(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Dietas-Restritivas-Trazem-Riscoao-a-saude

Dietas Restritivas e riscos para a saúde

As dietas restritivas podem até parecer uma boa solução a curto prazo para aqueles que desejam emagrecer. Mas é importante estar atenta pois há muitos riscos para a saúde. Reganho de peso e desencadear o surgimento de doenças graves são algumas das consequências dessas dietas. Saiba mais neste novo conteúdo do nosso blog.

Dietas restritivas são aquelas que impõem restrições quanto ao que pode ou não ser ingerido na dieta de uma pessoa. Normalmente, há uma quantidade limite de calorias a serem consumidas em um dia e diversos alimentos considerados ‘’proibidos’’.

Na ânsia por um emagrecimento rápido, as pessoas acabam comprometendo sua saúde física e mental. Isso porque essas dietas restritivas não levam em consideração o fato de que todos nós somos diferentes.

Esse pensamento é um reflexo da sociedade em que vivemos.  Infelizmente as pessoas criam altas expectativas quanto a um padrão de beleza a ser seguido e que, muitas vezes, não são alcançados apenas com dietas. Esse padrão está estampado na televisão, redes sociais, jornais e revistas e nos aponta, diariamente, que somos “inadequados”.

Contudo, é preciso cuidado para não cair nessa armadilha, pois esse padrão é inalcançável. Afinal, corpos reais são mesmo diferentes e o primordial é buscar melhoria na saúde de forma geral.

Os riscos das dietas restritivas


São muitos os pacientes, principalmente mulheres, que nos procuram em busca de um ‘’corpo ideal’’. Contudo, muitos ignoram o fato de que emagrecer é uma questão multifatorial.

Por conta disso, o processo de emagrecimento pode ser bastante diferente de uma pessoa e outra. Daí a importância de não acreditar em receitas ou dietas “de sucesso” a serem seguidas. Cada corpo tem suas necessidades particulares.

Ao introduzir dietas restritivas em sua rotina, você está correndo o risco de prejudicar, e muito, a sua saúde. Além de poder desencadear doenças, o reganho de peso após uma dieta restritiva é quase garantido.

Alguns dos danos à saúde provocados por dietas restritivas estão episódios de fraqueza e tontura, cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas quebradiças, anemia, dentre outros.

AKTA-Liv-Dietas-Restritivas-Mulher-Triste-Comendo-Salada

Vamos conhecer alguns outros problemas causados pelas dietas restritivas

Compulsão alimentar

Compulsão alimentar é um dos distúrbios caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos, mesmo que a pessoa não esteja com fome. Esse transtorno pode causar sentimento de culpa, tristeza e necessidade de isolamento na pessoa que o está enfrentando. Como consequência, ela tem o seu bem-estar físico e mental muito afetados. 

Baixa autoestima

As dietas restritivas podem causar o temido efeito sanfona. Ele acontece quando uma pessoa perde muitas calorias e emagrece devido a grandes restrições em sua alimentação, mas sofre um grande ganho de peso logo que o regime acaba.

Isso pode abalar a autoestima do paciente, que se vê frustrado por não alcançar seus objetivos. A partir daí, uma série de doenças psicológicas podem ser desencadeadas e afetar não só a saúde física dessa pessoa, mas também a mental.

Deficiência de nutrientes

Por restringir a quantidade de alimentos ingeridos por dia, as dietas restritivas não consideram a importância da diversidade e equilíbrio entre todos os nutrientes que o nosso organismo precisa para manter a saúde em dia.

Por conta disso, a quantidade de nutrientes nas dietas restritivas costuma não ser suficiente. Logo, a deficiência de nutrientes é um dos problemas graves desse tipo de dieta, pois pode levar o paciente a desenvolver problemas como:

  • Queda de cabelo;
  • Enfraquecimento de unhas;
  • Anemias; e
  • Osteoporose.

Como emagrecer sem recorrer a dietas restritivas


Dietas restritivas, definitivamente, não são a solução para uma vida saudável e feliz. Para emagrecer de maneira saudável e construir uma alimentação diária que te proporcione não só o corpo que você deseja, mas principalmente saciedade, bem-estar e qualidade de vida, é preciso o acompanhamento de um profissional de saúde especializado.

Unir a prática de atividades físicas a uma alimentação rica em nutrientes é o segredo para uma vida mais feliz. Contudo, sabemos que não é tão fácil adotar essas práticas, especialmente se você nunca teve esses hábitos na sua rotina. É para isso que profissionais como endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos, psicólogos, entre outros, existem. Juntos, eles podem te proporcionar um tratamento integrativo.

Nós podemos te ajudar a identificar os principais desafios e necessidades do seu corpo para então montar um plano de emagrecimento que respeite as suas particularidades. Essa é a melhor maneira de emagrecer com saúde e a proposta do nosso programa de emagrecimento consciente!

AKTA-Liv-Dietas-Restritivas-fazem-mail-a-saude-dieta-equilibrada

Emagrecimento Saudável e sem reganho de peso com o AKTA Liv

Se você deseja emagrecer, mas concorda que esse processo deve ser feito de maneira responsável, conte conosco.  Trabalhamos com você para criar um tratamento personalizado e que atenda às suas necessidades individuais.

Acreditamos que os cuidados integrados com a alimentação, o metabolismo e o comportamento no tratamento do excesso de peso são essenciais para resultados satisfatórios. Cuidando desses três pilares é possível emagrecer sem prejudicar a saúde e sem reganho de peso.

Aqui no Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com uma equipe multidisciplinar para proporcionar aos nossos pacientes um atendimento completo. Contamos com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de termos autonomia para realizar diversos exames importantes nesse processo. Nós cuidamos da sua saúde como um todo e o resultado é o seu emagrecimento.

Na consulta com o endocrinologista serão identificadas questões importantes relacionadas à sua saúde hormonal e em geral. Com essas informações o nutricionista fará a sua dieta personalizada e você terá acompanhamento de ambos os profissionais. Se houver a necessidade de apoio psicológico durante esse processo, nossas psicólogas são especializadas no atendimento de pacientes em processo de perda de peso e sabem exatamente como te ajudar.

Se você acredita na nossa proposta e deseja emagrecer com saúde, sem recorrer a dietas restritivas, entre em contato conosco e agende sua consulta com um dos nossos endocrinologistas.

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.

obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.

Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Quer emagrecer com saúde?

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe especializada em emagrecimento saudável. Nossa vocação é cuidar de você.