(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - cancer de mama em homens - cancer de mama masculino - conscientização - homem mão no peito

Câncer de Mama em Homens – Você Sabia?

Muitas pessoas não sabem, mas os homens têm tecido mamário assim como as mulheres e, portanto, podem sim desenvolver câncer de mama.

O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ser acometidos por esta doença. Apesar dos homens terem tecido mamário da mesma forma que as mulheres, as suas mamas são menos desenvolvidas. O câncer de mama em homens é semelhante à doença em mulheres, mas existem algumas diferenças.

Embora possa se desenvolver em homens de qualquer idade, o câncer de mama masculino é mais comum em homens mais velhos, acometendo homens com mais de sessenta anos, em sua maioria. Assim como com o câncer de mama em mulheres, homens diagnosticados em estágio inicial têm uma boa chance de cura e recuperação.

O tratamento geralmente envolve cirurgia para remover o tecido mamário. Outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, podem ser recomendados com base na sua situação particular.

Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - cancer de mama em homens - cancer de mama masculino
Fatores de risco do Câncer de Mama Masculino

Fator de risco é qualquer fator que pode aumentar o risco de desenvolver uma doença – pode ser um comportamento, substância ou condição. A maioria dos cânceres é resultado de muitos fatores de risco. Mas há casos em que o câncer de mama se desenvolve em homens que não têm nenhum dos fatores de risco mais comuns.

Fatores de risco conhecidos:

Há evidências convincentes de que os fatores de risco que listamos abaixo aumentam o risco de câncer de mama em homens.

  • Histórico familiar de câncer de mama aumenta o risco. Quanto maior o número de parentes próximos (homens ou mulheres) que têm câncer de mama, maior é o risco de um homem desenvolver a doença.
  • As mutações do gene BRCA podem dar origem a alguns tipos de câncer. Apenas um pequeno número de cânceres de mama masculinos é causado por uma mutação genética hereditária. As mutações BRCA2 aumentam o risco mais do que aumentam o risco em mulheres. Mutações no gene BRCA1 também aumentam o risco de câncer de mama masculino, mas não tanto quanto a mutação no gene BRCA2. Os homens que carregam essas mutações genéticas podem transmiti-las aos filhos. Filhos de homens com câncer de mama têm maior risco de desenvolver câncer de mama.
  • A exposição à radiação, especialmente à radiação no peito, aumenta o risco de câncer de mama em homens.
  • A cirrose hepática leva a que o tecido saudável no fígado se torne enrijecido pelos processos de inflamação e cicatrização deste órgão. Esta alteração no tecido impede que o fígado produza as  proteínas que normalmente carregam os hormônios para o sangue, o que pode levar a altos níveis de estrogênio e baixos níveis de androgênio circulando pelo corpo, que estão associados a um maior risco de desenvolver câncer de mama.
Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - cancer de mama em homens - cancer de mama masculino - conscientização
Possíveis fatores de risco:
  • A obesidade aumenta o risco de câncer de mama em mulheres e pode aumentar o risco de câncer de mama em homens. As células de gordura no corpo transformam os andrógenos em estrogênio, então os homens com mais células de gordura têm níveis mais altos de estrogênio em seus corpos.
  • O consumo de bebidas alcoólicas afeta o fígado, o que pode afetar também o nível de estrogênio no corpo e aumentar o risco nos homens.
  • O tratamento com estrogênio para câncer de próstata pode aumentar o risco de câncer de mamamasculino, mas o risco é pequeno se comparado ao benefício do tratamento. Alguns estudos também relataram que homens que tomam estrogênio como parte do processo de transição de gênero podem ter um risco maior de desenvolver câncer de mama.
  • Certos problemas com os testículos podem aumentar o risco de câncer de mama em homens. Esses problemas incluem um testículo que não desceu (chamado criptorquidia) ou a remoção de um ou ambos os testículos. Homens que tiveram caxumba na idade adulta que causou inflamação do testículo também podem ter maior risco de câncer de mama.
Possíveis sintomas de câncer de mama masculino se assemelham ao das mulheres e podem incluir:
  • Protuberância ou inchaço na mama, geralmente indolor (mas não necessariamente)
  • Pele ondulada ou enrugada
  • Retração do mamilo
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo
  • Inchaço nos linfonodos nas axilas

Por conta do câncer de mama ser uma doença mais comum entre as mulheres, elas já têm uma maior consciência dos possíveis sinais de alerta, o que não costuma ser o caso dos homens. A maioria dos homens nem mesmo têm conhecimento de que podem desenvolver câncer de mama, o que pode levar a que eles ignorem sinais de alerta como nódulos mamários ou alterações do aspecto da mama. Alguns homens sentem ainda vergonha ao encontrar um nódulo na mama e temem ser estigmatizados quanto à sua sexualidade, o que pode levar ao diagnóstico tardio e diminuir as chances de sucesso do tratamento.

A Dra. Danielle Miyamoto, mastologista e membro da equipe de médicos do Centro Integrado AKTA Liv, postou um vídeo no Instagram onde fala sobre o câncer de mama masculino. Clica aqui pra conferir!

Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - cancer de mama em homens - cancer de mama masculino - conscientização - video instagram

Links de interesse:

Fatores de risco para o câncer de mama masculino

Sintomas do câncer de mama masculino

Tratamento do câncer de mama em homens

Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades físicas 

 

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

× WhatsApp