(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Dermatologia-Talco-em-Pó-Pele-de-Bebê

Você Ainda Usa Talco em Pó na Higiene do seu Bebê?

Muitos pais e cuidadores ainda tem o hábito de usar talco em pó nos bebês, com objetivo de evitar assaduras ou deixar um cheirinho gostoso “de bebê”. Este produto já foi considerado essencial nas bolsas de fralda e berçários, mas dúvidas sobre a segurança do talco em pó faz com que pais e cuidadores questionem o seu uso.

O talco em pó é tradicionalmente usado para prevenir assaduras incômodas na pele do bebê. O tradicional frasco branco da Johnson & Johnson esteve no mercado por mais de 100 anos. Mas, pressionada por milhares de processos nos EUA e Canadá pela associação entre o talco em pó e alguns tipos de câncer, a empresa retirou este produto do mercado nestes países e manteve apenas a formula à base de amido de milho. Entretanto, o talco em pó da Johnson & Johnson continua sendo comercializado em outros países ao redor do mundo.

Erupções cutâneas, crostas suspeitas e inchaços que surgem subitamente costumam colocar pais de primeira viagem em polvorosa! Mas essas são aflições comuns da pele de recém-nascidos são geralmente fáceis de tratar e raramente estão relacionadas a algo mais complexo. Entretanto muitos pais ainda usam o talco como medida preventiva contra alguns probleminhas de pele comuns nos bebês.

AKTA-Liv-Dermatologia-bebê-asiático-com-Talco-em-Pó-na-Pele-do-pescoco

Sabendo disso você pode estar se perguntando se estas críticas têm fundamento e se o uso do talco em pó deixou de ser recomendado também aqui no Brasil. Continue lendo para saber mais:

O talco em pó é formado por minúsculas partículas, que podem ser aspiradas pelo bebê e causar problemas pulmonares e respiratórios

A inalação do talco em pó pode afetar os pulmões de uma criança se utilizado em grande quantidade, principalmente na região em volta do rosto do bebê.

O talco resseca a pele dos bebês, que já é sensível e tem mais facilidade de ressecamento

Não há nada como a pele macia e delicada de um bebê. E nada como um bebê irritadiço por causa de assaduras ou outros problemas de pele. Muitos bebês são propensos a irritações na pele nos primeiros meses e o uso de talco em pó pode prejudicar ainda mais a condição da pele do seu bebê, uma vez que ele retira a umidade da pele.

Estudos indicam que pode haver relação entre o uso do talco e alguns tipos de câncer

O talco em pó é composto principalmente pela substância mineral também chamada talco (silicato de magnésio). Um dos principais componentes do talco é o amianto, comprovadamente relacionado a alguns tipos de câncer, como o de ovário. Estudos sugerem que o talco aplicado na região genital feminina caminha pelo aparelho reprodutor feminino, provocando inflamação e tornando aquele órgão mais susceptível ao aparecimento da doença.

Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de talco em pó para o tratamento de assaduras e dermatites na região da fralda.

AKTA-Liv-Dermatologia-mulher-trocando-fralda-de-bebe-Talco-em-Pó

Como evitar o surgimento de assaduras?

A assadura do bebê pode ser causada por alguns fatores, como o calor, a umidade, o pelo contato das fezes ou urina com a pele do bebê por um período prolongado, alergia a alguns tipos de produtos higiênicos e lenços umedecidos, assim como também a higienização incorreta da região genital.

Algumas dicas para evitar o surgimento de assaduras:

  • Troque a fralda com frequência (de preferência, sempre que ela estiver suja)
  • Se possível, deixe a pele arejar e espere secar durante a troca de fraldas
  • Quando a pele do seu filho estiver totalmente seco, você pode tentar usar um creme à base de óxido de petróleo ou zinco como barreira contra a urina e as fezes, caso ele tenha pele sensível

Como lidar com as brotoejas de calor?

A principal recomendação é utilizar roupas frescas adequadas ao clima, especialmente as feitas de fibras naturais, como o algodão. Em alguns casos pode ser utilizado o talco líquido, que possui ativos cicatrizantes e é livre de fragrância.

Hoje existem alternativas ao talco em pó que não utilizam a substância talco em sua composição, mas o risco de problemas pulmonares a partir da inalação das partículas de pó ainda existem, mesmo que não haja o risco de contaminação por amianto. Portanto, se for utilizar algum tipo de talco em pó, leia o rótulo e evite aqueles que têm a substância talco em sua composição.

Se o seu bebê tem a pele sensível e propensa ao desenvolvimento de assaduras, ou se ele sofre com algum problema dermatológico, agende já uma consulta com a Dra. Marina Lino, Dermatologista do Centro Integrado AKTA Liv.

Dra. Marina Lino

Dermatologia

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook