(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Fisioterapia - pilates - ft. guilherme abreu - fortalecimento do core - core

Benefícios Concretos de Fortalecer o Core

Pare por um segundo e pense na cadeia de músculos que conecta as partes superior e inferior do seu corpo. Se imagine jogando bola, fazendo uma corrida ou varrendo o chão da cozinha. Você sabia que os músculos necessários para que você faça todos estes movimentos se originam ou passam pelo grupo de músculos que chamamos de core? 

O core é o conjunto de músculos localizado entre o abdômen e o quadril e é responsável pela sustentação e estabilização da coluna lombar. O core é o próprio centro de equilíbrio e força do corpo.

Esta semana falei no meu Instagram sobre este grupo muscular e sobre como a ativação adequada dos músculos do core é essencial para proteger a coluna de sobrecargas mecânicas que acontecem naturalmente no nosso dia a dia.

Fisioterapia - pilates - ft. guilherme abreu - fortalecimento do core - core - akta liv - grafico

Se os músculos do core estão “fracos” e não cumprem o seu papel protetor, a tendência é compensarmos esta falha usando outros músculos para estabilizar a coluna. Quando o core não está forte, prejudicamos o funcionamento dos braços e pernas, resulta em perda de força, pode resultar em dor, postura inadequada e até comprometimento do equilíbrio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O core forte também melhora o equilíbrio e a estabilidade, tão importantes para ajudar a prevenir quedas e lesões durante a prática de esportes ou outras atividades, além de ser muito importante para nos mantermos saudáveis e independentes mesmo com o processo de envelhecimento.

Como eu uso os músculos do core na minha rotina?

Dia a dia – como se curvar para calçar os sapatos ou pegar uma caixa no chão, virar-se para olhar para trás, sentar em uma cadeira ou simplesmente ficar parado – essas são apenas algumas das muitas ações mundanas que dependem do core e que nós costumamos não perceber até que tenhamos alguma dificuldade em executá-las. Mesmo as atividades básicas do dia a dia como tomar banho ou trocar de roupa, exigem o engajamento destes músculos.

Trabalho – todo trabalho que envolvem levantar, virar o tronco e ficar em pé dependem dos músculos do core. Mas não se engane – atividades sedentárias e menos óbvias como trabalhar sentado em uma mesa por horas a fio também envolvem estes músculos. Passar o dia telefonando, digitando, usando o computador e atividades semelhantes podem fazer com que os músculos das costas fiquem surpreendentemente rígidos e doloridos, principalmente se sua musculatura não estiver forte o suficiente para sustentar uma boa postura e se você não fizer pausas suficientes ao longo do dia.

Coluna saudável – a dor lombar é um problema que pode se tornar debilitante e que afeta sete em cada dez brasileiros em algum momento de suas vidas. Ela pode ser evitada através da prática de exercícios para equilíbrio e fortalecimento do core. Quando uma pessoa sofre com dores nas costas, além dos medicamentos para controle da dor é importante fazer o acompanhamento com fisioterapeuta para que este profissional possa ajudá-lo a fortalecer a musculatura do core e a engajar os músculos certos, tratando do problema de diversas fontes para evitar que haja um piora.

Atividades físicas – futebol, golfe, tênis ou outros esportes onde se faz o uso de raquete, ciclismo, corrida, natação, vôlei, canoagem, remo e muitas outras atividades atléticas são impulsionadas por core forte. Menos mencionadas porem igualmente importantes são as atividades sexuais, que também exigem força e flexibilidade no grupo de músculos que compõem o core.

Trabalhos domésticos e de reparos – dobrar, levantar, torcer, carregar, martelar, alcançar algo na prateleira, aspirar, esfregar e varrer são ações que se originam ou atravessam o core.

Equilíbrio e estabilidade – seu core estabiliza seu corpo, permitindo que você se mova em qualquer direção, mesmo nos terrenos mais acidentados, ou fique em pé sem perder o equilíbrio. Um core forte pode diminuir o risco de queda.

Boa postura – core fraco contribui para problemas de coluna. Uma boa postura diminui o desgaste da coluna e permite que você respire profundamente. Uma boa postura também garante que todo o esforço que você aplica ao se exercitar não será desperdiçado no engajamento dos músculos errados.

Fisioterapia - pilates - ft. guilherme abreu - fortalecimento do core - core - akta liv - sedentario

Lembre-se que o core fraco, tenso ou desequilibrado pode prejudicá-lo em qualquer destas esferas mencionadas acima. E, embora seja importante construir um core forte, não é aconselhável concentrar todos os seus esforços apenas nos músculos do abdome. O treinamento excessivo dos músculos abdominais ao mesmo tempo em que afrouxa os músculos das costas e do quadril pode acarretar lesões e diminuir sua capacidade atlética. O pilates é uma ótima atividade para o fortalecimento da musculatura do core sem prejudicar outras cadeias musculares ou causar novas lesões.  

Fisioterapia - pilates - ft. guilherme abreu - fortalecimento do core - core - akta liv

Ninguém está muito jovem ou muito velho para melhorar seu bem-estar físico por meio da fisioterapia e do pilates. Se você acha que pode se beneficiar de um trabalho de fortalecimento do core, entre em contato com o Ft. Guilherme Abreu aqui ou pelo WhatsApp da clínica (+55 11 91007-4004)!

 

Postagens relacionadas:

https://fisioterapia-guilherme-abreu.negocio.site/posts/1451685655872591866?hl=pt-BR

https://aktaliv.com.br/dor-lombar/

https://aktaliv.com.br/fisioterapia-para-idosos/

 

***

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp