(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Fisioterapia-para-Alzheimer

Exercícios para Alzheimer: Como a Fisioterapia Pode Ajudar

A prática regular de exercícios para o paciente de Alzheimer é um dos tratamentos mais recomendados para retardar os efeitos da doença. Com o auxílio de um fisioterapeuta especializado, o paciente conseguirá manter uma qualidade de vida em sua rotina apesar de algumas dificuldades trazidas pelo Alzheimer.

Os exercícios para Alzheimer, principalmente na fase inicial da doença, retardam alguns dos principais efeitos colaterais do quadro e oferecem ao paciente maior autonomia em sua rotina. o Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva que acomete principalmente idosos e causa alterações comportamentais e limitações motoras e cognitivas. Os tratamentos são diversos, de remédios controlados a cirurgias, mas também envolvem a prática de exercícios que auxiliam a retardar a evolução da doença.

Se você tem um familiar ou conhecido portador de Alzheimer, sabe como não é fácil para essas pessoas enfrentar a rotina. A dependência total de alguém que auxilie na realização de atividades diárias, das mais simples às mais complexas, torna o dia a dia muitas vezes frustrante e exaustivo. Na fase inicial, as principais dificuldades são andar e manter o equilíbrio. Já na fase mais avançada, alguns pacientes tornam-se acamados e podem passar a ter atrofia muscular.

A importância de praticar exercícios para Alzheimer está no retardamento da evolução do quadro, o que oferece ao paciente maior autonomia na realização das atividades cotidianas e, portanto, maior qualidade de vida. Assim que o quadro é diagnosticado, esses exercícios devem começar a ser praticados o quanto antes e a constância recomendada é de que sejam feitos de duas a três vezes por semana, a depender do estágio da doença em que o paciente se encontra.

AKTA-Liv-Fisioterapia-para-Alzheimer-mulher-idosa-sorrindo

Principais benefícios da prática de exercícios para Alzheimer

Os benefícios da prática de exercícios para Alzheimer são muitos. Entre eles, estão: evitar que os pacientes tenham seus músculos atrofiados, manter um bom funcionamento das articulações, evitar quedas que podem levar a um quadro ainda mais grade de fraturas ósseas, garantir autonomia ao indivíduo em seus movimentos diários e evitar dores nos músculos, tendões e ossos. 

Nesse sentido, a fisioterapia torna-se essencial para manter a qualidade de vida de uma pessoa com Alzheimer. Por mais que a doença tenha os seus desafios e ainda não tenha cura, a prática garante a melhora de alguns sintomas já presentes na rotina do paciente e, como comentado anteriormente, o retardamento do surgimento de outros.

O Alzheimer é uma doença que possui estágios: inicial, intermediário e avançado. Quanto antes o paciente iniciar a prática de exercícios para Alzheimer, melhor será seu desempenho no quadro e maior será o retardamento das limitações que a doença traz ao indivíduo. Os tipos de atividade indicados para cada fase mudam. Veja abaixo quais são eles:

Fase inicial: os exercícios para Alzheimer indicados na fase inicial da doença são a caminhada, hidroginástica, natação, pilates e musculação. Isso porque o paciente deve oferecer ao seu corpo força e equilíbrio.

Fase intermediária: aqui, os exercícios para Alzheimer passam a ser realizados em casa. Simples e de fácil compreensão, devem se assemelhar às atividades cotidianas do paciente auxiliando, também, na melhora da capacidade intelectual e motora. Alguns deles: ficar em um pé só, prancha abdominal com joelhos apoiados no chão, treinar escovação de dentes e de cabelo, andar pelo quintal e dançar.

Fase avançada: nesse momento, é provável que o paciente já esteja acamado e com dificuldade para a realização de tarefas simples, como manter o equilíbrio estando sentado. Portanto, a fisioterapia deve ser realizada todos os dias e os exercícios indicados são simples, a fim de impedir o surgimento de dores e desconfortos.

AKTA-Liv-Fisioterapia-para-Alzheimer-mulher-idosa-com-fisioterapeuta

Como a fisioterapia pode ajudar na qualidade de vida do paciente de Alzheimer

Agora que você sabe a importância da realização de exercícios físicos específicos para portadores de Alzheimer, a melhor opção é buscar o auxílio de um profissional especializado no assunto para acompanhamento do paciente. O fisioterapeuta ajudará a pessoa semanalmente, mantendo uma constância importante para o resultado do tratamento, além de orientar as pessoas que fazem parte da sua rotina para que realizem algumas práticas nos demais dias da semana, como familiares e cuidadores.

O fisioterapeuta, por ser especializado no assunto, avaliará o quadro do paciente e poderá montar uma rotina de exercícios que o atenda de acordo com o estágio da doença em que se encontra, além de considerar outras características pessoais, que variam de uma pessoa para outra. Portanto, o tratamento é personalizado e leva em consideração as principais necessidades e limitações de cada paciente.

Apesar de ser uma doença degenerativa progressiva, o Alzheimer, quando diagnosticado, não deve significar o fim de uma vida com qualidade. São muitas as alternativas para melhorar a rotina do paciente e diminuir os efeitos da doença, e a fisioterapia certamente é uma delas. Pequenas mudanças na rotina através da prática de exercícios para Alzheimer podem significar grandes avanços no quadro, garantindo a pessoa um dia a dia menos sofrido.  

AKTA-Liv-Fisioterapia-para-Alzheimer-idosos-brincando-com-jogo

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com um espaço completo de Movimento, Fisioterapia e Pilates onde o Fisioterapeuta Guilherme Abreu realiza atendimentos individualizados, respeitando todos os protocolos de prevenção do coronavírus.

Outros posts de interesse:

Pilates Para Esclerose Múltipla – Como Este Método Pode Ajudar

Doença De Parkinson: Como A Fisioterapia Pode Ajudar

Guilherme Abreu

Fisioterapeuta * Instrutor de Pilates

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook