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Jejum Intermitente Emagrece?

Já há alguns dias temos discutido um tema de bastante interesse popular nas nossas mídias sociais – afinal de contas, jejum intermitente emagrece?

Aqui no Centro Integrado AKTA Liv contamos com endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos e outros profissionais da área da saúde dedicados a auxiliar nossos pacientes que apresentam quadros de obesidade e comorbidades associadas. O jejum intermitente é uma dentre as diversas opções de práticas que devem ser consideradas após avaliação do quadro clínico e do perfil de cada paciente, para que seja feito de forma segura e possa potencialmente trazer os benefícios desejados.

AKTA LIV - Endocrinologia - Emagrecimento - Diabetes - Jejum Intermitente Emagrece_ prato vazio

O que é o jejum intermitente?

O jejum intermitente é atualmente uma das tendências fitness e de saúde mais populares do mundo e é utilizada com os objetivos de perder peso, melhorar alguns aspectos de saúde e até simplificar o estilo de vida.

Já há alguns estudos que mostram que o jejum intermitente pode ter efeitos positivos no corpo e até no cérebro dos praticantes (fontes 1, 2,).

O jejum intermitente é uma prática dietética que não necessariamente especifica os tipos de alimentos que devem ser consumidos ou evitados, mas sim quando o praticante deve se alimentar – período que chamamos de janela de alimentação.

O jejum tem sido praticado ao longo da evolução humana, uma vez que os antigos caçadores-coletores não tinham supermercados, geladeiras ou alimentos disponíveis durante todo o ano. Às vezes o alimento não estava prontamente disponível e, como resultado, os humanos evoluíram para conseguir “funcionar” sem se alimentar por longos períodos.

Além das considerações antropológicas, o jejum também foi frequentemente realizado ao longo da história por razões religiosas ou espirituais, incluindo nas religiões como o islamismo, cristianismo, judaísmo e budismo.

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O jejum intermitente emagrece?

A perda de peso é o motivo mais comum para as pessoas tentarem o jejum intermitente hoje em dia e estudos também vêm mostrando que esta prática tem fundamento, já que ao limitar o período de tempo durante o qual a pessoa pode se alimentar, o jejum intermitente pode levar à uma redução automática na ingestão de calorias ao longo do dia.

E, falando sobre este assunto, a Dra. Renata Gonçalves Campos (@rendocrino) compartilhou conosco algumas considerações interessantes para quem está pensando em tentar o jejum intermitente. Vamos conferir?

“O jejum intermitente é uma das estratégias dietéticas mais na moda hoje em dia. Mas será que esta prática tem algum fundamento?
Há vários estudos mostrando que há sim eficácia para perda de peso através da prática do jejum intermitente, contanto que a pessoa consuma uma quantidade de comida menor do que seu corpo consome por dia no total, naquele período que podemos chamar de janela de alimentação.
Algumas pessoas se adaptam muito bem a este tipo de dieta, porque já não tem o hábito de comer várias vezes ao dia – algumas pessoas não costumam tomar café da manhã ou não comem à noite.
Há vários modelos de jejum intermitente propostos como de 12, 14, 16, 18, 20h e até jejuns mais rigorosos, como o que propõe 24h sem se alimentar. É evidente que quanto mais extenso é o jejum, mais difícil a sua execução.
A proposta do jejum intermitente seria que, ao disponibilizar uma janela de alimentação (período do dia durante o qual a pessoa se alimenta) menor, seria mais fácil também reduzir o consumo de calorias ao longo do dia.
Mas este efeito é real?
Sim, se você tiver hábitos saudáveis durante a janela de alimentação, é bem possível que consiga reduzir a quantidade de comida consumida (e, consequentemente, calorias) em relação a uma dieta mais fracionada.
Caso você se alimente com alimentos muito calóricos, como os ricos em gordura e ou açúcar, é possível que atinja uma quantidade alta de consumo de calorias em pouco tempo, podendo não emagrecer.
É recomendável, assim, para melhor eficácia do jejum intermitente e também para evitar efeitos colaterais como hipoglicemia, desidratação e fraqueza, que durante a janela de alimentação, o praticante do jejum intermitente mantenha uma alimentação muito bem equilibrada.
Se você não se sente bem com esse tipo de dieta NÃO FAÇA. A melhor dieta é aquela que conseguimos seguir e nos sentimos bem, uma vez que se sabe que o jejum intermitente não é superior a uma dieta fracionada quando se consome os mesmos alimentos no total do dia.”

É importante ressaltar que o que cada pessoa pode ou deve consumir durante a janela de alimentação depende da prescrição dietética e objetivos de saúde de cada um. Por este motivo é imprescindível que a pessoa interessada em iniciar o jejum intermitente busque os conselhos de um nutricionista e de um endocrinologista, especialmente se tiver algum tipo de problema de saúde preexistente.

***

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura, como a diabetes e hipertensão. Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

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