#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Akta Liv - endocrinologia vila mariana - obesidade infancia e adolescencia

Obesidade na Infância e na Adolescência

A obesidade na infância e na adolescência não é apenas um problema estético e que incomoda por causa do bullying que esta pessoa pode sofrer por parte de estranhos, colegas e até familiares. O excesso de peso propicia o surgimento de diversos problemas de saúde, que podem se tornar crônicos e ter um grande impacto na vida adulta, como o diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Imperial College de Londres, concluiu em um estudo que existirão mais crianças obesas do que abaixo do peso no mundo a partir de 2022!

Segundo a FIOCRUZ:

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

A obesidade na infância e na adolescência nem sempre é causada exclusivamente pelo consumo exagerado de alimentos, o que não é necessariamente verdadeiro. O que é verdadeiro é o fato de que existe um problema de consumo de alimentos de alto valor calórico em todas as faixas etárias, e que, mesmo que o volume consumido não seja tão grande, a quantidade de calorias é.

Akta Liv - endocrinologia vila mariana - obesidade infancia e adolescencia - fast food

Diversos outros fatores podem propiciar o ganho de peso na infância e adolescência. Alguns dos mais importantes são:

  • Maus hábitos alimentares, com uma dieta rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras;
  • Estilo de vida sedentário, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;
  • Histórico familiar de obesidade, já que a doença pode ter influência genética e maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pais para filhos;
  • Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal;
  • Problemas na convivência familiar ou em outros ambientes podem causar ansiedade e levar as crianças e adolescentes a comer mais, dentre outros.

É importante esclarecer que, apesar de poder ter um componente genético, não existe relação de causalidade, ou seja, pais e mães obesos podem ter filhos não obesos, da mesma forma que pais e mães com peso dentro da normalidade podem ter filhos obesos. Com o estilo de vida que levamos nas cidades hoje em dia, os hábitos alimentares da criança e da família e o sedentarismo (não realização de atividades físicas) são os principais vilões.

Assim, a alimentação da criança e a quantidade de exercícios físicos que ela pratica são fatores comportamentais importantes em quadros de obesidade na infância, ainda que exista histórico familiar do problema. Adquirir bons hábitos alimentares e de estilo de vida saudável pode trazer um impacto positivo não apenas para a criança ou adolescente obeso, mas também para os adultos da família.

Akta Liv - endocrinologia vila mariana - obesidade infancia e adolescencia - sedentarismo

Portanto, hoje trouxemos um vídeo do nosso arquivo onde a Dra. Ana Priscila Soggia (endocrinologista e metabologista) fala sobre a obesidade na infância e de que forma os profissionais do Centro Integrado AKTA Liv (antiga clínica BIO VITTA) trabalham com os seus pacientes infantis e suas famílias, para que possam juntos proporcionar o melhor caminho para amparar o processo de tratamento das crianças e evitar riscos maiores à saúde adulta.

O Centro Integrado AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia integrada e que oferece tratamentos baseados em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia. Contamos com um programa especificamente desenvolvido para o atendimento em endocrinologia pediátrica – o AKTA Kids.

A clínica AKTA Liv encontra-se convenientemente localizada na Vila Mariana, em São Paulo e nossos profissionais atualmente fazem consultas na clínica, assim como por teleatendimento. Se você acredita que sua criança ou adolescente pode estar obesa, entre em contato com a gente!

Transcrição do vídeo:

Antigamente a criança gordinha ou rechonchuda era considerada uma criança saudável. Nada mais lógico numa época em que a desnutrição era o principal problema na infância. Atualmente este cenário se inverteu e a obesidade na infância passou a ser um problema de saúde pública.

Como saber se meu filho está saudável ou não?

O acompanhamento pediátrico, em especial através de curvas que relacionam o peso e a altura (o famoso IMC), consegue diferenciar entre uma criança que é forte e tem massa muscular, de uma criança que está com excesso de peso. Estas curvas e valores são diferentes para cada faixa etária. Por isto o gráfico é diferente do adulto.

Quando feito o diagnóstico de obesidade, é interessante que esta criança seja acompanhada mais de perto pelo pediatra e, se possível, fazer um acompanhamento com o médico endocrinologista, para que técnicas e alimentações específicas sejam estipuladas.

Muitas são as causas da obesidade na infância que passa pelo consumo de alto valor calórico na forma de lanches, snacks, o tempo que a criança passa em frente da televisão e não participa mais de brincadeiras de rua, a falta de praticar atividade física, o comportamento alimentar da família, que aumenta o valor energético dos alimentos consumidos em cada uma das refeições, assim como um comportamento alimentar de ansiedade.

Assim, não é incomum recebermos no consultório crianças com sinais de ansiedade em relação às provas escolares, à cobrança de certas responsabilidades e que, por isto, elas comem mais como uma forma de aliviar essa tensão.

Como tratar uma criança ou adolescente obeso?

O tratamento da criança ou adolescente com quadro de obesidade nunca é individual. Ele é feito para a família. É muito comum a mãe falar que tem bolacha recheada porque o irmãozinho mais novo é magro. Mas a criança, na sua maturidade e na sua vontade, não consegue ainda ter controle sobre estas escolhas.

Então, aqui no Centro Terapêutico AKTA LIV (antiga clínica BIO VITTA), a gente sempre orienta que a família faça o tratamento como um todo – pais, irmãos e a criança obesa. Conseguir organizar os alimentos que vão ter no armário, os lanches disponíveis, fazer mais atividades físicas e manter o acompanhamento com especialista para que, no caso de serem diagnosticados problemas de ansiedade ou de comportamento, isto também possa ser tratado da maneira correta (com uma psicóloga).

A obesidade infantil traz riscos para a criança?

Sim – existem riscos para um paciente pediátrico obeso. Na nossa prática vemos que entre 15 e 20% das crianças e adolescentes obesos entre 11 e 18 anos de idade já apresentam diabetes, colesterol alto e pressão alta, além dos problemas sociais que também acontecem na forma de discriminação, bullying, na dificuldade de participar de atividades físicas de grupo na escola e de se relacionar com amigos.

Akta Liv - endocrinologia vila mariana - obesidade infancia e adolescencia - familia saudavel

Portanto, do ponto de vista físico, emocional e social é muito importante que os pais tenham um olhar acolhedor para com esta criança, a levem ao especialista e vivam juntos a experiência do tratamento.

Se você suspeita que a sua criança ou adolescente possa estar obesa, marque uma consulta na nossa clínica de endocrinologia na Vila Mariana (SP) ou por teleatendimento. O nosso programa AKTA Kids foi elaborado especialmente para crianças e adolescentes com quadro de obesidade, para ajudar a criança e a família a fazer todas as mudanças necessárias para restaurar a saúde do paciente pediátrico e evitar o desenvolvimento de doenças crônicas desde a infância.

 

O Centro Terapêutico AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia na Vila Mariana (São Paulo). Além das consultas na clínica, também fazemos consultas e acompanhamento através de telemedicina. Contamos com uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com você e sua família para que seus objetivos de emagrecimento sejam alcançados e mantidos no longo prazo, promovendo o seu emagrecimento de forma saudável e sustentável. Agende uma consulta com os nossos especialistas!

× WhatsApp