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Esqueça as Dietas Restritivas em 2021

Esqueça dietas restritivas e que exigem grandes privações. Neste ano foque em mudanças possíveis e que trarão benefícios de longo prazo.

Iniciamos o ano de 2021 com muita sede de mudanças, motivada pelas grandes transformações as quais passamos em 2020. E é muito comum que toda virada de ano venha acompanhada de resoluções de ano novo que queremos vencer no ano que se inicia. E se ao invés de criar metas loucas e pouco alcançáveis, criarmos resoluções que levaremos para a vida e escolhermos uma ou duas palavras com as quais buscaremos alinhar nossas vidas daqui para a frente?

Embora sempre tenhamos as melhores intenções ao definir nossas resoluções de ano novo, na maior parte das vezes abandonamos nossas metas antes do final de janeiro! Agora jogue a primeira pedra quem nunca fez uma resolução de ano novo que dizia respeito a dietas restritivas para ficar com o corpo legal para o carnaval?

Pois é … as resoluções de ano novo que envolvem dietas restritivas com o objetivo de perda rápida de peso figuram entre aquelas resoluções que são rapidamente abandonadas ou esquecidas! E é por este motivo que queremos encorajá-los a abandonar este tipo de ideia e focar em pequenas mudanças possíveis e que te trarão benefícios de longo prazo.

Como já exploramos diversas vezes aqui no nosso blog e no nosso Instagram, dietas muito restritivas quase nunca tem resultados de longo prazo e um dos motivos é o fato de que os pacientes relatam dificuldade em manter uma dieta restritiva que é muito diferente daquilo que ele costumava comer antes de iniciar o tratamento. Os números mostram que apenas 30% das pessoas mantiveram-se firmes nas dietas restritivas 6 meses após o início. Além disso, é sabido que a maioria das pessoas que fazem dietas restritivas rapidamente recuperam o peso perdido após pararem com a dieta.

Isso significa que você não deve estabelecer metas de saúde que incluam dietas para perda de peso? De modo algum! Significa apenas que você deve repensar como está estabelecendo suas metas! Vamos às nossas dicas?

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Defina uma meta que não envolva um número na balança

Ao invés de se comprometer a perder 11 quilos ou chegar no peso X, defina metas nutricionais positivas, como eliminar refrigerantes, ingerir menos açúcar ou aumentar o seu consumo diário de frutas e vegetais. Essas metas são mensuráveis, alcançáveis ​​e te dão uma estrutura fora do contexto de uma dieta restritiva. Mais importante ainda, eles podem mudar a maneira como você pensa.

Você acha que é mais inspirador descobrir novas formas de preparar um vegetal ou pensar sempre na balança? Ao comer mais vegetais e frutas, e beber menos refrigerante, você poderá vir a perder peso caso mantenha um balanço energético negativo, mas esse não era seu único objetivo.

Pense em adicionar ao invés de subtrair

A maioria das dietas restritivas para perder peso foca na remoção de alimentos – baixo teor de carboidratos, baixo teor de gordura, sem glúten, sem açúcar, sem sal. As regras nas dietas restritivas podem tornar as refeições pouco prazerosas. E sabemos que isto não funciona!

Ao invés de se concentrar nos alimentos que você não pode consumir, por que não mudar o foco e pensar nos alimentos que você poderá adicionar à sua dieta para torná-la um pouco mais saudável? Talvez você possa se comprometer a beber mais água durante o dia ou comer uma porção de fruta para o lanche da tarde. Defina pequenas metas positivas (adicionar!) e que podem agregar saúde e bem-estar ao seu dia.

Estabeleça uma relação saudável com os alimentos

É de grande importância que pessoas que pretendem emagrecer façam um planejamento e acompanhamento com médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo para possam estabelecer juntos as metas de saúde adequadas para o metabolismo de cada indivíduo e conseguir uma perda de peso sustentada e que não leve ao reganho do peso perdido com a dieta.

Fazemos um chamado para 2021: pare de se concentrar no número da balança. Em vez disso, tente uma ou mais das sugestões que propomos neste post e veja como você se sente. Você tem mais energia? Suas roupas caem melhor? Sua pele está mais viçosa? Você está comendo alimentos que gosta e se sentindo feliz ao fazê-lo?

Depois de um ano difícil como 2020, não podemos subestimar a nossa felicidade! Esta sim é a melhor resolução de todas.

E por falar em mini hábitos que podemos adotar para evitar a frustração e o abandono das nossas resoluções de fim de ano, selecionamos abaixo o vídeo da Helia Lin, escritora e coach, que auxilia milhares de pessoas a alcançar seus objetivos a partir da criação de metas alcançáveis.

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No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

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