njavjav onlineav onlinenjavnjavjav onlinenjavjav onlinenjavnjavav onlineav onlinejav onlinejav onlinejav onlinenjavjav onlinejav onlineav onlinejav onlinenjavnjavjav onlineav onlineav onlineav onlineav onlinenjavnjavnjavToda Makoto, HUBLK-007, MISM-313, jav online, CEMD-503, Lauren Karen, HALE-040, njav, Love Tin, JUQ-619,
(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Emagrecimento-Endocrinologia-jejum-intermitente-ajuda-a-emagrecer

Jejum intermitente ajuda a emagrecer?

Cada vez mais escutamos falar de jejum intermitente como uma dieta eficaz para emagrecer. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se esse tipo de restrição alimentar é realmente eficaz quando se quer perder peso. Fique conosco para entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir se o jejum intermitente é uma boa alternativa para você.

O jejum intermitente consiste em um estilo de alimentação onde a pessoa intercala períodos de jejum e de alimentação em uma janela de tempo. Existem vários métodos de jejum intermitente que podem incluir a restrição alimentar em dias alternados, diariamente ou por períodos determinados.

O jejum intermitente vem se tornando muito popular devido aos resultados rápidos obtidos por algumas das pessoas que aderem ao método, divulgados amplamente nas mídias. Entretanto, pouco se fala do efeito sanfona, tão comum quando a pessoa deixa de fazer o jejum intermitente.

Sabemos que um dos fatores que contribuem para o ganho de peso é uma dieta desregulada. Sendo assim, um método como o jejum intermitente pode fazer parte de uma estratégia de emagrecimento pois exige disciplina com os horários da janela de alimentação.

Dizemos que o jejum intermitente pode fazer parte de uma estratégia de emagrecimento porque, tão importante quanto a quantidade de comida, é a qualidade daquilo que se come. Dessa forma, o jejum intermitente deve ser planejado por um nutricionista para suprir todas as suas necessidades nutricionais durante a aplicação do método. Além disso, a prática de atividades físicas também deve fazer parte de uma estratégia de emagrecimento de longo prazo.

Em alguns casos, o jejum intermitente parece trazer benefícios importantes, como para pessoas com resistência a insulina. Entretanto com disciplina, uma dieta convencional (que não inclua jejum intermitente) também pode apresentar os mesmos resultados em relação à perda de peso e gordura.

Vamos saber mais sobre esse método tão utilizado em estratégias de emagrecimento hoje em dia.

AKTA-Liv-Emagrecimento-Endocrinologia-jejum-intermitente-ajuda-a-emagrecer-relogio-com-alimentos

Jejum intermitente é para mim?

A resposta é sempre DEPENDE. Isso porque, apesar de seguro para algumas pessoas quando parte de uma estratégia controlada de emagrecimento, o jejum intermitente pode ter efeitos secundários em algumas pessoas e é contraindicado para outras. 

Alguns pacientes podem apresentar sintomas de desregulação do mecanismo cerebral de controle da fome. Alguns desses sintomas são fraqueza, dor de cabeça, fome, irritabilidade, ansiedade, perda de memória e de concentração, entre outros. Tais sintomas podem ser temporários, de acordo com o período que o corpo necessita para se adaptar a essa nova estratégia alimentar.

Algumas pessoas, entretanto, não devem praticar o jejum intermitente. Crianças, pacientes com diabetes, idosos, imunodeprimidos e indivíduos com distúrbios alimentares não são candidatos a fazer uso desse método na sua estratégia de emagrecimento.

A mera restrição alimentar durante certos períodos de tempo não é garantia de emagrecimento. Por isso o jejum intermitente não garante um emagrecimento duradouro e tampouco saudável.

Muitas pessoas exageram nos alimentos calóricos e gordurosos durante a janela de alimentação, o que pode levar ao consumo do mesmo número de calorias (ou mais) que ela consumiria sem fazer o jejum intermitente. Há ainda o risco de os alimentos consumidos durante os períodos de jejum não serem capazes de suprir as necessidades nutricionais diárias e levar a episódios de picos de fome.

Para essas pessoas, a restrição pode levar a cometer exageros em uma tentativa de saciar sua fome. Tal descontrole pode inclusive resultar em transtornos alimentares. Por isso, ao considerar fazer o jejum intermitente, é indispensável a liberação do endocrinologista e o acompanhamento de um nutricionista.

Praticar jejum intermitente faz mal para o meu corpo?

Primeiramente devemos considerar que o emagrecimento resultante da prática de jejum intermitente não é sustentável. Após passar por um longo período de restrição, o corpo passa a armazenar gordura para não ficar sem energia nas horas de jejum intermitente.

A perda de peso que algumas pessoas observam quando aderem ao jejum intermitente pode corresponder a uma perda de massa muscular e água. Isso quer dizer que o número na balança pode ter abaixado, mas não houve eliminação de gordura.

Com a prática prolongada, o paciente corre ainda o risco de adquirir deficiências nutricionais que levam a mudanças importantes no organismo, como: constipação, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, anemia, osteoporose, desidratação, dificuldade de concentração, dentre outros.

Dietas muito restritivas podem levar a extremos, como: levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares onde o paciente busca reduzir mais e mais a ingestão de calorias ou, ainda, casos em que exageram na ingestão calórica depois de um certo tempo.

Por essa razão ressaltamos que o jejum intermitente pode fazer parte de uma estratégia de emagrecimento. Entretanto esse paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar para que o paciente possa alcançar os resultados que deseja. O emagrecimento saudável e duradouro só é possível quando aliamos a prática de exercícios físicos e uma boa estratégia alimentar.

Como emagrecer após os 40

Então, qual é a melhor dieta para emagrecer?

Não há uma única dieta que funcione para todos da mesma forma. Cada paciente precisa ser avaliado dentro de suas particularidades, suas necessidades nutricionais, histórico de saúde e questões genéticas.

Uma estratégia incompatível com as particularidades de um paciente não terá efeitos duradouros. Além de não promover o emagrecimento, a saúde do paciente poderá ser afetada negativamente.

Com esses pontos em mente, a melhor dieta é aquela que o paciente consegue seguir e com a menor chance de “furos” possível.

O jejum intermitente está longe de ser a solução para a obesidade, mas pode fazer parte de uma estratégia individualizada de emagrecimento e ajudar quem deseja resultados na balança.

Durante a prática do jejum intermitente é natural que a pessoa perca bastante peso, sobretudo nos primeiros dias. Isso ocorre devido à restrição calórica, que leva à perda de água e glicogênio.

Após o período de adaptação, é natural que o corpo se estabilize e a pessoa pare de perder peso. Nessa fase, se o paciente não conta com o acompanhamento profissional, ele será vítima do indesejado efeito sanfona.

Para evitar esse e outros efeitos indesejados das dietas para emagrecer, o paciente deve optar por fazer a dieta em uma clínica capaz de oferecer acompanhamento multidisciplinar e especializado. Profissionais como endocrinologista, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta são indispensáveis nesse processo.

Ainda mais importante para ter sucesso com a dieta é entender que o processo de perda de peso não é rápido, mas que é possível quando respeitada a individualidade de cada pessoa na elaboração da estratégia de emagrecimento e aliada a novos hábitos.

Comer e dormir bem, praticar atividades físicas e beber água devem ser parte da rotina de quem deseja emagrecer e permanecer magro. E, como vimos, o jejum intermitente pode ser uma opção dentro de uma estratégia planejada de emagrecimento.

Emagrecimento Saudável e sem reganho de peso com o AKTA Liv

Se você deseja emagrecer, mas concorda que esse processo deve ser feito de maneira responsável, conte conosco.  Trabalhamos com você para criar um tratamento personalizado e que atenda às suas necessidades individuais.

Acreditamos que os cuidados integrados com a alimentação, o metabolismo e o comportamento no tratamento do excesso de peso são essenciais para resultados satisfatórios. Cuidando desses três pilares é possível emagrecer sem prejudicar a saúde e sem reganho de peso.

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com uma equipe multidisciplinar para proporcionar aos nossos pacientes um atendimento completo. Contamos com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de termos autonomia para realizar diversos exames importantes nesse processo. Nós cuidamos da sua saúde como um todo e o resultado é o seu emagrecimento.

Na consulta com o endocrinologista serão identificadas questões importantes relacionadas à sua saúde hormonal e em geral. Com essas informações o nutricionista fará a sua dieta personalizada e você terá acompanhamento de ambos os profissionais. Se houver a necessidade de apoio psicológico durante esse processo, nossas psicólogas são especializadas no atendimento de pacientes em processo de perda de peso e sabem exatamente como te ajudar.

Se você acredita na nossa proposta e deseja emagrecer com saúde, sem recorrer a dietas restritivas, entre em contato conosco e agende sua consulta com um dos nossos endocrinologistas.

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Quer emagrecer com saúde?

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe especializada em emagrecimento saudável. Nossa vocação é cuidar de você.