(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Fisioterapia-Guilherme-Abreu-AKTA-Liv-pilates-sindrome-de-burnout

Síndrome de Burnout – O Pilates é um Aliado Importante

Conheça a Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico que tem afetado mais pessoas a cada ano, relacionado a situações de estresse e exaustão extrema e como muitas pessoas têm encontrado alívio nos sintomas com a prática do Pilates.

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Passado mais de um ano desde o início da pandemia pelo coronavírus, a sensação é de que todos nós chegamos ao limite. A exaustão mental causada pela sobrecarga de trabalho, somada aos acontecimentos no país e no mundo, tem gerado um sentimento de negatividade em relação ao trabalho e a sensação de que você está sempre improdutivo. Essas características são sintomas da Síndrome de Burnout, definida pela professora de psicologia Christina Maslach, na Universidade da Califórnia, em Berkeley nos Estado Unidos, em 1981.

Foram então desenvolvidas formas para medir e definir a Síndrome de Burnout, a fim de elaborar maneiras de diagnosticar e tratar essa condição que tem deixado profissionais desgastados e propensos a desenvolver doenças mentais ainda mais sérias. Além do acompanhamento por psicólogo, outras recomendações são muito importantes no tratamento da Síndrome de Burnout para amenizar os sintomas emocionais e físicos, como a que vamos abordar hoje: a prática do Pilates.

As atividades físicas têm a capacidade de desenvolver equilíbrio físico e mental ao ser humano. Quando então é diagnosticado em um paciente a Síndrome de Burnout, a prática se faz mais necessária ainda. O Pilates sem sido um aliado muito importante nesses casos, pois é uma técnica que oferece muitos benefícios para o corpo e a mente, podendo incluir grupos distintos de praticantes como gestantes, idosos, pessoas em reabilitação, atletas e o público em geral. A prática de Pilates leva alguns princípios que podem trazer muita melhora para pacientes com Síndrome de Burnout como: centralização, concentração, respiração, precisão, controle e fluidez.

Sintomas de um paciente com a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout apresenta alguns sintomas que definem o diagnóstico da doença, porém, como o sintoma mais marcante é o estresse causado pelo trabalho, o termo acaba sendo usado para significar coisas diferentes, sendo confundido com outros transtornos mentais, como depressão, ansiedade ou até a síndrome do pânico. Por isso é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional especialista como um psicólogo ou psiquiatra, para que seja elaborado um plano de tratamento para a Síndrome de Burnout.

Para que um paciente seja diagnosticado com a Síndrome de Burnout, existem algumas questões a serem avaliadas. E elas se baseiam em três critérios: exaustão ou total falta de energia, sentimento de cinismo ou negatividade em relação a um trabalho e eficácia ou sucesso reduzido no trabalho. Os pacientes devem fazer pontuações negativas em todos os três critérios para serem diagnosticados com Burnout. O equívoco maior dentro dessa área é as pessoas resumirem essa síndrome apenas a exaustão ou ao de cansaço, quando na verdade há uma enorme diferença entre os dois estados. É necessário ter os três sintomas – exaustão, cinismo e falta de eficácia – para ter o que a ciência define como Síndrome de Burnout.

Fisioterapia-Guilherme-Abreu-AKTA-Liv-pilates-sindrome-de-burnout-estresse-do-trabalho

O Pilates como um aliado ao tratamento da Síndrome de Burnout

O Pilates pode parecer coisa nova, pois ocorreu um boom nas academias no Brasil nos últimos anos, porém, a técnica foi criada por volta de 1900, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. A prática do Pilates consiste em movimentos que trabalham o fortalecimento da musculatura e a flexibilidade, com gestos em isometria, ou seja, parados. Por isso o é uma técnica que exige muita concentração, força e respiração controlada, contrariando quem acha que Pilates não gera esforço.

Uma vez que o Pilates é uma técnica que abrange princípios que demanda um controle perfeito da coordenação de todo o corpo, ele é considerado uma prática que ajuda na autoestima e na consciência corporal do aluno, algo que ajuda e muito no tratamento de transtornos psicológicos e mentais como a Síndrome de Burnout. Diferentemente das academias e aulas em grupos, o Pilates deve ser feito de forma individual ou com um grupo bem reduzido de pessoas. Dessa maneira, o aluno consegue ter um acompanhamento personalizado e individualizado, proporcionando um tempo de calma, tranquilidade, foco e concentração, que são muito importantes para pessoas com esta síndrome.

Para ter uma experiencia completa, agende uma consulta com nossos profissionais da área de psicologia e fisioterapia. A sua saúde mental e física merece ser colocadas como prioridade.

Fisioterapia-Guilherme-Abreu-AKTA-Liv-pilates-sindrome-de-burnout-mulher-de-meia-idade

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com um espaço completo de Movimento, Fisioterapia e Pilates onde o Fisioterapeuta Guilherme Abreu realiza atendimentos individualizados, respeitando todos os protocolos de prevenção do coronavírus.

Outros posts de interesse:

Exercícios Na Pandemia – Movimentar O Corpo É Essencial

Reabilitação Para Idosos: Como A Fisioterapia Pode Ajudar

Guilherme Abreu

Fisioterapeuta * Instrutor de Pilates

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook