Com o prolongamento dos efeitos da pandemia pelo coronavírus é cada vez mais importante proporcionar oportunidades de atividade física para idosos, o grupo mais afetado pela doença ao redor do mundo.
Duas semanas após os festejos de Ano Novo e três semanas desde o Natal, os números de casos de contaminação pelo coronavírus tem aumentado drasticamente, o que levou à contabilização de 207.160 de óbitos e mais de 8 milhões de casos confirmados da doença. A situação sofreu uma piora considerável e alguns já admitem que o país está passando pela segunda onda da pandemia pelo coronavírus.
E, embora os idosos sejam o grupo mais fatalmente atingido pelas consequências do coronavírus e tenham a recomendação de manterem-se em isolamento para não contribuírem para a rápida propagação do coronavírus, é também imprescindível que eles sejam capazes praticar algum tipo de atividade física.
Idosos de diferentes níveis de condicionamento e habilidades físicas devem buscar adaptar sua realidade durante a pandemia para manter uma rotina de atividades físicas que ajudem a manter tanto a suade física, como a saúde mental. Com cuidado, apoio e criatividade, é possível que eles continuem ativos durante este período complicado.
A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando ao longo das últimas décadas, impulsionada principalmente por maior acesso a informações e à tecnologias que possibilitaram uma melhora na saúde da população. Entretanto estudos mostram que a grande maioria dos idosos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física, o que os deixa mais propensos ao desenvolvimento de doenças relacionadas à perda de massa muscular e ao enfraquecimento do corpo de maneira geral.

Com a chegada da pandemia esta situação piorou ainda mais já que muitos idosos não puderam mais ter acesso a espaços públicos e privados de cuidados com o corpo. Mesmo que o idoso pudesse ser considerado sedentário antes da pandemia por não praticar atividades físicas regulares, ainda era possível fazer movimentar-se mais, como ir à praça, ao shopping, à padaria, à igreja etc.
A falta de atividade física e oportunidades de socialização tem um impacto severo não apenas da saúde física dos idosos, como também na sua saúde mental. Quanto à saúde física, a falta de atividades físicas para a terceira idade pode contribuir para um aumento do risco de queda, já que a inatividade leva à perda gradual da mobilidade, com o enrijecimento de articulações e perda muscular.
Portanto, com a possível chegada da segunda onda da pandemia pelo coronavírus e a importância de manter os idosos protegidos do contato com o vírus, será ainda mais importante usar a criatividade para proporcionar oportunidades de atividades físicas para idosos. Seja caminhando no quintal ou fazendo sessões de dança pela Internet, a atividade física para idosos é primordial!

Neste período de pandemia, profissionais de fisioterapia se tornaram ainda mais importantes quando se trata de cuidados e atividades físicas para idosos! Seja através do atendimento online para aqueles idosos que contam com suporte doméstico para acesso à tecnologia e prática segura de atividade física, seja através das consultas presenciais onde continuam recebendo cuidados à sua saúde.
No Centro Integrado AKTA Liv contamos com a atuação do Fisioterapeuta Guilherme Abreu, especialista em ortopedia e saúde do idoso pela UNIFESP, temos o prazer de oferecer um ambiente seguro para a prática de atividades físicas para idosos.
O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.
***
No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.
O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.
Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:
Siga-nos nas redes sociais: