(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Cirurgião-de-Cabeça-e-Pescoço

Cirurgião de Cabeça e Pescoço: Saiba Quando Procurar a Ajuda Deste Especialista

Muitas pessoas não sabem o que faz o cirurgião de cabeça e pescoço e tampouco quais sintomas considerar para procurar a ajuda deste especialista. Hoje vamos ajudá-lo a entender mais sobre o assunto.

Você já ouviu falar no médico cirurgião de cabeça e pescoço? A cabeça e o pescoço são partes do corpo muito importantes, e quando surgem algumas alterações isso gera muita preocupação, não é mesmo? Você saberia dizer qual especialista procurar quando identificar algum sintoma em uma dessas áreas do corpo? Hoje você vai descobrir qual é o especialista mais indicado para diagnosticar essas alterações e quando procurar o cirurgião da cabeça e pescoço.

O médico cirurgião da cabeça e pescoço é responsável por fazer uma análise crítica das alterações que surgem nessas regiões, para saber se pode ser um caso cirúrgico, se pode levar a um quadro mais grave como o câncer ou se é possível fazer um tratamento de forma não invasiva. Alterações na glândula tireoide, na face, no couro cabelo, na boca, nas glândulas salivares, na faringe, na laringe e surgimento de nódulos no pescoço, são objeto de estudo e trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço.

Juntamente com o trabalho de outras especialidades como dermatologista, endocrinologista e dentista, o diagnóstico pode ser feito com mais rapidez e o tratamento pode ser iniciado.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Cirurgião-de-Cabeça-e-Pescoço-lesoes-tireoide

Alterações na glândula tireoide que devem levar ao cirurgião da cabeça e pescoço

A glândula tireoide é um importante órgão que fica localizado na região do pescoço, e tem a função de produzir hormônios que regulam o metabolismo e funcionamento do corpo todo. Seu mal funcionamento pode acarretar mudanças importantes e negativas para o paciente.

Na glândula tireoide podem haver duas alterações, fisiológicas, ou seja, um desequilíbrio de suas funções como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, e as alterações morfológicas, que pode ser o aumento do tamanho da glândula ou o surgimento de caroços.

Neste último caso, das alterações morfológicas é que fazem parte da expertise do cirurgião de cabeça e pescoço. Por isso o trabalho conjunto com um médico endocrinologista é muito importante nestes casos.

Alterações da face e couro cabeludo que devem levar ao cirurgião da cabeça e pescoço

Existem algumas condições que podem causar nódulos nas regiões da face e do couro cabeludo, como cistos cutâneos ou feridas na face que demoram a melhorar e cicatrizar. Os nódulos são comumente chamados de caroços, que começam com um inchado na superfície da pele e progridem para um caroço mais duro e aparente.

Os cistos na verdade são bolsas que são preenchidas com pus ou algum fluido, podendo ser cancerígeno ou não. Por isso é muito importante que ao perceber essas alterações na região da face e couro cabeludo, procure o médico cirurgião de cabeça e pescoço.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Cirurgião-de-Cabeça-e-Pescoço-lesoes-na-boca

Alterações na boca e nas glândulas salivares que devem levar ao cirurgião de cabeça e pescoço

Nossa boca é uma parte que merece muito cuidado e atenção devido seu grau de importância, é por meio dela que nos alimentamos e nos comunicamos verbalmente. Nela podem surgir algumas alterações morfológicas incomuns como feridas ou aftas que demoram a cicatrizar, e é importante que sejam avaliadas por um médico cirurgião da cabeça e pescoço.

O que poucas pessoas têm conhecimento é que dentro da boca existe um outro órgão muito importante e que é responsável por umedecer nossa boca e auxiliar no processo de deglutição e digestão, são as glândulas salivares. Se você tem sentido certa dificuldade para essas funções, suas glândulas podem estar bloqueadas por cálculos que se formam em seus dutos. Isso pode causar alguns problemas, por isso é essencial que se procure um cirurgião de cabeça e pescoço, especialista que também é responsável por essa área do corpo humano.

Alterações na faringe e laringe que devem levar ao cirurgião de cabeça e pescoço

A faringe e a laringe são órgãos que se comunicam, mas tem funções diferentes. A faringe conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Funciona como ponto de encontro entre o aparelho digestório e o respiratório. Existem alterações que podem impedir um equilíbrio das funções e que pode ser caracterizado por sintomas de rouquidão, alteração na voz, nódulo ou massa no pescoço.

O cirurgião de cabeça e pescoço deve ser procurado quando são identificados esses sintomas. As causas podem ser por esforço excessivo das cordas vocais, bactérias, tumores ou cistos que devem ser examinados pelo especialista.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-sintomas-cirurgia-de-cabeca-e-pescoco

Sintomas que alertam para alterações que devem levar ao cirurgião da cabeça e pescoço

– Rouquidão persistente por mais de 15 dias;

– Caroço no pescoço;

– Lesão tipo afta na boca ou garganta que não melhoram ou cicatrizam;

– Ferimento na face ou couro cabeludo que não cicatrizam;

– Alteração no olfato (cheiro) ou paladar (gosto);

– Dificuldade de engolir.

Alguns desses sintomas podem ser confundidos com um resfriado ou com uma baixa da imunidade. Mas é importante que, ao persistirem tais sintomas, o paciente agende uma consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço para um diagnóstico dessas alterações e aumento das chances de cura.

Ffatores que podem levar ao agravamento das doenças devem ser informados ao cirurgião de cabeça e pescoço, como pacientes fumantes, alcoolismo, histórico de câncer na família e exposição solar.

Se você possui algum dos sintomas descritos neste post, agende uma consulta  com o Dr. Marcelo Schalch. Atendimento no Centro Terapêutico AKTA Liv, que conta com um núcleo de tireoide, referência para os cuidados e tratamento integrando endocrinologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Dr. Marcelo Schalch - Cirurgião de Cabeça e Pescoço

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook