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Quer Emagrecer e Não Consegue? Conheça os Principais Erros

Muita gente quer emagrecer, sonha tem ter o corpo em forma com curvas belíssimas e aquele abdômen sarado. Entretanto, poucos conseguem ter paciência e seguir uma dieta adequada para atingir seus objetivos.

Com a ajuda da equipe multidisciplinar com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e instrutor de pilates do Centro Terapêutico Akta Liv, listamos alguns hábitos comuns para quem quer emagrecer e não consegue:

Não fazer atividade física. É comum a gente adotar uma dieta persistente porque quer emagrecer, mas não ver diferença na balança. O nosso corpo trabalha de tal forma que nosso metabolismo fica reduzido quando ingerimos calorias por um período de tempo elevado. Portanto tem muita gente que faz dieta, mas não perde peso.  Uma das formas de romper esta barreira é praticando exercícios físicos, porém não é só praticar que automaticamente se emagrece. A gente gasta 400 calorias em uma corrida de 5 quilômetros, o que equivale ao valor calórico de uma fatia de pizza.

Não seguir a dieta no final de semana. Dependendo da idade tem pessoas que ganham de 1 a 2 kg em um final de semana. E, muita gente que quer emagrecer resolve se permitir cometer vários deslizes no final de semana, para compensar o “sofrimento da dieta da semana”. Não vale a pena se desfazer de uma dieta executada durante a semana para avacalhar no final de semana e botar tudo a perder.

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Seguir dietas da moda. Com a era dos influencers, instagrammers, blogueiros e equivalentes, somos bombardeados de informações sobre nutrição com o foco em quem quer emagrecer! Fica difícil saber em quem confiar. Assim, qualquer dieta para emagrecer deve ser prescrita por endocrinologista e nutricionista .

Esquecer de ler valores nutricionais dos alimentos. É importante ter o hábito de ler os rótulos das comidas que compramos. Tendo este approach, a gente consegue quantificar o que ingerimos rotineiramente. Mas muito cuidado, pois cada fabricante tem um padrão de referência de quantidade diferente e nessas horas precisamos ter muita consciência de valores nutricionais por quantidade ou peso.

Fazer a dieta de pouca comida. Muitos acham que se diminuir a quantidade de comida, é garantia de emagrecimento. Poucos sabem no entanto que o importante é a quantidade de calorias por porções. Uma porção de brigadeiro é muito mais calórico que 4 porções de alface! Portanto, quantidade não é sinônimo de qualidade!

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Não realizar exames. Os melhores endocrinologistas do Brasil recomendam a realização de exames para quem quer emagrecer. A partir de avaliação de sua rotina, saúde do coração e metabólica, o endocrinologista saberá quais são os caminhos adequados entre dieta, exercícios e medicamentos para quem quer emagrecer. Além disso situações como falta de certos hormônios e menopausa podem ser empecilhos para perda de peso ou aumento de massa muscular. Com os exames certos, avaliamos com mais clareza a função da tireóide, níveis de insulina e taxa de metabolismo.

Estilo de vida desregulado. É muito difícil perder peso para quem vive com stress por horas excessivas de trabalho, horários de alimentação desregulados e uma vida sedentária. Todo o processo de emagrecimento é feito através da rotina do dia-a-dia.

Mudar a dieta depois que se alcança o peso desejado. Perder peso já é um grande desafio. Mantê-lo depois de conquistá-lo é mais difícil ainda. Precisamos nos condicionar a se alimentarmos melhor e não voltar a engordar, através de controle e disciplina.

Sempre procurando culpados. Há muitos casos quando o paciente volta e engorda, acaba tentando rotular um culpado – seja o cônjuge que não ajuda, o médico é ruim ou a nutricionista…este estigma só cataliza ainda mais uma energia negativa que é péssima para quem luta contra a obesidade. A própria obesidade acontece muitas vezes de maneira incontrolável. Não podemos perder o controle e nos colocar em situações radicais de tal forma que haja um desequilíbrio que nos faça comer loucamente.

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Dormir Pouco. Estudos indicam que quem dorme menos de 6 horas por noite tem mais chance de engordar. Isto ocorre porque uma noite de pouco sono reudz nosso metabolismo basal e aumenta a produção de cortisol no nosso organismo- e isto acentua as taxas de insulina e glicemia.

Consumir álcool. Uma das principais causas no ganho de peso é o consumo de bebida alcóolica. Além de ser calórico, o alcóol aumenta a produção de insulina e isto facilita a absorção dos alimentos. Quando ingerimos alcóol durante um tempo nosso corpo se comporta como diabético ou pré-diabético.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Ana Priscila Soggia

Endocrinologista e Metabologista

Renata Gonçalves

Endocrinologista e Mestabologista

Hugo Valente

Endocrinologia e Matabologia

Gabriela Klink

Endocrinologia Pediátrica