(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Nutrição-Superalimentos-Blog

Superalimentos: Descubra o que São e Porque São Benéficos à Saúde

Superalimentos – você provavelmente já ouviu falar neste termo. Este conjunto de alimentos que contém alto teor de nutrientes não são uma pílula mágica, mas aliados à um estilo de vida saudáveis, podem ser muito benéficos para a sua saúde.

A alimentação é um dos fatores mais importantes na busca por uma vida mais saudável e equilibrada. Isso porque, diariamente, nosso corpo precisa de nutrientes para nos proporcionar energia e manter o nosso metabolismo funcionando adequadamente. São eles os macronutrientes, divididos em proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso temos os micronutrientes, que são as vitaminas, fibras e minerais. Contudo, os chamados superalimentos (ou superfoods), além de nos fornecerem todos esses compostos citados, promovem ainda mais qualidade nutricional do que os alimentos comuns.

AKTA-Liv-Nutrição-Superalimentos-alimentos-saudáveis-dieta-balanceada-Blog

Além de nutrir o organismo – como outros tipos de alimentos já fazem -, os superalimentos atuam diretamente na prevenção e no combate de doenças, visto que possuem mais propriedades. Alguns dos mais famosos são: cacau, açaí, soja, iogurte, ovos, aveia, chia, linhaça, nozes, lentilha, abacate, semente de abóbora, gergelim, quina e tomate. Apesar disso, não se engane: quando o assunto é saúde, o equilíbrio é a chave. É importante ressaltar que tal classificação ainda não é reconhecida oficialmente pela ciência, uma vez que profissionais da saúde acreditam no sucesso de uma dieta variada. Por conta disso, o assunto ainda gera discussões e divide opiniões.

Portanto, refeições carregadas de alimentos de diversos grupos costumam ser as que trazem mais resultados quando se fala em nutrientes. Afinal, cada alimento, sendo ‘’super’’ ou não, auxilia no funcionamento de determinada parte do nosso organismo.

Confira abaixo alguns dos possíveis benefícios dos superalimentos para a saúde

1) Melhora do sistema imunológico

Os superalimentos fornecem, entre tantas propriedades, as antibactericidas e anti-inflamatórias, que protegem o nosso corpo. Além disso, fortalecem o sistema imunológico através da vitamina C, tão necessária quando o assunto é o aumento de energia e resistência.

2) Aumento do bem-estar e da qualidade de vida

Devido às variadas propriedades que fornecem, os superalimentos garantem a sensação de bem-estar e um aumento na qualidade de vida das pessoas visto que promovem diferentes benefícios quando acrescentados à rotina. Um corpo saudável está mais apto a ter a energia necessária para uma melhora de todos os demais hábitos e responsabilidades cotidianas.

3) Combate do envelhecimento precoce

Apesar do foco do envelhecimento precoce muitas vezes ser a pele, ele pode ocorrer em todo o organismo. Neste processo de envelhecimento precoce, as células do nosso corpo começam a morrer antes do período esperado. Felizmente, alguns superalimentos contém antioxidantes e, portanto, retardam esse processo.

4) Prevenção de doenças

Uma alimentação balanceada é um dos principais hábitos que nos garante qualidade de vida. Portanto, o consumo dos superalimentos deve ser considerado para turbinar a quantidade de propriedades presentes em nossa rotina. Por alguns deles terem ômega-3 e antioxidantes, podem auxiliar na prevenção de doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

5) Auxílio em tratamentos

Além da prevenção, os superalimentos podem auxiliar em diferentes tratamentos de pessoas já diagnosticadas com algum problema de saúde, visto que são ricos em diferentes nutrientes. Um dos exemplos é a aveia, que possui bastante fibra e, portanto, auxilia diretamente na queima de gordura e açúcares, o que pode baixar os níveis de colesterol.

AKTA-Liv-Nutrição-Superalimentos-alimentos-saudáveis-qualidade-de-vidaBlog

É provável que alguns superalimentos já façam parte da sua alimentação, visto que são considerados comuns ao dia a dia (como o tomate e o ovo, por exemplo). Para incluir aqueles que ainda não fazem, procure fazer algumas substituições, como trocar o leite pelo iogurte ou acrescentar chia, linhaça ou aveia em outros alimentos antes de consumi-los, como nas frutas. Mas, atenção: como já dissemos antes, o sucesso de uma alimentação saudável está no equilíbrio dos alimentos escolhidos e seus respectivos nutrientes. Apesar dos superalimentos superarem a função normal de um alimento comum, não devemos ter uma dieta baseada somente neles.

Vale ressaltar também que, sozinha, a alimentação balanceada não garante resultados extraordinários. Isso porque a inclusão de atividades físicas na rotina, o controle do estresse e do consumo de álcool, entre outros hábitos diários são imprescindíveis quando o assunto é a busca por saúde, longevidade e bem-estar. Se combinadas, essas práticas podem te levar mais longe. Separadas, poderão te levar à frustração e resultar em tentativas em vão.

Para criar uma dieta confiável e com foco nos resultados, a melhor dica é consultar um nutricionista. Assim, juntos, vocês entenderão suas principais necessidades e objetivos a curto, médio e longo prazo e o profissional montará um cardápio personalizado para a sua rotina.

***

Aqui no Centro Integrado AKTA Liv contamos com nutricionistas que podem te auxiliar a encontrar uma dieta equilibrada e que vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida! Agende já uma consulta com a Dra. Ana Maria Rossetti ou com a Dra. Mayara Vieira Benetti.

Dra. Ana Maria Rossetti

Nutricionista

Dra. Mayara Benetti

Nutricionista

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp