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Emagrecer Após os 40 é Possível?

Emagrecer após os 40 anos é um grande desafio para homens e mulheres, pois o organismo passa por transformações naturais que podem dificultar esse processo. Perda de massa magra, maior armazenamento de gordura, início da menopausa (no caso das mulheres) são apenas algumas das causas que tornam o emagrecimento mais difícil a partir dessa idade. Mas ele não é impossível quando novos hábitos são introduzidos na rotina.

À medida que envelhecemos, o nosso corpo passa por transformações que alteram o seu funcionamento, por isso, emagrecer após os 40 anos pode ser uma tarefa árdua. Uma das principais causas que gera essa dificuldade nessa nova fase da vida é a perda de massa magra. Com menos músculos em nosso corpo, fica mais difícil queimar as calorias que ingerimos e o organismo passa a armazenar mais gordura.

Além da perda de massa magra, outras causas estão relacionadas à dificuldade de emagrecer após os 40 anos. A queda da taxa metabólica é um dos maiores impeditivos para o emagrecimento. Para as mulheres, o cenário pode ser ainda mais desafiador para emagrecer após os 40: é nessa idade que o corpo começa a entrar na fase da menopausa, onde há a queda dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona.

A deficiência hormonal – própria desse período – faz com que o corpo tenha uma queda drástica no metabolismo. Isso acontece porque, no caso da perda de estrogênio, a mulher passa a sentir mais vontade de comer e tem menos energia para se exercitar, o que a auxiliaria a queimar calorias. Portanto, ocorre o aumento de peso.

Contudo, apesar de desafiador, esse cenário não precisa ser permanente e é possível emagrecer após os 40. Há ações que podem ser tomadas diariamente para driblar essa dificuldade. A construção de hábitos saudáveis na rotina para estimular o metabolismo é uma delas.

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O que fazer para emagrecer após os 40

Que emagrecer após os 40 é desafiador não é novidade para ninguém, principalmente para aqueles que já estão nessa fase da vida e sabem o quão fácil é ganhar peso e o quão difícil é eliminá-lo. Mas, como dissemos acima, não é impossível. Para alcançar um peso ideal para a sua idade e condições físicas saudáveis, é necessário construir uma série de hábitos na sua rotina. Veja, abaixo, dicas de como iniciar esse processo:

1) Alimentação balanceada

Nessa fase, a alimentação exige cuidados especiais para atender às novas necessidades do organismo. Consumir mais fibras e proteínas, menos frituras e trocar o arroz branco pelo arroz integral são algumas mudanças sugeridas para emagrecer após os 40. Outra dica é aumentar o consumo dos termogênicos, como gengibre, pimenta e chá verde. Além disso, é necessário aumentar ainda mais a ingestão de água e o consumo de saladas.

Para que os resultados sejam ainda mais assertivos, é recomendado buscar a ajuda de um nutricionista, que poderá montar um cardápio alimentar de acordo com as suas principais condições de saúde.

2) Atividade física regular

A prática de atividades físicas regulares é algo recomendado para todas as idades, pois possui diversos benefícios não só para o corpo, mas também para a saúde da mente. Para emagrecer após os 40, ela é ainda mais imprescindível.

As atividades físicas vão te ajudar a queimar as calorias que o corpo está tendo dificuldade de eliminar de maneira natural devido a todas as mudanças que estão ocorrendo no seu organismo durante essa nova fase. Você pode optar por exercícios, como as caminhadas, ou por esportes, como natação, tênis, lutas, entre outros.

Uma ótima recomendação é fazer treinos intervalados, que são atividades de 30 minutos que intercalam exercícios de intensidade alta com os de intensidade média a baixa. Esse tipo de atividade faz com que o seu corpo continue queimando calorias até uma hora depois do fim do exercício.

3) Trate as disfunções metabólicas

As disfunções metabólicas, como a tireoide, podem afetar ainda mais o seu processo de emagrecimento. O hipotireoidismo, por exemplo, atrapalha o processo de metabolismo do organismo e impede o emagrecimento. Essas são condições que devem ser acompanhadas de perto por um médico para que sejam controladas através de diferentes tratamentos.

4) Cuide do seu sono

Dormir bem é essencial para diversos processos do nosso organismo. Dormir menos de seis horas por noite, por exemplo, além de aumentar a carga de estresse e cansaço, leva à perda de massa muscular e ao acúmulo de gordura. Portanto, poucas horas de sono tornam-se grandes vilãs para o seu processo de emagrecimento. 

5) Acompanhamento médico

O acompanhamento de profissionais especializados é essencial para alcançar um emagrecimento saudável. Endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, terão um papel muito importante para te auxiliar a compreender o seu organismo, afinal, cada pessoa tem características muito particulares. No caso das mulheres, o acompanhamento de um ginecologista também é muito importante para enfrentar a menopausa.

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Ao introduzir esses diferentes hábitos na sua rotina, o seu corpo passará a entrar em um processo de emagrecimento e a sua saúde ganhará força. Mas, para emagrecer de maneira saudável, é necessário estar acompanhado de uma equipe especializada e multidisciplinar, cujo objetivo será acompanhar o seu corpo como um todo durante o processo.

Com o auxílio desses profissionais, você não só conquistará um corpo saudável, mas também a manutenção dele, já que é necessário manter uma constância desses novos hábitos quando adquiridos, com o objetivo de preservar a sua saúde e o seu peso ideal. Com isso, emagrecer após os 40 não será mais um assunto que vai te tirar o sono.

Se você se identificou com as dificuldades de emagrecimento descritas neste texto e quer a ajuda de profissionais especializados, conheça o Programa de Emagrecimento Consciente da Akta Liv. Ele foi montado após muito tempo de estudo e planejamento e é constituído por três pilares fundamentais quando falamos em emagrecer: alimentação, metabolismo e comportamento.

Entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Dra. Ana Priscila Soggia

Endocrinologista e Metabologista