(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-exame-de-calorimetria-indireta

Exame de Calorimetria Indireta: Conheça o seu metabolismo

Com o Exame de Calorimetria Indireta é possível identificar o seu gasto calórico em repouso, possibilitando uma maior compreensão do seu metabolismo e a criação de um tratamento individualizado.

O Exame de Calorimetria Indireta tem a função de medir o seu metabolismo basal, que é o esforço que seu corpo produz para manter as funcionalidades básicas em repouso. Com este exame, fica muito mais fácil para o endocrinologista, nutricionista, nutrólogo ou outro profissional da área, traçar um plano de emagrecimento mais preciso dentro do seu gasto energético basal.

O Gasto Energético Basal (GEB) representa 60 % a 75 % do gasto total que o corpo precisa para manter os sistemas do nosso organismo em atividade, como o sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema digestório e tudo que possibilita o funcionamento vital dos nossos órgãos.

Estudos indicam que o nosso gasto calórico diário é dividido por:

– Alimentos (10 %): Digestão, absorção, metabolismo dos alimentos e armazenamento de reserva de glicogênio e gordura.

– Atividade Física (15 % a 30 %): Energia gasta durante a atividade física.

– Taxa Metabólica Basal (60 % a 75 %): Energia gasta durante os processos corpóreos vitais.

Algumas pessoas têm pouca massa magra e o metabolismo mais lento e, por mais que façam diversas dietas sem prescrições e acompanhamento, a perda de peso é baixa. Em contrapartida, pessoas com este perfil metabólico engordam facilmente quando fogem um pouquinho da dieta. Outras pessoas têm um perfil metabólico diferente e não engordam com tanta facilidade.

Estudos apontam que mulheres tendem a ter o metabolismo mais lento que os homens, o que confirma a impressão popular de que homens emagrecem com mais facilidade do que mulheres. Por isso é muito importante entender que cada corpo tem características próprias e um perfil metabólico único.

Quando o endocrinologista tem os dados individualizados do paciente através do exame de  Calorimetria Indireta, ele poderá usar todas as ferramentas para prescrever uma dieta específica e individual para que seus pacientes enfim consigam obter os resultados esperados.

Como é feito o exame de calorimetria indireta

O Exame de Calorimetria Indireta é muito simples, o paciente ficará em repouso com um bocal instalado na face, do qual é fundamental para que se possa calcular o consumo de oxigênio e a produção gás carbônico. É a partir daí que são feitos os cálculos de quantas calorias a pessoa gasta em repouso.

Essas informações permitem que o cálculo do gasto calórico seja mais exato e que seja prescrita quantas calorias o paciente deve consumir por dia, apenas para manter o metabolismo basal. Ou seja, pode-se elaborar com mais exatidão um plano alimentar tanto se o objetivo do paciente for emagrecimento, quanto do aumento de massa muscular.

A duração média do Exame de Calorimetria Indireta é entre 15 a 30 minutos, isso irá depender das condições de relaxamento e tranquilidade do paciente. É recomendado uma leitura, ouvir músicas relaxantes ou alguma outra opção que proporcione esse repouso e consiga medir sua taxa basal.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-mulher-deita-fazendo-exame-de-calorimetria-indireta

O que não é recomendado antes do exame de calorimetria indireta

– Comer antes do exame: seu corpo utilizará energia para fazer a digestão, o que vai interferir no resultado;

– Praticar exercícios físicos no dia do exame: a prática de atividade física também aumenta o gasto calórico, por isso evite a prática antes do exame;

– Doenças, mal-estar ou momentos de estresse elevado: Também não é recomendado fazer o exame de calorimetria indireta estando em uma dessas condições, pois os resultados também podem ser interferidos.

Diferença entre o exame de calorimetria indireta e o exame de bioimpedância

O exame de Bioimpedância permite quantificar o tecido muscular, a água e a gordura corporal, proporcionando o detalhamento da composição corporal e do estado nutricional do paciente. Este exame possibilita uma visão mais real do corpo, dando informações exatas, uma vez que apenas o número na balança, de forma isolada, não fornece detalhadamente.

Esta é uma das ferramentas mais importantes para os profissionais da área de nutrição, dando um suporte para um tratamento mais individualizado e, consequentemente, contribuindo para atingir os objetivos do paciente.

O exame de Bioimpedância é realizado com uma balança específica, por aproximadamente 3 minutos, é indolor e seu resultado é praticamente imediato.

O exame de Calorimetria Indireta é hoje o melhor método disponível para calcular a medida do gasto energético em repouso, o que possibilita determinar as necessidades individuais do paciente e aumentar as chances de sucesso do tratamento para emagrecimento.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-exame-de-calorimetria-indireta-pessoa-na-balanca

Com os resultados deste exame, é possível saber se o metabolismo do paciente é mais lento, propiciando um ganho de peso mais facilmente, e de maneira oposta, se comporta o paciente com metabolismo mais rápido. Com base nesses dados, é possível elaborar um plano alimentar com estratégias específicas, para as necessidades daquele paciente.

O Exame de Calorimetria Indireta é realizado em uma maca, onde o paciente ficara deitado com o uso de um bocal. O exame é indolor e o resultado será emitido logo após o término dos 30 minutos.

O Centro Terapêutico AKTA Liv é centro de referência no tratamento de emagrecimento de pacientes com distúrbios hormonais ou não. Nós contamos com todos os equipamentos para a realização do exame de calorimetria indireta, bioimpedância e medição do percentual de gordura marrom de cada paciente, obedecendo a todos os protocolos anti-COVID.

Agende já a sua consulta com um dos nossos endocrinologistas.

Dra. Ana Priscila Soggia - Endocrinologista

Dra. Renata Gonçalves - Endocrinologista

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

× WhatsApp