(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Dermatologia-Hemangioma-Infantil

Hemangioma Infantil: O Que Preciso Saber

O hemangioma infantil é um tumor benigno que atinge principalmente crianças em seu primeiro ano de vida. Ele se apresenta como uma lesão na pele, localizada principalmente em regiões como a face, tronco ou couro cabeludo e possui cor avermelhada ou azulada, a depender de seu tipo. Quanto antes diagnosticado, mais tranquilo torna-se o tratamento desse tumor, que em alguns casos pode sumir gradualmente ao longo dos primeiros meses de vida do bebê.

O hemangioma infantil (ou hemangioma da infância) é uma espécie de tumor benigno bastante comum durante a infância. Logo que nascem, alguns bebês podem apresentar uma mancha ou saliência vermelha na pele, normalmente localizada no rosto, tronco ou no couro cabeludo. O quadro acomete principalmente meninas, recém-nascidos prematuros ou de baixo peso e bebês cujas mães passaram por exames invasivos durante a gestação, como biópsia de placenta ou aspiração do líquido amniótico. Pais que têm filhos com hemangioma infantil devem procurar um dermatologista infantil o quanto antes para garantir tranquilidade e sucesso no tratamento do quadro, que ocorre em diferentes níveis.

O hemangioma infantil surge devido a uma atividade anormal das células dos vasos sanguíneos que se acumulam na pele ou em órgãos internos. Não há medidas de prevenção para evitá-lo e, na maior parte dos casos, esse tipo de tumor costuma desaparecer até o primeiro ano de vida da criança, quando ocorre a sua diminuição de maneira gradual. Por afetar a superfície da pele, o hemangioma pode provocar ferimentos e sangramentos. Se estiver localizado no rosto, pode também afetar a respiração, a audição e obstruir a visão, daí a importância do diagnóstico precoce para um tratamento bem-sucedido. Por conta dessas características, o hemangioma infantil precisa ser tratado junto a um dermatologista.

AKTA-Liv-Dermatologia-Hemangioma-Infantil-ilustracao

Outras características do hemangioma infantil

O hemangioma infantil possui crescimento rápido e pode se apresentar através de uma única ou de várias lesões localizadas preferencialmente na face, tronco ou couro cabeludo. Quando mais superficiais, essas lesões apresentam cor avermelhada; quando mais profundas, podem ter a cor mais azulada. Apesar de ser mais comum na infância, esse tipo de tumor pode surgir em qualquer idade e acometer diferentes órgãos, tudo a depender da maneira como a lesão se desenvolverá e em que local do corpo está localizado.

Além disso, existem diferentes tipos de hemangiomas e eles são classificados como superficiais, profundos ou mistos. Apesar de não ter causas comprovadas, acredita-se que os hemangiomas surjam devido a questões multifatoriais, ou seja, através da combinação de elementos genéticos, hormonais, ambientais e mecânicos.

Esteja atento

Quanto antes identificado, mais tranquilo será o tratamento para o hemangioma infantil. Portanto, pais que notarem lesões na pele da criança devem procurar imediatamente por um médico especialista para atender o caso: um dermatologista.

Cada tumor possui um ritmo de crescimento próprio e evoluir de diferentes maneiras. Devido a isso, o médico deverá orientar a família de maneira bastante individual, além de acompanhar o caso regularmente. Ao ser identificado e tratado de maneira precoce, não há o perigo de sequelas.

AKTA-Liv-Dermatologia-Hemangioma-Infantil-antes-e-depois-tratamento-1
AKTA-Liv-Dermatologia-Hemangioma-Infantil-antes-e-depois-tratamento-2

Como tratar o hemangioma infantil

Em alguns casos, o hemangioma infantil costuma desaparecer sozinho até o primeiro ano de vida do bebê, sendo necessário apenas o acompanhamento do tumor pelo dermatologista, evitando-se assim cirurgias e o uso de medicações. Contudo, em casos em que o hemangioma persiste após este período, o tratamento acaba sendo mais complexo. Os riscos de complicações são maiores naqueles que estão localizados nas áreas de atrito (como cotovelos, joelhos e ombros) ou nos lábios, podendo ocorrer o que chamamos de ulceração, quando a lesão pode resultar em sangramentos e até infecções secundárias.

Para os casos mais simples, o tratamento é feito através do uso de medicamentos de uso oral ou de géis conhecidos como betabloqueadores, responsáveis pela interrupção da divisão celular que permite que o hemangioma infantil se desenvolva. Esse tipo de tratamento tem tido alta eficácia em alguns casos do quadro. Outra possibilidade são os chamados corticosteroides, utilizados para aqueles onde os betabloqueadores não surtem efeito.

O hemangioma infantil, apesar de ser um tumor benigno, requer atenção, diagnóstico precoce e tratamento individualizado feito por um profissional especializado, tudo para que o quadro seja tratado de maneira simples e para evitar complicações como sequelas graves na saúde da criança. Através de um acompanhamento regular, o dermatologista conseguirá identificar o tipo de hemangioma e quais os cuidados necessários.

O hemangioma não apresenta sintomas, portanto, dificilmente uma criança conseguirá informar os pais sobre alguma dor ou sensação advinda dessa espécie de tumor. Portanto, esteja atento à pele do seu filho sempre que possível, como na hora de trocar a fralda ou a roupa e no banho. 

Se o seu bebê tem alguma das características descritas neste post, agende já uma consulta com a Dra. Marina Lino, Dermatologista Pediátrica do Centro Integrado AKTA Liv.

Dra. Marina Lino

Dermatologia

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook