: inhame, aveia, linhaça, chia, ovo, peixe, amêndoa, castanhas, leite e derivados.

Além dos novos hábitos a serem adotados, é muito importante entender quais são as raízes do estresse que você sente, que podem estar relacionadas a diferentes esferas da vida, como trabalho, família ou questões emocionais.

Por estar relacionado às questões emocionais, além do tratamento para cortisol alto com endocrinologista, o paciente se beneficiará de acompanhamento com psicólogo e terapeuta comportamental.

cortisol-alto-engorda-mulher-na-terapia

Conte com a equipe multidisciplinar do Akta Liv

Se você sente que a sua saúde está em desequilíbrio e tem enfrentado um ou mais dos sintomas e desconfortos citados neste texto, procure agora mesmo atendimento especializado, pois o cortisol alto pode estar afetando a sua saúde e o seu bem-estar, assim como o cortisol baixo.

O Akta Liv é um centro terapêutico com foco em emagrecimento saudável e cuidados com a sua saúde hormonal, respeitando as particularidades de cada paciente. Temos uma equipe multidisciplinar e tratamentos diversos que vão te ajudar a manter a saúde em dia.

Clique aqui para agendar hoje mesmo a sua consulta com um de nossos endocrinologistas.

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Se você quer perder peso sem efeito rebote

Agende já uma consulta com um dos nossos endocrinologistas