(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-e-emagrecimento-tratamento-de-menopausa-sem-hormonio

Tratamento de Menopausa sem Hormônios é Possível?

Muitas mulheres têm medo da terapia de reposição hormonal e preferem um tratamento de menopausa sem hormônios. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual da mulher e marca um período caracterizado pela queda na produção de estrogênio, que comumente ocorre entre os 45 e 55 anos. Mas alguns sintomas podem ser percebidos anos antes desse último ciclo e conhecimento é a chave para que você passe por esse processo de forma mais leve e com mais saúde. Fique conosco e conheça algumas formas de lidar com a menopausa de forma natural.

Muitas mulheres que estão passando pela perimenopausa se preocupam com as opções de tratamento de menopausa. Existe muito estigma e desinformação sobre a menopausa e os tratamentos disponíveis, portanto buscar fontes confiáveis e o apoio de um endocrinologista especializado em menopausa nessa fase é muito importante.

Durante a vida, as mulheres passam por modificações corporais significativas que interferem diretamente em aspectos relacionados à sua saúde e bem-estar, sendo a menopausa uma delas.

Apesar de ser um fenômeno amplamente conhecido, a menopausa é um evento pouco compreendido pela maioria das mulheres, o que leva a inseguranças e medo quanto ao que esperar dessa fase da vida. Ao contrário do que muitos acreditam, a menopausa não pode ser entendida como uma doença, mas, devido à intensidade dos sintomas, métodos que promovam o alívio da irritabilidade, calor e interferência na vida sexual, por exemplo, são bastante procurados.

A reposição hormonal é o método mais comum para lidar com a menopausa. Entretanto, algumas mulheres não desejam ou apresentam contraindicação. Se você é uma delas, saiba que existe uma opção eficaz e natural que pode fazer parte da sua realidade.

O que é menopausa

A menopausa, como dito anteriormente, é uma disfunção hormonal que atinge mulheres em determinada idade e pode possibilitar a contração de doenças como osteoporose.

Durante toda a vida, a maioria das pessoas com ovário passam pelo processo de menstruação mensal que, por mais que traga sintomas indesejados como cólica, em situações normais vem como um sinal para avisar que o órgão está saudável e pronto para gerar uma nova vida.

Para que o útero continue a passar pelo processo de fabricação dos óvulos, é necessário que o corpo produza determinada quantidade do hormônio estrogênio unido à progesterona, ou seja, os hormônios sexuais responsáveis pela libido e gravidez.

Após os 40 anos, é comum que a produção do estrogênio caia, ocasionando diversos sintomas aos quais a intensidade pode variar de acordo com quem sente e, esse declínio é decisivo para o início da menopausa.

Sintomas comuns na menopausa

Algumas mulheres não apresentam sintomas, exceto pela dificuldade ou impossibilidade de engravidar, já outras, sofrem bastante com a chegada da menopausa, principalmente em casos onde ocorre precocemente, entre eles estão:

  • Ondas de calor que pode diminuir com o passar do tempo;
  • Suores intensos;
  • Alteração no humor e irritabilidade
  • Secura vaginal, perda da libido e interferência nas relações sexuais;
  • Cansaço e desânimo;
  • Dores de cabeça e nas articulações;
  • Dificuldade para emagrecer após os 40, entre outros.

Para entender melhor, essa condição é marcada após 12 meses sem que ocorram a menstruação, a partir dessa fase é possível notar alguns desconfortos como: maior percepção do calor, irritabilidade, diminuição na libido e consequentemente, do prazer sexual, cansaço, dores nas articulações e na cabeça, etc.

Entretanto, com o avanço tecnológico e medicinal, atualmente é possível recorrer a tratamentos que tem sua eficácia comprovada de modo a diminuir ou erradicar todos os desconfortos decorrentes dessa condição.

Se você já sente os primeiros sintomas da menopausa, entre em contato conosco e agende uma visita com um endocrinologista para identificar os seus níveis hormonais e estratégias para equilibrá-los.

AKTA-Liv-Endocrinologia-e-emagrecimento-tratamento-de-menopausa-sem-hormonio-mulher-com-fogacho

Menopausa precoce

Geralmente essa condição ocorre de forma evidente a partir dos 48 anos e se estende até os 65, entretanto, pode ser percebida mais cedo por mulheres e pessoas com útero a partir dos 35 anos de idade, mas, saiba que existem alguns fatores que facilitam a percepção precoce como:

  • Anomalias cromossômicas como síndrome de Turner e Síndrome do cromossomo X frágil;
  • Doenças autoimunes da tireoide, lúpus e vitiligo onde já que o corpo produz anticorpos que atacam tecidos corporais incluindo os tecidos do ovário;
  • Quimioterapia e radioterapia;
  • Uso de toxinas como o tabaco presente nos cigarros;
  • Retirada cirúrgica do útero e/ou ovários.

Tratamento de menopausa sem hormônios

Para garantir o seu bem-estar e garantir a manutenção do mesmo estilo de vida, muitas mulheres buscam por algum tipo de tratamento de menopausa que diminua os sintomas. O tratamento de menopausa mais comum é a reposição do hormônio que se encontra em menor quantidade.

Entretanto, há outras opções de tratamento de menopausa sem hormônios para quem apresenta contraindicação ou deseja um método prático que pode ajudar e garantir que a idade não interferirá em atividades simples do cotidiano.

Opções de tratamento de menopausa sem hormônio

Isoflavona

A Isoflavona é um composto encontrado na soja e pode ser considerado um estrogênio natural e pode ser ingerido através de suplementos ou adicionando o alimento na sua dieta.

Pode ser útil no alívio de sintomas relacionados à TPM, proteção contra doenças cardiovasculares, prevenção da osteoporose, controle da glicemia e diminui sintomas da menopausa como ondas de calor, distúrbios de sono e aumento na produção de suor.

Tripofano

O tripofano é um aminoácido usado pelo cérebro com a vitamina B3 para auxiliar na produção de serotonina, ou seja, é com esses compostos que é produzido o hormônio da felicidade responsável pela manutenção do bom humor e bem-estar. Está presente em diversos alimentos e pode ajudar nas alterações de humor que ocorrem nesse período.

Carnitina

A carnitina possui função essencial na produção de energia feita pelas células. Está presente em compostos vitamínicos e é bastante utilizada por quem pratica exercícios físicos recorrentes, seja na academia, em casa ou ao ar livre.

Como arma no combate aos sintomas causados pela menopausa, pode ajudar no combate ao cansaço e à indisposição.

Alanina

A alanina é um aminoácido proteico, que apesar de não ser considerado como essencial, é produzido pelo organismo humano e está diretamente ligado à síntese da glicose, isto é, quando a produção da glicose precisa ser rápida, com urgência.

Atua como redutor da fadiga muscular, e combate o cansaço provocado pela menopausa, melhorando sua performance diária, seja em atividades cotidianas ou excepcionais. Dá força e auxilia na recuperação dos músculos.

Magnésio

O magnésio é um mineral bastante conhecido e que pode ser encontrado em sementes como amendoim e aveia, na banana e no leite. Seu consumo pode ser feito através de suplementos vitamínicos ou pode ser ingerido separadamente.

Atua no controle da pressão arterial, previne a osteoporose, ajuda no controle da diabetes, diminui o risco de doenças cardíacas, alivia a má digestão e melhora o humor que pode ser alterado no período da menopausa.

A Dra. Ana Priscila Soggia, endocrinologista especialista em saúde da mulher e diretora técnica do Centro Terapêutico AKTA Liv, falou sobre as opções de tratamento sem hormônios para a menopausa  no nosso canal do Instagram. Clica aqui em baixo pra assistir (👇).

Como vimos, o tratamento de menopausa natural é uma opção para aquelas mulheres que não podem ou querem fazer a terapia de reposição hormonal. Para saber a melhor forma de fazer um tratamento natural de menopausa, agende uma consulta com um dos nossos endocrinologistas.

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Atendimento em Saúde Feminina e Menopausa

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe especializada em saúde feminina e menopausa. Nossa vocação é cuidar de você.