(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-posso-parar-de-tomar-Levotiroxina

Levotiroxina: O que acontece se eu parar de tomar?

A levotiroxina é um medicamento cujo tratamento deve ser acompanhado por um endocrinologista para evitar intercorrências. Quando interrompido, o paciente pode regredir em sua evolução no tratamento do hipotireoidismo e sintomas como desânimo, inchaço e aumento dos níveis de colesterol podem ressurgir.

A Levotiroxina é um medicamento conhecido como um grande aliado no tratamento para questões da tireoide, uma glândula que regula diversos processos essenciais do nosso corpo através da produção de hormônios. Esse remédio é indicado para casos em que o paciente precisa de uma reposição ou suplementação hormonal para lidar com distúrbios da tireoide, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Para aqueles que fazem o tratamento com a levotiroxina ou que estão prestes a iniciar um, é preciso cuidado em sua condução. Estar amparado por um médico especialista no problema que você está enfrentando é essencial para que não haja riscos para a sua saúde e que o tratamento escolhido seja eficiente ao paciente dentro do menor tempo possível. Se esse for um tratamento contínuo, é o profissional quem poderá ajustar as doses e auxiliar o paciente a manter sua qualidade de vida mesmo com o uso do medicamento.

No caso da levotiroxina, é preciso um cuidado ainda maior: a interrupção de seu uso pode causar algumas consequências para a saúde, pois faz com que sintomas do hipotireoidismo retornem. Há também aqueles que, devido à correria da rotina, esquecem de tomar o remédio, o que pode causar a mesma consequência.

Saiba mais neste novo conteúdo que preparamos para você.

Leia também: Tireoidite de Hashimoto – Dieta pode ajudar?

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-levotiroxina-Alimentar-Mulher-Pensativa

O que é levotiroxina

A levotiroxina é um medicamento indicado para a reposição ou suplementação de hormônios, que pode ser tomado em casos de hipotireoidismo ou quando há falta de TSH na corrente sanguínea. TSH é a sigla usada para Thyroid Stimulating Hormone, que, em português, significa Hormônio Estimulador da Tireoide.

Esse medicamento pode ser tomado tanto por crianças quanto por adultos. A levotiroxina também pode ser usada após a remoção cirúrgica da glândula tireoide ou para fins diagnósticos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo ou de glândula tireoide autônoma, quando solicitado pelo médico.

Quanto às contraindicações desse medicamento, não há nenhuma relacionada à faixa etária. Porém, devem evitar o uso da levotiroxina:

– Pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula;

– Pessoas com insuficiência suprarrenal descompensada;

– Pessoas que tiveram um infarto do miocárdio recente;

– Pessoas com tireotoxicose não tratada;

– Pessoas com hipertireoidismo não tratado.

Vale destacar que, ainda que você não tenha nenhuma das condições citadas acima, é imprescindível consultar um médico antes de iniciar um tratamento com qualquer medicação. Há casos em que um medicamento pode ajudar um paciente a tratar uma questão relacionada a sua saúde, mas acabar desequilibrando outra.

Nas farmácias, a levotiroxina pode ser encontrada como medicamento genérico e com outros nomes comerciais, como Synthroid, Puran T4, Euthyrox ou Levoid, disponíveis em diferentes doses, por isso é tão importante que o tratamento com o medicamento seja acompanhado por um médico especializado. Essas doses serão ajustadas por ele de acordo com as suas condições de saúde. 

Tratamento

O tratamento com a levotiroxina é de uso contínuo ou temporário e isso será definido pelo médico responsável durante o tratamento. É algo que pode variar ao longo do tempo, pois depende da resposta do paciente ao tratamento. Quanto à indicação da dose a ser utilizada, ela varia de acordo com o grau de hipotireoidismo da pessoa, idade e possível intolerância ao uso da medicação.

Interromper o tratamento da levotiroxina pode trazer graves consequências para a saúde de uma pessoa. Parar de tomar o medicamento ou mesmo esquecer frequentemente de ingeri-lo faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais estão: inchaço, aumento do colesterol, irregularidades menstruais (no caso das mulheres), cansaço, desânimo, sonolência, fragilidade nas unhas e cabelos e constipação intestinal.

Há pacientes que precisam tomar a medicação pelo resto de sua vida. Apesar disso, o acompanhamento médico continua sendo imprescindível, pois as doses devem ser reajustadas ao longo do tempo.

Saiba mais: Desequilíbrio hormonal e as consequências para a saúde

Tratamento de Hipotireoidismo e Uso de Levotiroxina com a Equipe do Centro Terapêutico Akta Liv

A Akta Liv é uma clínica que conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas, estrutura moderna e tratamentos multidisciplinares para garantir um atendimento integrado para os nossos pacientes. Além do nosso próprio estúdio de Pilates e Ginástica, temos autonomia para realizar os principais exames metabólicos necessários no curso do tratamento da perda de peso.

Se você está enfrentando problemas na tireoide ou faz o tratamento com a levotiroxina e possui dúvidas a respeito dele, entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Para acessar mais conteúdos sobre saúde, acesse o nosso blog.

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Quer emagrecer com saúde?

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe especializada em emagrecimento saudável. Nossa vocação é cuidar de você.