Você sabia que o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento? Cansada de dietas restritivas e de passar horas na academia sem ver resultados? A resposta pode estar nos seus hormônios.
Você já pensou que o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento? E, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o hipotireoidismo que pode atrapalhar o resultado dos exercícios e da dieta. Existem outros fatores e diversos hormônios que, desajustados, influenciam no processo de emagrecimento.
Emagrecer após os 40 parece ser uma tarefa árdua e quase impossível, mas não precisa ser assim. O acompanhamento com uma equipe multidisciplinar focada no emagrecimento saudável e sustentável é muito importante para o sucesso dos seus esforços. E, como dissemos acima, a tireoide nem sempre é a vilã.
Chegou a hora de descobrir o que mais está te impedindo de ter resultado apesar dos seus esforços.

Dieta e exercícios físicos não são o suficiente para emagrecer
Você não leu errado! Dieta e prática de atividades físicas não são a receita milagrosa para o seu emagrecimento. Pode ter soado como um balde de água gelada para você que faz musculação, corre e não come nada que não tenha sido prescrito pelo seu nutricionista, mas é verdade. Influenciadores, revistas e academias te convenceram de que isso é o suficiente para conseguir emagrecer, mas alcançar o corpo dos sonhos envolve outros fatores.
Se o desequilíbrio hormonal interfere no emagrecimento, eu devo estar atenta a quais hormônios?
Insulina
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas com a finalidade de controlar o açúcar no sangue, deve ser analisada. Caso ela não esteja sendo produzida na quantidade certa, a glicose na circulação sanguínea é alterada fazendo com que seu organismo não funcione como deveria. Definitivamente, alteração na produção insulínica é um fator que interfere no emagrecimento.
Leptina
Outro hormônio que costuma ser ignorado quando falamos em emagrecimento é a leptina. Responsável pela regulação da sensação de fome, esse hormônio faz conexão com o cérebro avisando que você já comeu o suficiente e está saciada. Assim como acontece com a insulina, se alterada, a leptina deixa de ser eficiente na sua função e interfere no emagrecimento.
Com o ganho de peso, o corpo passa a diminuir a emissão da leptina, logo o cérebro deixa de receber avisos de saciedade, fazendo com que você coma mais do que necessita. Quando ocorre o ganho de peso pela diminuição da leptina, o corpo cria resistência ao hormônio, aumentando o risco de ganho de peso.
Estrogênio
E se você achou que os hormônios sexuais não entrariam nessa lista, está enganada. O estrogênio também interfere no emagrecimento. Mulheres sofrem com a oscilação do estrogênio ao longo da vida. E, com a chegada da menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Se antes da menopausa o acúmulo de gordura era nos quadris e coxas, com o desequilíbrio do estrogênio a gordura passa a se concentrar na cintura. Percebeu isso nos últimos anos? Se sim, é importante se cuidar para evitar doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Para emagrecer com saúde é preciso eliminar o que interfere no emagrecimento
Ficou mais claro agora entender por que dieta e exercícios podem não ser suficientes quando se trata de emagrecimento? Manter seus hormônios regulados pode ser a chave que irá te fazer chegar no corpo que sempre quis. Além de estética, emagrecer é sinônimo de cuidado com a saúde.
E lembre-se que a dificuldade de emagrecer é um problema comum entre mulheres na peri e menopausa. Dados regionais e nacionais mostram que mais da metade das mulheres brasileiras quer emagrecer. Será que todas elas sabem da importância de manter os exames hormonais em dia?
Se você não tem o hábito de se consultar com o endocrinologista, chegou a hora de mudar essa postura. As alterações hormonais podem ser notadas mesmo antes que comecem a causar problemas, mas apenas por especialistas.
Os sinais do desequilíbrio hormonal podem ser muito sutis, mas, quando ignorados, podem trazer prejuízos intensos no médio prazo. Por isso o check-up endocrinológico é fundamental para quem busca uma vida saudável. Criar esse hábito é importante para a prevenção, acompanhamento e tratamento de possíveis alterações. Emagrecer pode ser o seu maior desejo, mas ter uma vida saudável deve ser o principal objetivo.
Hormônio interfere no emagrecimento e você deve contar com uma equipe multidisciplinar
É aqui que está a diferença. O médico endocrinologista é o responsável pela constatação de alterações hormonais e por determinar o melhor tratamento para o seu caso específico. Entretanto, para que o seu tratamento tenha mais chances de sucesso é importante ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar capaz de propor ações integradas e que levarão a resultados mais rápidos.
Nós já falamos sobre isso no nosso Insta:
Se identificou com essas informações? Então chegou a hora de buscar apoio num ambiente especializado e que conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. No Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com endocrinologistas, nutricionistas clínicos, psicólogos, fisioterapeutas, esteticistas e dermatologistas.
Estamos aqui para ajudá-la no seu processo de emagrecimento saudável. Chega de dobrar a quantidade de exercícios físicos e de cortar carboidratos das suas refeições; antes de qualquer outra medida drástica você precisa regular seus hormônios.
Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.