(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Fisioterapia-Pilates-para-esclerose-multipla

Pilates Para Esclerose Múltipla – Como Este Método Pode Ajudar

A esclerose múltipla é uma doença que, entre seus efeitos, causa a perda gradual do equilíbrio e da coordenação motora. Atualmente há terapias que oferecem alívio nas dores e outros desconfortos causados pela doença. O método do Pilates é uma delas e pode garantir maior qualidade de vida a essas pessoas.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença considerada neurológica, crônica, progressiva e autoimune. As células do corpo dos portadores atacam o seu próprio sistema nervoso, destruindo aos poucos a cobertura protetora dos nervos. Ela pode se manifestar através de diferentes sintomas, como dor, fadiga, alterações no equilíbrio, disfunção intestinal e da bexiga, depressão, perda da visão e comprometimento da coordenação motora.

Sua gravidade varia de pessoa para pessoa, mas é importante destacar que há uma perda gradativa da qualidade de vida dos portadores de esclerose múltipla. Devido a isso, há uma grande busca por terapias que possam facilitar a rotina dessas pessoas para lidar com os efeitos da doença e tornar o seu dia a dia mais tranquilo. Entre elas, está a realização de exercícios físicos regularmente.

Houve uma época em que médicos proibiram seus pacientes portadores de esclerose múltipla de praticarem atividades, com receio de que o esforço para sua realização agravasse seus quadros. Atualmente, é sabido após muitas pesquisas que, entre os diversos benefícios que oferece, a prática de exercícios físicos auxilia no alívio das dores causadas pela esclerose múltipla. Há também uma minimização dos riscos de complicações da doença no futuro. 

Tenho esclerose múltipla – Por que devo me exercitar?

Por ser uma doença que acomete diretamente a coordenação motora, a esclerose múltipla tira gradativamente a capacidade da pessoa de realizar movimentos básicos, como se locomover, se equilibrar e fazer atividades cotidianas sozinha. Os exercícios físicos são uma das alternativas mais procuradas para melhorar essas limitações e aliviar as dores.

A fadiga é um desses sintomas que com a realização de exercícios de maneira regular e supervisionada auxilia no alívio dos sintomas. Ela é bastante comum aos portadores da esclerose múltipla. Outra questão onde há melhora notável é o humor, assim como o controle da bexiga e o fortalecimento dos ossos. Entre os tipos de exercício mais indicados para aqueles que têm esclerose múltipla está o Pilates, que alonga e fortalece os músculos. 

AKTA-Liv-Fisioterapia-Pilates-para-esclerose-multipla-paciente-em-cadeira-de-rodas

O que é o Pilates e como pode ajudar na esclerose múltipla?

O Pilates é um método de exercícios que foi desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. O principal objetivo dessa atividade é trabalhar a conexão entre mente e corpo aumentando a consciência corporal das pessoas, o que resulta em uma série de benefícios físicos e emocionais. Os principais são o aprimoramento da coordenação e do equilíbrio, o alongamento e tonificação dos músculos, a prevenção de lesões e o alívio de tensões. Além disso, o Pilates possui seis princípios básicos: concentração, precisão, controle, centralização, respiração e fluidez.

A prática contempla mais de 500 opções de exercícios, podendo se adequar a cada pessoa de acordo com suas necessidades, objetivos e limitações. Para portadores de esclerose múltipla, por exemplo, o fisioterapeuta responsável pela prática montará uma rotina de exercícios considerando todas as limitações do paciente, e mesmo aqueles em níveis avançados da doença podem praticar. Esses pacientes costumam apresentar complicações como a falta de estabilidade do tronco. Através do método oferecido pelo Pilates, há a recuperação dessa estabilidade, bem como do controle dos músculos do corpo, tornando o dia a dia menos sofrido.

Por conta disso, durante todo esse processo, é imprescindível estar acompanhado de um profissional especializado. Isso porque ele estará a par das especificidades do quadro de esclerose múltipla da pessoa e saberá conduzir a realização da atividade da maneira que mais a beneficiará, evitando qualquer tipo de lesão. Além disso, à medida em que a doença progride, é necessário fazer adaptações nessa rotina de exercícios.

A esclerose múltipla dificulta em muitos sentidos a vida dos portadores da doença. Você sendo uma pessoa que trava essa batalha diariamente ou tendo uma pessoa querida que passa por isso, sabe muito bem do que estamos falando. Portanto, investir em ferramentas que possam aliviar todas as questões – físicas e emocionais – causadas pela doença é essencial para garantir mais qualidade de vida a essas pessoas.

AKTA-Liv-Fisioterapia-Pilates-para-esclerose-multipla-paciente-fazendo-pilates

Para isso, conte com o trabalho de um fisioterapeuta, o profissional ideal para montar um plano de exercícios confiável e eficaz a fim de atingir resultados gradativos de alívio das dores e tensões causadas pela esclerose múltipla. Ele fará o acompanhamento desse paciente para avaliar seu desempenho e evolução, assim como orientar a família sobre como estimulá-lo no dia a dia.

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com um espaço completo de Movimento, Fisioterapia e Pilates onde o Fisioterapeuta Guilherme Abreu realiza atendimentos individualizados, respeitando todos os protocolos de prevenção do coronavírus.

Outros posts de interesse:

Pilates E Os Benefícios Da Prática Para A Sua Saúde

Doença De Parkinson: Como A Fisioterapia Pode Ajudar

 

Guilherme Abreu

Fisioterapeuta * Instrutor de Pilates

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook