(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Emagrecimento-hormônios-do-emagrecimento-desmistificando-essa-relação

Hormônio interfere no emagrecimento – Desmistificando essa relação

Você sabia que o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento? Cansada de dietas restritivas e de passar horas na academia sem ver resultados? A resposta pode estar nos seus hormônios.

Você já pensou que o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento? E, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o hipotireoidismo que pode atrapalhar o resultado dos exercícios e da dieta. Existem outros fatores e diversos hormônios que, desajustados, influenciam no processo de emagrecimento.

Emagrecer após os 40 parece ser uma tarefa árdua e quase impossível, mas não precisa ser assim. O acompanhamento com uma equipe multidisciplinar focada no emagrecimento saudável e sustentável é muito importante para o sucesso dos seus esforços. E, como dissemos acima, a tireoide nem sempre é a vilã.

Chegou a hora de descobrir o que mais está te impedindo de ter resultado apesar dos seus esforços.

Dieta e exercícios físicos não são o suficiente para emagrecer

Você não leu errado! Dieta e prática de atividades físicas não são a receita milagrosa para o seu emagrecimento. Pode ter soado como um balde de água gelada para você que faz musculação, corre e não come nada que não tenha sido prescrito pelo seu nutricionista, mas é verdade. Influenciadores, revistas e academias te convenceram de que isso é o suficiente para conseguir emagrecer, mas alcançar o corpo dos sonhos envolve outros fatores.

Se o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento, eu devo estar atenta a quais hormônios?

Insulina

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas com a finalidade de controlar o açúcar no sangue, deve ser analisada. Caso ela não esteja sendo produzida na quantidade certa, a glicose na circulação sanguínea é alterada fazendo com que seu organismo não funcione como deveria. Definitivamente, alteração na produção insulínica é um fator que interfere no emagrecimento.

Leptina

Outro hormônio que costuma ser ignorado quando falamos em emagrecimento é a leptina. Responsável pela regulação da sensação de fome, esse hormônio faz conexão com o cérebro avisando que você já comeu o suficiente e está saciada. Assim como acontece com a insulina, se alterada, a leptina deixa de ser eficiente na sua função e interfere no emagrecimento.

Com o ganho de peso, o corpo passa a diminuir a emissão da leptina, logo o cérebro deixa de receber avisos de saciedade, fazendo com que você coma mais do que necessita. Quando ocorre o ganho de peso pela diminuição da leptina, o corpo cria resistência ao hormônio, aumentando o risco de ganho de peso.

Estrogênio

E se você achou que os hormônios sexuais não entrariam nessa lista, está enganada. O estrogênio também interfere no emagrecimento. Mulheres sofrem com a oscilação do estrogênio ao longo da vida. E, com a chegada da menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Se antes da menopausa o acúmulo de gordura era nos quadris e coxas, com o desequilíbrio do estrogênio a gordura passa a se concentrar na cintura. Percebeu isso nos últimos anos? Se sim, é importante se cuidar para evitar doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Para emagrecer com saúde é preciso eliminar o que interfere no emagrecimento

Ficou mais claro agora entender por que dieta e exercícios podem não ser suficientes quando se trata de emagrecimento? Manter seus hormônios regulados pode ser a chave que irá te fazer chegar no corpo que sempre quis. Além de estética, emagrecer é sinônimo de cuidado com a saúde.

E lembre-se que a dificuldade de emagrecer é um problema comum entre mulheres na peri e menopausa. Dados regionais e nacionais mostram que mais da metade das mulheres brasileiras quer emagrecer. Será que todas elas sabem da importância de manter os exames hormonais em dia?

Se você não tem o hábito de se consultar com o endocrinologista, chegou a hora de mudar essa postura. As alterações hormonais podem ser notadas mesmo antes que comecem a causar problemas, mas apenas por especialistas.

Os sinais do desequilíbrio hormonal podem ser muito sutis, mas, quando ignorados, podem trazer prejuízos intensos no médio prazo. Por isso o check-up endocrinológico é fundamental para quem busca uma vida saudável. Criar esse hábito é importante para a prevenção, acompanhamento e tratamento de possíveis alterações. Emagrecer pode ser o seu maior desejo, mas ter uma vida saudável deve ser o principal objetivo.

Hormônio interfere no emagrecimento e você deve contar com uma equipe multidisciplinar

É aqui que está a diferença. O médico endocrinologista é o responsável pela constatação de alterações hormonais e por determinar o melhor tratamento para o seu caso específico. Entretanto, para que o seu tratamento tenha mais chances de sucesso é importante ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar capaz de propor ações integradas e que levarão a resultados mais rápidos.

Nós já falamos sobre isso no nosso Insta:

Se identificou com essas informações? Então chegou a hora de buscar apoio num ambiente especializado e que conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. No Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com endocrinologistas, nutricionistas clínicos, psicólogos, fisioterapeutas, esteticistas e dermatologistas.

Estamos aqui para ajudá-la no seu processo de emagrecimento saudável. Chega de dobrar a quantidade de exercícios físicos e de cortar carboidratos das suas refeições; antes de qualquer outra medida drástica você precisa regular seus hormônios.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Em busca de um Endocrinologista?

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe altamente especializada, capaz de ajudá-lo com todas as suas preocupações relacionadas aos seus hormônios e metabolismo. Não espere!