(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-desequilibrio-hormonal

Desequilíbrio Hormonal e as Consequências para a Saúde

Desequilíbrio hormonal – Você sabia que um médico endocrinologista pode te ajudar a emagrecer? Se o trabalho dele for executado em conjunto com uma equipe multidisciplinar, os resultados serão ainda melhores. Quer saber o motivo? Leia o nosso blog e descubra.

O desequilíbrio hormonal interfere em funções que são fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde humana. Cada hormônio possui uma função específica e, se funcionando perfeitamente, mantém as atividades do corpo de maneira equilibrada. Em síntese, hormônios são substâncias que agem para controlar e sistematizar o corpo humano. Os hormônios respondem por funções essenciais do ser humano como o sono, desejo sexual, crescimento, então se preocupar com eles é zelar pela sua saúde. 

O que muitos não sabem é que o desequilíbrio hormonal pode estar presente de maneira sutil, impossibilitando que o indivíduo reconheça as disfunções. Características como sono em excesso, insônia, excesso de fome, dor de cabeça frequente, baixa libido, cansaço constante, acne adulta, queda de cabelo, problemas de digestão, irregularidade menstrual, estresse e calor excessivo são alguns dos sinais do desequilíbrio hormonal, muitas vezes ignorados.

De acordo com o ministério da saúde, 10% dos brasileiros possui disfunções hormonais e a cada 10 casos, 9 são constatados em mulheres.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-desequilibrio-hormonal-tireoide

Mas o que o desequilíbrio hormonal pode causar?

As consequências de hormônios desequilibrados são diversas e difere de pessoa para pessoa. Criança, adulto, homem, mulher, sedentário, ativo e até a alimentação; tudo isso influencia mas, no geral, desequilíbrios hormonais são os grandes causadores de doenças como diabetes, ovários policísticos e obesidade. Mulheres costumam sofrer um pouco mais por conta da menstruação, gravidez, menopausa, mas os homens não estão isentos.

Em crianças, o desequilíbrio hormonal pode causar a puberdade precoce. Com um estirão no crescimento, alteração no hormônio do crescimento, há o desenvolvimento dos pelos e um dos tratamentos oferecidos é exatamente o tratamento hormonal.

A insônia, por exemplo, é o resultado de hormônios desestabilizados. Para que o sono seja de qualidade, a melatonina, testosterona, hormônios da tireoide e outros precisam estar em condições saudáveis. Quer outro exemplo? Vamos lá. Seu humor costuma oscilar muito durante o dia? Isso é característica de disfunções hormonais. Oscilando você fica estressado e tende a ficar mais agitado, ansioso, tendo mais dificuldade para dormir. Uma coisa acarreta a outra e fica difícil retomar o controle sem ajuda profissional.

Já conheceu alguém acima do peso que alegava ter hipotireoidismo? A verdade é que muitas pessoas não associam o ganho de peso com distúrbios hormonais e começam a apostar em dietas restritivas, aumentando o problema. Isso acontece porque de acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa farmacêutica, ¼ da população brasileira que possui a doença não faz nenhum tipo de tratamento e se faz, faz de forma errada.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-desequilibrio-hormonal-insonia

Como identificar distúrbios hormonais e qual é o tratamento correto?

Uma paciente chega ao consultório do nutricionista reclamando de ganho de peso excessivo nos últimos meses. Uma paciente ativa, mas que não segue um estilo saudável de alimentação. O nutricionista faz o trabalho dele, mas no primeiro retorno, os resultados não são muito animadores. Ele pede alguns exames e o resultado: alteração nos hormônios da tireoide. Entende que prescrever uma dieta não solucionaria o ganho de peso da paciente? O trabalho em conjunto do médico endocrinologista, do nutricionista, de um profissional de educação física e até um psicólogo seria ideal para que os objetivos dela fossem alcançados.

O corpo fala e você precisa saber escutá-lo. Ao mínimo sinal, procure ajuda de um especialista! Médicos endocrinologistas são os profissionais capacitados para esses casos e a opinião é unânime: busque tratamento multidisciplinar.

O endocrinologista irá diagnosticar o desequilíbrio hormonal e o que ele causa e o tratamento será feito de maneira multidisciplinar; médico reumatologista, ginecologista, entre outros especialistas, oferecerão um atendimento completo, solucionando de fato o problema do paciente; por isso a importância de procurar uma clínica multidisciplinar de endocrinologia.

Tratamento multidisciplinar para distúrbios hormonais

Uma clínica multidisciplinar como o Centro Terapêutico AKTA Liv costuma contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados, desde endocrinologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e até psicólogos, o que facilita o tratamento para o cliente que terá acesso a todos os profissionais em um só lugar.

Quando estruturado da maneira correta, o tratamento multidisciplinar de distúrbios hormonais é usado como meio seguro, efetivo e qualificado de atender o paciente. Nesse modelo de tratamento, o distúrbio será tratado a fundo, gerando resultados à longo prazo.

Sendo assim, podemos afirmar que hormônios são essenciais para o desenvolvimento humano desde o nascimento até após a chegada da terceira idade, então não existe um público específico que precise se atentar aos sintomas de disfunções hormonais, muito menos um específico que deva procurar ajuda. Em qualquer idade, o bom funcionamento dos hormônios irá beneficiar sua saúde e bem estar.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Dra. Ana Priscila Soggia

Endocrinologista e Metabologista