#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
akta liv - endocrinologia vila mariana - gordura marrom CAPA

Gordura Branca vs. Gordura Marrom

É possível aumentar a taxa de gordura marrom e a taxa metabólica?

O Centro Terapêutico AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia na Vila Mariana, São Paulo. Somos especialistas em emagrecimento sustentável, e contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados, prontos a auxiliar os nossos pacientes (e suas famílias) em seu processo de emagrecimento e melhora da saúde.

Hoje vamos falar sobre dois tipos de gordura presentes no nosso corpo – a gordura branca e a gordura marrom.

A gordura branca é responsável pelo acúmulo de energia no corpo, pela produção de fatores inflamatórios, de hormônios e que, em excesso, pode levar ao desenvolvimento de fatores relacionados à obesidade, como a pressão alta, o diabetes e o colesterol alto. Quando um paciente chega na clínica querendo perder peso, é esta gordura que o médico quer eliminar e que está relacionada a estas complicações.

A gordura marrom, que nós denominamos de gordura boa, é a gordura responsável pela termogênese. Termogênese é o termo que a gente usa para definir a produção de calor. Os seres humanos são seres quentes e mantém uma temperatura corporal em torno de 36-37 C. A gordura marrom é responsável pela manutenção desta temperatura. Portanto, quanto maior a quantidade de gordura marrom, maior é a termogênese e o gasto energético pra conseguir manter a temperatura corporal.

akta liv - endocrinologista vila mariana -gordura marrom - BEBE

Nos recém nascidos, a quantidade de gordura marrom é muito maior do que na vida adulta, para manter a temperatura corporal e evitar perder calor. Com o passar do tempo, a gordura marrom diminui e passa a corresponder a 10% da quantidade de gordura total no nosso corpo. Os estudos que quantificam a quantidade de gordura marrom fazem isto através de um exame chamado Pet FDG. A correlação deste exame com a calorimetria indireta, que mede a taxa metabólica basal mostra que quanto maior a quantidade de gordura marrom, maior é a calorimetria e maior é o gasto energético.

Quando vamos comparar pessoas que moram em áreas diferentes do planeta, identificamos que pessoas que moram em regiões frias tem uma quantidade de gordura marrom maior e, com isto, uma taxa metabólica maior também. Diferentemente da população dos trópicos que, por estarem expostas a altas temperaturas, apresentam uma taxa metabólica menor e um percentual de gordura marrom mais baixo também.

É possível aumentar a taxa de gordura marrom e acelerar o metabolismo?

A comunidade médica, através de estudos científicos, mostra que existe a possibilidade de transformar gordura branca em gordura marrom e aumentar o percentual de gordura marrom no corpo. Além da mudança de hábitos que pode promover a manutenção ou aumento da gordura marrom no corpo, muitos achados médicos estão ainda em fase de estudos e não existe nenhuma medicação aprovada para este fim, neste momento.  

O que existe são protocolos que expõem o paciente ao frio por um período de seis semanas, fazendo com que esta exposição à baixas temperaturas aumente a quantidade de gordura marrom presente no organismo do paciente e, consequentemente, aumente a taxa metabólica aferida através de calorimetria indireta. Assim, mais recentemente, muitos locais no Brasil estão fazendo protocolos para aumentar a quantidade de gordura marrom no organismo através da exposição do paciente ao frio, com resultados muito bons, em torno de 15 a 20% de aumento da taxa metabólica basal.

akta liv - endocrinologista vila mariana - gordura marrom - BANHO FRIO

Em universidades, é possível fazer o exame de Pet FDG. Em clínicas particulares, como a AKTA Liv, a aferição do aumento de gordura marrom no paciente é demonstrado através do exame de calorimetria indireta e termografia cervical que mostra o aumento da taxa metabólica basal.

Hoje trouxemos um vídeo do nosso arquivo onde a Dra. Ana Priscila Soggia (endocrinologista e metabologista) fala sobre as diferenças entre a gordura branca e a gordura marrom e a forma através da qual os níveis de gordura marrom são aferidos no corpo e o que pode ser feito para elevar o percentual corporal deste tipo de gordura.

O Centro Integrado AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia e que oferece tratamentos integrados, baseados em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia. Nossa clínica de endocrinologia na Vila Mariana conta com equipamentos para a realização do exame de calorimetria indireta sem que o paciente precise se dirigir a outro estabelecimento e tornando o processo de avaliação mais prático e conveniente.

Se você tem interesse em descobrir os percentuais de gordura branca e de gordura marrom no seu corpo e, a partir disto, fazer um tratamento individualizado, baseado no seu organismo, entre em contato conosco e agende uma consulta!

***

O Centro Terapêutico AKTA Liv está localizado na Vila Mariana (São Paulo) mas também faz consultas e acompanhamento através de telemedicina. Contamos com uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com você para que seus objetivos de emagrecimento sejam alcançados e mantidos no longo prazo, promovendo o seu emagrecimento de forma saudável e sustentável.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

***

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

× WhatsApp