(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Saúde-e-Bem-Estar-Cansaço-Blog

Cansaço: Dicas para Aumentar sua Energia Naturalmente

O cansaço tornou-se um companheiro da rotina de muitas pessoas. Promovido por questões de saúde ou por um estilo de vida estressante, o sintoma pode causar diferentes problemas no organismo. Nesse sentido, a alimentação, exercícios físicos e terapia tornam-se grandes aliados para aumentar a energia naturalmente.

O cansaço transformou-se em algo comum entre as pessoas nos dias de hoje. Se você não é uma das que reclama disso com frequência, certamente já ouviu alguém do seu círculo de convivência falando sobre. A valorização da alta produtividade bem como a distorção do conceito tem levado o ser humano a níveis extremos de estresse e exaustão. Homens e mulheres tentam dar conta diariamente de diferentes jornadas de trabalho – do escritório até suas casas – e, na maioria das vezes, deixam a saúde física e mental de lado. Para driblar o quadro, investir em uma boa alimentação e exercícios físicos regulares pode ser a chave.

Fadiga, moleza, desânimo, irritabilidade, falta de energia. Esses são alguns dos sintomas mais comuns do cansaço extremo. Contudo, para além de um quadro bastante corriqueiro de estresse, que pode ser causado pelo trabalho, pelas horas passadas no trânsito, entre outras questões rotineiras, é importante estar atento ao cansaço causado por problemas como a carência nutricional, o desequilíbrio hormonal e até doenças autoimunes. Estes que, através do investimento em uma rica alimentação e exercícios físicos, podem melhorar.

Conheça os vilões do cansaço

Mais comum entre as mulheres – principalmente próximo ao período do climatério -, o desequilíbrio hormonal causa bastante cansaço. A queda de atividade dos hormônios neurotransmissores, como dopamina, adrenalina e serotonina, é uma das razões do aparecimento da falta de energia. Nesse caso, é importante buscar um profissional para verificar a possibilidade do tratamento de reposição hormonal, que possui algumas restrições. Há também casos em que a falta de hormônios tireoidianos provoca sintomas da depressão, portanto, faz-se necessário também o auxílio de um médico que, através de exames, poderá identificar o quadro.

Quando falamos em carência nutricional, o cansaço pode ser causado pela anemia. A falta de ferro no organismo provoca a doença, já que o nutriente é essencial para a manutenção da saúde, sendo responsável pelo transporte de oxigênio no corpo e pela produção de glóbulos vermelhos. Outra questão é a falta de vitamina D no sangue, que também pode ser a causa quando falamos em falta de energia.

Já quando o assunto é saúde mental, o estresse é o grande vilão. Por liberar altas quantidades de cortisol e adrenalina no organismo, os neurotransmissores são afetados, causando ansiedade, falta de concentração e sono. Neste caso, a busca por um psicólogo é imprescindível.

Para solucionar essas questões, procurar profissionais qualificados, além de investir em uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são os primeiros passos. Se o seu quadro não é uma questão de saúde, e sim de estilo de vida, pequenas mudanças na rotina podem te auxiliar a combater essa sensação, conquistando um dia a dia mais saudável e cheio de vitalidade. Confira abaixo algumas opções:

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Saúde-e-Bem-Estar-Alimentação-e-Exercícios-mulher-fazendo-pilates- cansaço

Exercícios físicos para cansaço

Não é novidade para ninguém que uma boa alimentação e exercícios físicos regulares fazem bem à saúde. Contudo, há ainda bastante resistência das pessoas na adoção dessas práticas, já que requerem uma reorganização da rotina e bastante foco, e muitos dizem não ter tempo o suficiente para isso. São muitas as opções de atividades, incluindo a prática de esportes.

Pensando no quadro de cansaço extremo, investir em fisioterapia pode ser um ótimo começo, já que a prática garante diversos benefícios, como melhora da agilidade e da postura, aumento da resistência muscular e eficiência dos movimentos. Além disso, a fisioterapia possui caráter preventivo, ou seja, além de tratar questões musculares já presentes no corpo, previne o surgimento de outras doenças. Outra opção é o Pilates, que possui benefícios similares, além de melhorar a resistência não só física das pessoas, mas também mental.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Saúde-e-Bem-Estar-Alimentação-e-Exercícios-mulher-comendo-salada- cansaço

Alimentação balanceada para o cansaço

O segredo de um organismo saudável, em boa parte, deve-se à alimentação balanceada. E uma alimentação balanceada é rica em nutrientes. Nesse sentido, o indicado é marcar uma consulta com um nutricionista, profissional que te auxiliará a montar um cardápio personalizado de acordo com suas principais necessidades nutricionais e objetivos, considerando o seu quadro de saúde atual. Seu papel vai muito além de prescrever uma dieta: ele fará um acompanhamento desse novo estilo de vida, podendo fazer adaptações e sempre prezando que o paciente conquiste um dia a dia mais saudável.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Saúde-e-Bem-Estar-cansaço-terapia

Saúde mental e o cansaço

Alimentação e exercícios físicos são importantes para a saúde do nosso corpo, mas a nossa mente também requer cuidados. Para relaxar, busque por atividades como a meditação, que tem como principal objetivo o relaxamento da mente, promovendo a liberação de sintomas como o estresse e a ansiedade. A prática defende o valor do agora e ressalta que precisamos estar verdadeiramente presentes em cada coisa que fazemos.

Uma alternativa é a terapia, cujo objetivo é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. Através do autoconhecimento, você poderá, ao lado de um psicólogo, desenvolver a prática do autocuidado, que se trata de um conjunto de ações para promover maior qualidade de vida para si mesmo.

Agora que você já sabe o quanto a alimentação, exercícios físicos e cuidados com a saúde mental são essenciais para a conquista de uma boa saúde, considerando o cenário atual, é imprescindível estar atento aos sinais da nossa mente e do corpo. Se você se identificou com os sintomas e situações descritas acima, procure um médico e pense sobre como pode ser interessante organizar uma nova rotina, respeitando suas limitações tanto físicas quanto mentais. Afinal, quando estamos cansados, não conseguimos viver nem realizar as nossas tarefas com a energia que gostaríamos.

Alimentação e exercícios físicos regulares, cuidados com a saúde mental e a prática de atividades que te trazem relaxamento e prazer, serão o seu melhor investimento em saúde.

No Centro Terapêutico AKTA Liv você encontra uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para oferecer um tratamento integrado onde suas necessidades físicas, alimentares e psicológicas serão atendidas dentro de um planejamento personalizado e desenvolvido exclusivamente para você. 

Se você sofre de cansaço crônico entre em contato com a nossa clínica e agende uma consulta com nossos nutricionistas, fisoterapeuta e psicóloga.

Guilherme Abreu

Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates

Ana Maria Rossetti

Nutrição Clínica e Esportiva

Mayara Vieira Benetti

Nutrição Clínica e Esportiva

Fernanda Michelin

Psicologia e Terapia Cognitiva

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp