(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Akta-Liv-clinica-endocrinologia-acelerar-metabolismo-perda-de-peso

É possível acelerar o metabolismo e perder peso?

Você já pensou que tentar acelerar o metabolismo pode auxiliar no seu processo de perda de peso? No blog de hoje vamos falar sobre metabolismo e como acelerá-lo para ajudar na perda de peso. Fique atento às nossas dicas.

Hoje em dia muito se fala em acelerar o metabolismo para a ajudar a perder peso. Mas por muito tempo se acreditou que, a partir de uma certa idade, o nosso metabolismo simplesmente desacelerava e emagrecer se tornava algo muito difícil. Você deve conhecer alguém que faz academia há bastante tempo mas não consegue emagrecer e chegar no seu peso ideal – talvez você seja essa pessoa.

Na tentativa de acelerar o metabolismo, muitas dessas pessoas já se aventuraram em dieta altamente restritivas, ou consumindo chás e pílulas milagrosas que leram na internet ou que algum conhecido recomendou. Mas fique atento pois métodos drásticos e sem acompanhamento do endocrinologista podem estar sabotando o seu processo de emagrecimento.

Hoje já se sabe que o peso corporal depende da quantidade de calorias que são ingeridas e a quantidade de calorias gastas, cálculo que resulta na taxa metabólica basal. Já foram desenvolvidos muitos estudos para descobrir remédios e formas de controlar a saciedade, a fome e a vontade de comer, mas muito pouco se fala sobre protocolos para acelerar o metabolismo.

Muitas vezes o ganho de peso não está relacionado ao superávit calórico, mas sim a algum desequilíbrio metabólico, causado por uma questão genética, de idade ou de hormônios, que acabam contribuindo para o acúmulo de gorduras e impedindo o processo de acelerar o metabolismo.

Akta-Liv-clinica-endocrinologia-acelerar-metabolismo-perda-de-peso-homem-com-gordura-abdominal

Gordura marrom pode acelerar o metabolismo?

Uma questão que ainda está em desenvolvimento na área de endocrinologia é a descoberta da gordura marrom. Sabemos que existem dois tipos de gordura no nosso corpo: a gordura branca, que é aquela acumulada na maior parte do corpo e que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e a gordura marrom, que tem um papel importante da termogênese, ou seja, ela queima calorias para gerar calor no corpo humano, por isso é chamada de gordura boa.

A gordura marrom é responsável por manter a temperatura corporal entre 36 a 37 graus, independente da temperatura externa, e com isso acontece uma queima de calorias. Já existem estudos científicos que mostram os benefícios da gordura marrom para a saúde. Segundo estudos, quanto maior a quantidade dessa gordura no nosso corpo, maior será a taxa metabólica basal e menores serão as chances de ganhar peso, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e mantendo o metabolismo acelerado.

Existem alguns fatores que envolvem o bom funcionamento do metabolismo e o corpo humano está constantemente transmitindo sinais de que alguma coisa precisa mudar, porém nem todas as pessoas são capazes de identifica-los. Por isso o processo de emagrecimento precisa ser acompanhado de perto por uma equipe de especialistas aptos para identificar esses sinais. Tais sinais mostram que seu corpo está trabalhando de maneira mais lenta, devido alguns maus hábitos adquiridos ao longo dos anos ou a fatores intrínsecos que estão dificultando a tentativa de acelerar o metabolismo.

Akta-Liv-clinica-endocrinologia-acelerar-metabolismo-perda-de-peso-mulher-comendo-barra-de-chocolate

Sinais de que o seu metabolismo anda lento

Gordura localizada em novos lugares: Encontrar novas dobrinhas em lugares diferentes pode ser um tanto frustrante para pessoas que estão tentando perder peso através de dietas muito restritivas, na intenção de acelerar o metabolismo. Quando isso acontece, é um sinal de que seu metabolismo está na verdade desacelerado, seu corpo procura novos locais de armazenagem, e regiões que antes não tinham gordura agora passam a ter.

Vontade de comer doce em horários específicos: Devido a dietas malucas que recomendam um consumo calórico muito baixo ou até a restrição de algum macronutriente (carboidrato, gordura e proteína), seu corpo passa a entender que precisa de energia. Isso faz com que você sinta mais vontade de comer doces e outros carboidratos, principalmente em horários que o corpo solicita mais energia, como no fim da tarde por exemplo.

Fique de olho nos cabelos e pele: O exterior reflete o interior e a saúde da pele e do cabelo dizem muito sobre os hormônios que regulam nosso metabolismo, e determinam se ele está lento ou acelerado. Por isso, não há creme mais caro do mundo que deixe seu cabelo e sua pele bonitos, se o problema vir de dentro. Você precisa de orientações médicas para que seus hormônios como a tireoide sejam regulados, pois eles são responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo, que irá refletir na saúde dos seus cabelos e de sua pele.

Aumento de peso mesmo em déficit calórico: Quando o corpo passa por períodos de baixa caloria, ele entende que precisa desacelerar o metabolismo para que seus órgãos consigam trabalhar com a pouca energia que está sendo abastecida. Esse é um dos erros mais comuns no processo de quem tenta acelerar o metabolismo para emagrecer.

Desmotivado e sem energia: Com o metabolismo funcionando lentamente, o corpo entende que precisa privar energia, fazendo com que você se sinta mais cansado e sem energia para desempenhar atividades físicas. Isso irá dificultar o processo de acelerar o metabolismo.

Se você se identificou com um desses sinais de metabolismo lento, a melhor opção é entrar em contato seu um médico endocrinologista. O processo de acelerar o metabolismo não é simples, portanto,

as suas chances de sucesso são maiores com o apoio de uma equipe de especialistas que conta com endocrinologista, nutricionista e educador físico, como a equipe do Centro Terapêutico AKTA Liv.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!