(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
akta-liv-endocrinologia-fisioterapia-pilates-mastologia-vila-mariana-vida-saudável-saude-feminina

Saúde Feminina – lições de 2020 que devemos levar para 2021

O ano de 2020 vai ficar na nossa memória como um ano difícil para a saúde, incluindo a saúde feminina. A pandemia trouxe incertezas profissionais, dificuldades, perdas e mudanças profundas nas nossas rotinas que afetaram a saúde de muitas mulheres brasileiras.

Incerteza, isolamento social, trabalho em home office ao mesmo tempo que em se cuida dos filhos e dos pais, dificuldade de estar com amigos e praticar esportes, dentre outros fatores, tiveram um impacto importante nos níveis de estresse das mulheres, o que está associado a diversos problemas de saúde feminina.

E, ao mesmo tempo que o stress aumentava, as mulheres também se viram impossibilitadas de fazer exames de rotina e tiveram que passar a entender melhor os sinais do seu corpo e quando era necessário se expor ao risco de contrair o coronavírus para fazer uma consulta.

Ao longo do ano eu busquei apoiar e informar as minhas pacientes e as mulheres de todo o brasil através de entrevistas em programas de televisão, atualizações no meu Instagram e postagens no blog Mastologista São Paulo, onde compartilhei dicas e informações sobre a saúde feminina em tempos de pandemia pelo coronavírus e neste ano novo eu continuarei ao seu lado, tanto nas consultas presencias no Centro Integrado AKTA Liv na Vila Mariana – São Paulo (observando os protocolos do coronavírus) como nas consultas online.

akta-liv-endocrinologia-fisioterapia-pilates-mastologia-vila-mariana-vida-saudável-saude-feminina-mulher-home-office

O efeito de pandemias para a saúde feminina

Estudos de pandemias passadas e observação do ano 2020 mostram que as mulheres são comumente mais afetadas do que os homens pelos efeitos sociais e econômicos provocados por surtos de doenças infecciosas. Geralmente as mulheres têm o papel de cuidados com a família e arcam sozinhas com a responsabilidade de cuidar dos filhos que não podem ir para a escola e de membros da família que adoecem, sem falar no acúmulo de tarefas domésticas.

Além disso, elas correm maior risco de perderem a renda e de sofrerem violência doméstica sem que tenham a chance de obter ajuda com o fechamento de unidades de serviço de saúde sexual e reprodutiva e perda de redes de apoio por conta da pandemia. Isto é especialmente verdade para as mulheres mais pobres.

Todo este cenário causou ainda um impacto na saúde feminina de modo geral, o que engloba também a saúde mental das mulheres. O stress afeta a todos de maneiras distintas e pode se manifestar no aumento do consumo de bebidas alcóolicas, compulsões alimentares, falta de energia para se manterem ativas, dores no estomago, dificuldade para dormir, dentre outros.

Sem acompanhamento, o estresse prolongado afeta a saúde feminina comumente na forma de depressão e ansiedade, problemas cardíacos, obesidade, problemas intestinais, dificuldade de engravidar e problemas relacionados ao ciclo menstrual.

Que aprendizados levar de 2020 para o ano de 2021

O mais importante – se conheça para aprender a cuidar de si mesma! O isolamento serviu para que nós pudéssemos nos conhecer e descobrir o que nos falta e o que realmente gostamos. Assim, com mais autoconhecimento, passamos a entender melhor os sinais do nosso corpo, seja relacionado ao stress ou até mesmo ao nosso ciclo menstrual.

Um dos temas que foram de extrema importância no blog em 2020 foi a discussão sobre alterações hormonais comuns às mulheres durante a quarentena, com a publicação de uma live rica de informações entre a Dra. Danielle Miyamoto (Ginecologista e Mastologista) e a Dra. Ana Priscila Soggia (Endocrinologista e Metabologista).

Esta live gerou três publicações no blog Mastologista São Paulo sobre saúde feminina, que podem e devem ser compartilhadas entre as mulheres da sua vida!

Alterações Hormonais da Mulher na Quarentena – Parte 1

Alterações Hormonais da Mulher na Quarentena – Parte 2

Alterações Hormonais da Mulher na Quarentena – Parte 3

Em 2020 também te ensinei a observar os sinais de alerta no autoexame da mama, e quando você deveria procurar o ginecologista ou mastologista mesmo durante a pandemia.

mastologista-sao-paulo-sintomas-cancer-de-mama-autoexame-da-mama-2021

Principais alterações na mama que podem ser suspeitas e é recomendável ser investigado por um mastologista:

  • Nódulo persistente;
  • Perceber que está tendo retração da pele – associada ou não a um nódulo;
  • Um dos mamilos inverteu (entrou na pele);
  • Saída de secreção pelo mamilo quando ocorre de um lado só, quando sai apenas por um ducto mamário (buraquinho) e, ainda, quando a secreção se assemelha a uma água (transparente) ou tem resquícios de sangue.

Também vale à pena ressaltar que a prática regular de atividades físicas (pelo menos 30 minutinhos por dia) é imprescindível para a manutenção da saúde física e mental! Assim como práticas de relaxamento como a meditação, alimentação saudável e boa qualidade do sono!

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

× WhatsApp