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FISIOTERAPIA - AKTA LIV - PILATES - MUSCULOS DO CORE - PILATES PARA GESTANTES

Pilates e os benefícios da prática para a sua saúde

Vamos falar sobre os benefícios do Pilates para a saúde? Hoje em dia é de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos traze muitos benefícios para a nossa saúde física e mental. Quando praticamos exercícios físicos temos mais energia e disposição e ainda conseguimos manter um peso saudável.

Quando pensamos em exercícios físicos, geralmente pensamos em corrida, exercícios de alta intensidade (hiit), ciclismo, esportes coletivos como futebol, ou academia. Mas você pode ficar surpresa ao descobrir que uma das maneiras mais eficazes de condicionar seu corpo com segurança é praticando Pilates.

O método por trás do Pilates já existe há décadas e era originalmente usado por dançarinos, para fortalecer seus corpos sem arriscar lesões ou aumentar o volume dos músculos. O Pilates coloca ênfase no alinhamento postural, respiração e fluxo de movimento para melhorar a flexibilidade, coordenação e equilíbrio, construir força no core e desenvolver um maior controle e resistência no corpo.

Praticar Pilates regularmente tem o potencial de beneficiar qualquer pessoa, desde o praticante mais iniciante até o mais avançado. Mas é curiosamente uma prática particularmente muito benéfica para as mulheres. Vamos conhecer mais sobre esta prática?

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O PILATES CONSTRÓI MÚSCULOS ALONGADOS E DELGADOS

O Pilates é ótimo para aumentar sua força muscular sem aumentar o tamanho dos seus músculos. Os exercícios do método Pilates focam na sua postura e alinhamento e, ao realizar esses movimentos corretamente, o resultado será um corpo bem definido mas não necessariamente.

O PILATES PREVINE E AJUDA NA REABILITAÇÃO DE LESÕES

Dificilmente você ouvirá de alguém que sofreu uma lesão durante a prática de Pilates, desde que a atividade seja realizada com o acompanhamento de profissional capacitado, como o Ft. Guilherme Abreu, fisioterapeuta residente do Centro integrado AKTA Liv. Na verdade, muitas pessoas que decidem experimentar o Pilates pela primeira vez o fazem para ajudar na recuperação após uma lesão ou como medida preventiva.

Na rotina de academia, a maioria das pessoas só consegue trabalhar os músculos maiores e mais visíveis com exercícios de musculação, esportes ou corrida. Incorporar o Pilates em seu programa de treinamento também fará com que você trabalhe os grupos musculares menores, aqueles que ajudam no equilíbrio, controle motor e dão estabilidade ao seu corpo, trabalhando na prevenção de lesões.

O PILATES PROMOVE A RESISTÊNCIA DO CORE E ESTABILIDADE

FISIOTERAPIA - AKTA LIV - PILATES - MUSCULOS DO CORE

O seu core não é formado apenas pelos músculos na frente do torso. O core engloba 29 pares de músculos que têm a função de suportar e estabilizar a bacia, a pélvis e o abdômen. Este grupo muscular fica em volta de toda a região do tronco e ao longo da coluna lombar. Os principais músculos do core são os abdominais, diafragma, assoalho pélvico, lombares, glúteos e oblíquos.

Os movimentos do Pilates são ensinados de maneira lenta e controlada, focando na forma de execução perfeita. O praticante aprende a manter a coluna alinhada e ajuda o core a trabalhar com mais eficiência.

O PILATES FORTALECE O ASSOALHO PÉLVICO

Uma questão muito delicada para as pessoas que já tiveram parto ou que estão em idade mais avançada é a incontinência urinária. Nunca é tarde para começar a praticar Pilates e esta modalidade vai ajudar a trabalhar a musculatura do assoalho pélvico. Mas, não é preciso esperar – se você tem a intenção de engravidar no futuro, uma prática regular de Pilates ajudará a fortalecer os músculos do assoalho pélvico na preparação para o parto.

Nota: Embora os exercícios de Pilates tenham baixo impacto, é sempre uma boa ideia para as novas mães consultar um fisioterapeuta especializado em reabilitação pós-natal para aconselhar como e quando é seguro voltar à prática de exercícios regulares.

O PILATES AJUDA A MELHORAR A POSTURA

FISIOTERAPIA - AKTA LIV - PILATES - MUSCULOS DO CORE - coluna neutra

Sua mãe também corrigia a sua coluna toda vez que te via? “Levanta a coluna! Ombros para trás”! Pois bem, ela tinha razão – a postura costuma estar associada a diversos tipos de problemas que vão desde as dores nas costas às dores de cabeça. Um boa postura também proporciona uma oxigenação mais eficiente do corpo.

Praticar uma hora de Pilates por semana não eliminará todos os desequilíbrios aos quais o seu corpo foi submetido ao longo da vida, mas através da prática frequente você ensinará seu corpo a se sustentar e começará a minimizar o impacto de ficar sentado por muito tempo ou de cabeça baixa olhando para o celular.

O PILATES AJUDA A MELHORAR A PERFORMANCE EM OUTRAS ATIVIDADES

FISIOTERAPIA - AKTA LIV - PILATES - MUSCULOS DO CORE - DEADLIFT

A melhor forma postural é quando estamos com a coluna neutra, mas a maioria das pessoas é incapaz de manter esta postura. Mas a prática do Pilates nos ensina a manter a coluna em posição neutra, o que pode ser extremamente benéfico no seu dia-a-dia e se você pratica outras atividades físicas – especialmente para conseguir uma boa forma para a prática de musculação. Um dos movimentos mais populares nas academias é o deadlift, mas também pode ser o mais perigoso se a sua coluna estiver desalinhada.

O Pilates é considerado um dos melhores exercícios para quem deseja estimular a musculatura corporal, aliviar o estresse, emagrecer, evitar doenças cardiovasculares, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, amenizar dores entre muitos outros benefícios que auxiliarão seu corpo e sua mente. E você, já praticou Pilates antes?

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O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

Agende uma aula experimental de Pilates com o Ft. Guilherme Abreu aqui ou pelo WhatsApp da clínica (+55 11 91007-4004)!

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O Método de Emagrecimento AKTA Liv trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

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