(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - dor lombar - qualidade do sono

Qual é a Melhor Posição para Dormir?

Posição para dormir – pouco se fala sobre este assunto, mas a má postura na hora de dormir afeta muito mais do que apenas a qualidade do seu sono. Uma posição desfavorável para dormir pode favorecer dores nas costas, no pescoço, cãibras, apneia do sono, má circulação, fadiga e, pasmem, até azia.

Quem nunca dormiu de mal jeito e acordou com torcicolo? Pois é …  mas com algumas dicas e um pouquinho de esforço, você rapidamente poderá treinar sua mente e seu corpo a dormir em uma posição que seja mais benéfica para você!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em primeiro lugar é importante dizer que não existe uma única posição para dormir correta. E cada pessoa dorme na postura que lhe é mais confortável e favorece o seu descanso. Vamos ver algumas posturas e se elas podem ou não prejudicar a sua saúde e qualidade de vida?

Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - lombalgia - posicao para dormir

Se os músculos do core estão “fracos” e não cumprem o seu papel protetor, a tendência é compensarmos esta falha usando outros músculos para estabilizar a coluna. Quando o core não está forte, prejudicamos o funcionamento dos braços e pernas, resulta em perda de força, pode resultar em dor, postura inadequada e até comprometimento do equilíbrio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O core forte também melhora o equilíbrio e a estabilidade, tão importantes para ajudar a prevenir quedas e lesões durante a prática de esportes ou outras atividades, além de ser muito importante para nos mantermos saudáveis e independentes mesmo com o processo de envelhecimento.

As principais posições nas quais as pessoas costumam dormir são:

Dormir de barriga para cima

Utilize um travesseiro que não seja muito alto ou volumoso para dar suporte à cabeça, outro nas costas e uma almofada por baixo dos joelhos: desta maneira há neutralidade da coluna e não há risco de desencadear o refluxo gastroesofágico.


Atenção – Se o travesseiro for muito alto, esta posição para dormir pode forçar o pescoço, diminuindo a passagem de ar pela faringe e aumenta o ronco naquelas pessoas que já tem predisposição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dormir de Barriga para Baixo

Dormir de barriga para baixo é a posição para dormir mais prejudicial, já que ocasiona mau posicionamento da cabeça e dos braços devido ao esforço da coluna lombar para se adaptar ao colchão e à rotação e extensão da cervical.

Dica – Para melhorar um pouquinho, coloque um travesseiro pequeno embaixo do abdômen para dar melhor suporte à coluna. Mesmo assim, não é indicado dormir a noite toda nessa posição se o seu objetivo é proteger a coluna!


Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - dor lombar - qualidade do sono - dormir de bruços

Dormir de lado
Esta é a melhor posição para dormir se você quer proteger a coluna e permitir que tanto a cabeça quanto os pés fiquem na altura do coração, o que facilita a circulação durante o sono. Coloque um travesseiro no pescoço e um outro entre as pernas para manter as curvaturas naturais da coluna. Dormir para o lado esquerdo pode favorecer o trânsito dos alimentos pelo intestino e a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea.


Atenção – Tome cuidado ao dormir de lado com um travesseiro muito alto ou sem travesseiro no pescoço ou entre as pernas pois sua coluna poderá ser prejudicada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, uma boa noite de sono pode ficar ainda melhor se você adotar alguns hábitos saudáveis como os que destacamos hoje.

Akta Liv - endocrinologia - nutrição - fisioterapia - dor nas costas - dor lombar - qualidade do sono - posição fetal

Crie uma rotina
Busque dormir e acordar no mesmo horário diariamente, inclusive aos finais de semana.
Ter hábitos de sono ajuda seu corpo a se adaptar e entender que está na hora de desligar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Evite alimentos pesados e estimulantes algumas horas antes de dormir
Cuidado com a quantidade de estimulantes (café, chocolate, coca cola, álcool) que você ingere ao longo do dia e evite consumi-los após às 18h. Atente-se também as refeições pesadas, de difícil digestão, dê preferência para jantar algumas horas antes de dormir e faça uma refeição com alimentos leves.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pratique exercícios físicos regularmente
A atividade física é fundamental para regular o ciclo circadiano e melhorar a qualidade do sono, mas evite exercícios intensos à noite (no máximo 4 horas antes de dormir).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Evite atividades agitadas
Evite atividades muito agitadas, como jogos de videogame, redes sociais, conversas estressantes e uso excessivo do celular pelo menos duas horas antes de dormir. A chance de você ficar pensando nisso antes de dormir é grande e a luz emitida por eletrônicos prejudica o seno.

Nunca é cedo de mais para cuidar da sua saúde e buscar envelhecer com conforto! Adquirir hábitos saudáveis desde a juventude permite que você desenvolva menos problemas ao longo da vida!

O fisioterapeuta é o profissional capacitado para te auxiliar nos cuidados com a sua coluna, inclusive no quesito sono! Venha nos fazer uma visita!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

***

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp