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Hormônios podem melhorar com alimentação?

A produção de certos hormônios pode ser potencializada ao introduzirmos determinados alimentos na nossa rotina. Semente de girassol, abacate, uva, peixe e morango são apenas alguns dos que vão equilibrar as taxas hormonais no seu organismo e manter o funcionamento de diferentes processos essenciais para a sua saúde e qualidade de vida.

Os hormônios possuem um papel fundamental na nossa saúde. Ao longo de um dia, todas as pessoas passam por diferentes alterações hormonais que comandam os processos do nosso organismo responsáveis por regular nosso crescimento, desenvolvimento, vida sexual e equilíbrio interno. Daí a importância de eles serem produzidos na quantidade correta para nos promover qualidade de vida. A boa notícia é que essa produção hormonal, quando em desequilíbrio, pode ser melhorada através da qualidade da sua alimentação.

Para mulheres que estão passando pelos períodos de perimenopausa ou menopausa, por exemplo, essa é uma ótima escolha para promover uma melhora natural de seu perfil hormonal, podendo potencializar o tratamento de reposição. Isso também serve para aquelas que, por questões de saúde e recomendação médica, não podem realizar a reposição hormonal, sendo a melhora da alimentação uma alternativa para aumentar a produção dos seus hormônios e evitar o desequilíbrio, problema bastante comum nessa época da vida de uma mulher.

Quando estão em desequilíbrio, os hormônios podem causar diversos problemas à saúde. Isso pode ocorrer por diferentes causas, por isso é muito importante fazer um acompanhamento médico para saber como estão as suas taxas hormonais e tomar as medidas necessárias caso sejam detectadas carências nos exames.

Saiba mais sobre essa relação entre os hormônios e os alimentos e a importância dessas moléculas neste conteúdo que preparamos.

Mas o que são hormônios?

Hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino que são responsáveis por enviar diversas mensagens para o nosso organismo diariamente. Eles auxiliam a regular diferentes processos do nosso corpo, como a pressão sanguínea, a fome e a libido. Portanto, os hormônios são fundamentais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Além de reguladores, eles também funcionam como produtores e mensageiros.

Os principais hormônios do nosso corpo são: hormônio do crescimento (GH), progesterona, estrogênio, insulina, glucagon, adrenalina, antidiurético (ADH), tiroxina (T4), testosterona e prolactina.

Um desequilíbrio hormonal pode ser causado por condições de saúde como diabetes, distúrbios da tireoide (hipertireoidismo ou hipotiroidismo) e síndrome do ovário policístico e interferir diretamente em processos essenciais do nosso organismo, prejudicando a saúde de uma pessoa. Como citado anteriormente, a perimenopausa e a menopausa também são períodos da vida de uma mulher que provocam esse desequilíbrio.

Sintomas como fadiga, estresse, alterações bruscas de peso ou de humor e insônia são alguns dos sinais de que algo não vai bem e podem evidenciar que um ou mais hormônios estão em desequilíbrio no seu corpo, seja pela falta ou pelo excesso. Se esse é o seu caso, é preciso buscar ajuda médica imediatamente para que as taxas hormonais sejam equilibradas por meio de diferentes medidas, e a alimentação é uma delas.

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Alimentando seus hormônios

Agora que você sabe a importância dos hormônios para a qualidade de vida de um ser humano, é preciso descobrir quais os alimentos que mais contribuem para a sua produção.

Uma alimentação equilibrada é uma das principais maneiras de manter os seus níveis hormonais adequados.

Vale destacar que, considerando as particularidades de cada indivíduo – algo que prezamos muito aqui no AKTA Liv -, é preciso entender quais são as reais necessidades do seu corpo, pois para cada tipo de hormônio há diferentes alimentos que podem auxiliar na sua produção.

Se o seu objetivo é aumentar a produção de hormônios femininos, será necessário incluir alimentos como maçã, inhame, cenoura, aveia e cevada na sua rotina. Confira outros alimentos e quais os tipos de hormônios para o qual eles contribuem:

1) Tireoide

Castanha do pará, peixes e algas marinhas, abacate e sementes de chia e linhaça.

2) Hormônios sexuais

Maçã, morango, uva, cenoura, inhame, aveia e germe de trigo.

3) Hormônios do pâncreas

Cúrcuma, espinafre, brócolis, uva e limão.

4) Hormônios do sono

Cacau, aveia e grão de bico.

5) Hormônios intestinais

Vegetais ricos em fibras, abóbora e aveia

6) Hormônios da adrenalina (cortisol)

Abacate, oleaginosas, semente de girassol, semente de abóbora e frutas cítricas.

O mais importante de tudo é entender que, se o seu desequilíbrio hormonal está relacionado aos hormônios do sono, de nada adianta investir em alimentos que contribuem para os hormônios intestinais, por exemplo. É essencial encontrar a raiz do problema para que você consuma os alimentos corretos e que vão te levar em direção ao equilíbrio hormonal e, como consequência, a uma vida melhor.

Conte com a equipe do Akta Liv

Além do endocrinologista, você deve também fazer acompanhamento com o nutricionista para garantir que sua alimentação será balanceada de acordo com os seus níveis hormonais. Para isso, conte com a equipe multidisciplinar do Centro Terapêutico AKTA Liv para atender suas principais necessidades de saúde e bem-estar.

Se você sente que precisa equilibrar as suas taxas hormonais e se identificou com alguns dos sintomas citados neste texto, entre em contato com o nosso time, pois é através de uma consulta médica e da realização de exames que podemos entender de verdade como está a saúde dos seus hormônios e qual será o tratamento indicado.

Agende uma consulta de avaliação conosco clicando aqui.

A Dra. Ana Priscila Soggia, endocrinologista especialista em saúde da mulher e diretora técnica do Centro Terapêutico AKTA Liv, falou sobre alimentos que ajudam os hormônios num post bem lagal no Instagram. Clica aqui em baixo pra ler (👇).

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

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