(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA LIV - clinica de endocrinologia vila mariana - magreza constitucional - emagrecimento - obesidade

Magreza Constitucional é Uma Questão Genética

A maioria de nós tem algum amigo que se mantém inexplicavelmente magro, não importa o que coma – é o famoso “magro de ruim”! Pois é – mas a magreza do seu amigo ou amiga pode agora ter uma explicação científica!

Nas últimas décadas a maioria das pesquisas e pesquisadores se concentraram em estudar questões genéticas que que influenciam o ganho de peso, e muito pouco foi pesquisado quanto aos genes de pessoas magras. Mas uma pesquisa publicada recentemente na PLOS Genetics se propôs a examinar genes relacionados à magreza!

E os resultados mostraram que a magreza de certos indivíduos não está relacionada ao fato de serem muito ativos ou da qualidade de suas bactérias intestinais, mas sim da sua composição genética, que os ajudam a manter o peso por toda a vida.

Os resultados desta pesquisa ainda sugerem que existe de fato genes “magros” que podem ser herdados – ou melhor falando, estas pessoas não possuem genes associados à obesidade.

Esta pesquisa mostra pela primeira vez que pessoas magras saudáveis são geralmente magras porque têm uma carga menor de genes que aumentam as chances da pessoa estar acima do peso e não porque tem hábitos de vida ‘superiores’, como algumas pessoas gostam de sugerir", disse um dos membros da equipe que conduziu a pesquisa

Sadaf Farooqi, University of Cambridge, no Reino Unido
Quebrando o Estigma da Obesidade

É bem fácil julgar e criticar as pessoas que estão acima do seu peso ideal. Mas este estudo ajuda a quebrar certos estigmas e mostra que ser gordo ou magro pode ser algo muito mais complexo do que se imaginava.

Na pesquisa, o DNA de 1.622 pessoas com baixo IMC (índice de massa corporal) foi comparado ao DNA de 1.985 pessoas com obesidade mórbida e ao DNA de 10.433 pessoas com peso normal. Os cientistas foram capazes de detectar padrões na codificação genética dos três grupos distintos.

Somada à análise genética, os cientistas avaliaram questionários de estilo de vida de todos os participantes para determinar se outros fatores poderiam estar contribuindo significativamente para o peso participantes, como distúrbios alimentares e prática de atividade física intensa.

A pesquisa concluiu que pessoas magras tendem a ter menos variantes genéticas que aumentam as chances de desenvolver um quadro de obesidade, além de ter confirmado variantes genéticas já anteriormente associadas à obesidade, e de ter encontrado novas variantes relacionadas à obesidade, bem como à magreza constitucional.

Os pesquisadores também identificaram no estudo que 74% (quase três quartos) das pessoas naturalmente magras tinham um histórico familiar de permanecer magras e saudáveis ao longo da vida.

Quebrando o Estigma da Obesidade É bem fácil julgar e criticar as pessoas que estão acima do seu peso ideal. Mas este estudo ajuda a quebrar certos estigmas e mostra que ser gordo ou magro pode ser algo muito mais complexo do que se imaginava. Na pesquisa, o DNA de 1.622 pessoas com baixo IMC (índice de massa corporal) foi comparado ao DNA de 1.985 pessoas com obesidade mórbida e ao DNA de 10.433 pessoas com peso normal. Os cientistas foram capazes de detectar padrões na codificação genética dos três grupos distintos. Somada à análise genética, os cientistas avaliaram questionários de estilo de vida de todos os participantes para determinar se outros fatores poderiam estar contribuindo significativamente para o peso participantes, como distúrbios alimentares e prática de atividade física intensa. A pesquisa concluiu que pessoas magras tendem a ter menos variantes genéticas que aumentam as chances de desenvolver um quadro de obesidade, além de ter confirmado variantes genéticas já anteriormente associadas à obesidade, e de ter encontrado novas variantes relacionadas à obesidade, bem como à magreza constitucional. Os pesquisadores também identificaram no estudo que 74% (quase três quartos) das pessoas naturalmente magras tinham um histórico familiar de permanecer magras e saudáveis ao longo da vida.
Os Genes Não São Tudo

A pesquisa nos mostrou que existem fatores genéticos que podem contribuir para a obesidade. Entretanto outros fatores também são importantes como a velocidade do metabolismo, prática de exercícios, alimentação rica em alimentos gordurosos, etc.

O estudo não determina que magreza ou obesidade são determinadas pela genética, mas nos ajuda a entender que nossas escolhas alimentares e hábitos relacionados à saúde poderão ter resultados diferentes conforme a nossa expressão genética individual.

É importante ressaltar que adotar hábitos de vida saudáveis é benéfico tanto para pessoas obesas como para aquelas que apresentam magreza constitucional.

Os Genes Não São Tudo A pesquisa nos mostrou que existem fatores genéticos que podem contribuir para a obesidade. Entretanto outros fatores também são importantes como a velocidade do metabolismo, prática de exercícios, alimentação rica em alimentos gordurosos, etc. O estudo não determina que magreza ou obesidade são determinadas pela genética, mas nos ajuda a entender que nossas escolhas alimentares e hábitos relacionados à saúde poderão ter resultados diferentes conforme a nossa expressão genética individual. É importante ressaltar que adotar hábitos de vida saudáveis é benéfico tanto para pessoas obesas como para aquelas que apresentam magreza constitucional.
Gordura Marrom e Magreza Constitucional

A gordura marrom, que é um tipo de gordura boa presente no nosso organismo, é responsável pelo processo de termogênese. Termogênese é a nossa capacidade de produzir calor e, assim, manter nossa temperatura corporal em torno de 36-37 C. Estudos também já mostraram que quanto maior a quantidade de gordura marrom, maior é a termogênese e o gasto energético pra conseguir manter a temperatura corporal.

Pessoas com a característica de magreza constitucional utilizam preferencialmente a gordura marrom    como forma de obter energia enquanto em repouso, o que contribui para que elas continuem magras ao longo da vida.

Esta constatação é importante para que possamos trabalhar com nossos pacientes para o estimulo à produção da gordura marrom como uma das ferramentas no processo de emagrecimento e manutenção de peso dos nossos pacientes.

A Dra. Ana Priscilla Soggia já gravou um vídeo bem legal explicando as diferenças entre a gordura branca e a gordura marrom. Confere aqui embaixo!

Tenho Magreza Constitucional e Quero Engordar

Existem diversas propostas para ajudar no processo de ganho de massa muscular das pessoas que se sentem incomodadas com sua imagem corporal ou com a dificuldade de ganho de massa muscular. O Centro Integrado AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia que oferece tratamentos integrados, baseados em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia. Nossa clínica de endocrinologia na Vila Mariana conta com equipamentos para a realização de exames complementares para o diagnóstico correto e definição do melhor curso de tratamento para cada paciente, tornando o processo de avaliação mais prático e conveniente.

Se você tem interesse em conhecer melhor o seu metabolismo e as causas do seu peso (alto ou baixo) e, a partir disto, fazer um tratamento individualizado, baseado no seu organismo, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Post relacionado: Gordura Branca Vs. Gordura Marrom

***

O Centro Terapêutico AKTA Liv está localizado na Vila Mariana (São Paulo) mas também faz consultas e acompanhamento através de telemedicina. Contamos com uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com você para que seus objetivos de emagrecimento sejam alcançados e mantidos no longo prazo, promovendo o seu emagrecimento de forma saudável e sustentável.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e/ou manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

***

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

× WhatsApp