(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Libido-na-Menopausa

Libido na Menopausa: Descubra como é Possível Preservar o seu Prazer nessa Fase

A diminuição da libido na menopausa não é um problema isolado, já que as mudanças no corpo da mulher durante esta fase são significativas e trazem outros impactos emocionais.

Altos e baixos na libido feminina são comuns ao longo da vida e isto ocorre por diversas razões. Alguns métodos contraceptivos, por exemplo – que fazem parte da rotina de um grande número de mulheres-, são grandes vilões nesse sentido.

No climatério, fase conhecida como menopausa e que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, o problema da falta de libido pode ser ainda mais latente. Nesta fase ocorre uma queda natural nos níveis de hormônios, o que pode causar ainda outros sintomas como ondas de calor, depressão, estresse e pouca lubrificação vaginal. Por ser uma das queixas mais comuns das mulheres no climatério, entender as possíveis causas e como melhorar a libido na menopausa passa a ser um tema bastante relevante!

Apesar de ser uma fase natural no ciclo de vida da mulher, a menopausa ocorre de maneira bastante particular para cada uma. Portanto, procurar um endocrinologista de confiança para te acompanhar regularmente durante todo o processo é o primeiro passo a ser dado. Através de exames laboratoriais, o endocrinologista descobrirá como estão os seus níveis de hormônio no corpo e entenderá o seu histórico. Há ainda algumas alternativas de tratamento para que este período de transição seja mais tranquilo.

O prazer feminino, infelizmente, ainda é visto como um grande tabu na sociedade. Contudo, sentir-se confortável para buscar o seu prazer é algo importante em todas as fases da vida da mulher e em qualquer uma de suas relações, seja com ela mesma ou com o(a) seu(ua) parceiro(a). Pensando nisso, fizemos uma seleção de dicas para auxiliar a manter libido na menopausa e fazer esta transição um pouco menos complicada. Veja abaixo:

AKTA-Liv-Endocrinologia-Libido-na-Menopausa-mulher-preocupada

1) Lubrificantes

Muitas mulheres sentem-se aflitas com a chegada da menopausa. Isso porque já esperam uma redução na vontade de fazer sexo e na qualidade dessas relações, devido à queda dos níveis de estrogênio e testosterona. Mas a menopausa não precisa significar o abandono de uma vida sexual saudável e satisfatória. Assim como comentado acima, um dos sintomas mais comuns na menopausa, além da diminuição da libido, é a perda da lubrificação natural do canal vaginal, o que pode causar desconfortos e até dores na prática sexual. Para lidar com este problema, opte pelo uso de lubrificantes. Afinal, evitar essas dores pode te ajudar a sentir-se mais motivada e relaxada na hora do sexo.

2) Trabalhar a musculatura pélvica

Com o passar do tempo, assim como em diferentes locais do corpo, a musculatura pélvica passa por mudanças, como a chegada da flacidez, o que pode interferir na qualidade das relações sexuais e, consequentemente, nos níveis de libido durante a menopausa, sendo um fator a mais para a insegurança da mulher. Tal problema pode ser tratado com técnicas de fisioterapia e exercícios voltados para o fortalecimento da musculatura na região pélvica.

3) Reposição hormonal

Com a orientação de um profissional, as terapias de reposição hormonal são bastante comuns para enfrentar não só a perda da libido na menopausa, mas outros sintomas também. Porém, nem todas as mulheres podem passar por esse tipo de tratamento e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento de um médico e a realização de exames para identificar se os benefícios deste tipo de terapia são maiores do que os riscos associados a ela. Importante: tratamento de reposição hormonal na menopausa não é indicado para mulheres que tenham tumores ou que possuam histórico familiar de câncer de mama.

4) Cuidar da Saúde Mental

Por já saberem o quão turbulenta pode ser a menopausa, algumas mulheres se sentem pressionadas com a expectativa de perda da libido na menopausa e de seus efeitos. O uso de ansiolíticos também pode contribuir para uma diminuição da libido nesta fase. Soma-se a isso o fato de que a diminuição da libido é ainda um tabu e muitas mulheres não se sentem confortáveis em falar sobre este assunto com seus médicos e parceiros. Portanto, cuidar da sua saúde mental, com carinho e compreensão com seu próprio corpo e processo fará com que você passe por esta fase de forma menos estressante. Tenha paciência consigo mesma, afinal, essa é uma nova fase da sua vida e revoltar-se contra o seu corpo nunca é a melhor saída.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Libido-na-Menopausa-mulher-feliz-exercicio-fisico

É importante ressaltar que cada pessoa sente prazer de uma forma, portanto, o autoconhecimento faz-se ainda mais necessário nessa nova fase. Isso porque a mulher precisa entender as mudanças pelas quais seu corpo está sendo submetido durante a menopausa e de que forma passará a sentir mais ou menos prazer em suas relações daqui para a frente.

É possível manter uma vida sexual ativa e prazerosa mesmo após o fim de todo o ciclo menstrual. Quanto mais cedo a mulher procurar o auxílio de um profissional, melhor entenderá os efeitos da menopausa e saberá tratar os que mais a incomodam. Pois, como ressaltado anteriormente, apesar de ser algo pelo qual todas passarão, a forma como cada mulher é atingida é muito particular, e a perda da libido na menopausa é apenas um dos tantos sintomas.

No Centro Integrado AKTA Liv contamos com uma equipe multidisciplinar que pode dar um suporte personalizado às mulheres que estão passando pela menopausa. Contamos com endocrinologistas, ginecologistas, fisioterapeutas e psicólogos que, juntos, trarão uma abordagem única à cada paciente. 

Se você já sente os primeiros sintomas da menopausa, entre em contato conosco e agende uma visita com um endocrinologista para identificar os seus níveis hormonais e como equilibrá-los.

Dr. Ana Priscila Soggia - Endocrinologista

Dra. Renata Gonçalves - endocrinologista

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp