(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
ENDOCRINOLOGISTA - AKTA LIV - DIABETES - DIETA - DIABETICO PODE COMER DOCE - mulher comendo doce

Pergunte ao Endocrinologista – Diabético pode comer doce?

Diabético pode comer doce? Esta é uma das primeiras perguntas que os endocrinologistas costumam ouvir depois de um diagnóstico de diabetes.

A resposta simples é sim, mas é importante começar a monitorar a ingestão de carboidratos para evitar picos de açúcar no sangue. A boa notícia é que é possível fazer mudanças saudáveis em sua dieta com um pouco de conhecimento.

É verdade que diabéticos não podem comer doces?

Durante anos, as pessoas com diabetes eram orientadas a evitar doces. Mas as orientações dos pesquisadores quanto à nutrição de pacientes diabéticos mudou. As pesquisas mostram que o total de carboidratos ingerido é o que conta.

Antigamente, supunha-se que mel, balas e outros doces aumentariam seu nível de açúcar no sangue mais rápido e para valores mais altos do que frutas, vegetais ou alimentos ricos em amido, como batatas, massas e pães. Mas, se o paciente tiver a diabetes sob controle e os doces fizerem parte de um plano alimentar preparado por um nutricionista, é possível consumir doces.

Embora diferentes tipos de carboidratos afetem o nível de açúcar no sangue de maneira diferente, é a quantidade total de carboidratos que realmente importa. Mas não exagere nas calorias vazias presentes em doces, biscoitos, bebidas adoçadas com açúcar e outros doces e alimentos com adição de açúcares, já que eles têm poucas vitaminas e minerais e, geralmente, são ricos em gordura e calorias.

ENDOCRINOLOGISTA - AKTA LIV - DIABETES - DIETA - DIABETICO PODE COMER DOCE

Ajustando a dose de insulina

Se o paciente usa insulina, será necessário fazer o ajuste da dosagem para que o nível de açúcar no sangue não suba. Se a pessoa só usa remédios, como é o caso de pacientes com diabetes tipo II, será necessário controlar as quantidades e a frequência dos doces consumidos, já que quanto mais carboidratos a pessoa comer, mais difícil será controlar o diabetes.

Em linhas gerais, o recomendado é manter uma dieta saudável, rica em vegetais e proteínas, moderada em gorduras, reduzir o excesso de açúcar, bebidas com açúcar adicionado e farinhas, mesmo para quem usa insulina.

É importante lembrar que os doces além de descontrolarem o diabetes podem ainda contribuir para o ganho de peso. Se o seu paladar é doce, invista em aprender receitas de doces mais saudáveis como uma alternativa para quem gosta de consumi-los com mais frequência.

ENDOCRINOLOGIA - AKTA LIV - DIABETES - DIETA - DIABETICO PODE COMER DOCE - alimentos e diabetesENDOCRINOLOGIA - AKTA LIV - DIABETES - DIETA - DIABETICO PODE COMER DOCE - alimentos e diabetes

O jeito certo de comer doces quando se é diabético

Os doces contam como carboidratos no seu planejamento alimentar. O truque é substituir pequenas porções de outros carboidratos – como pão, tortilhas, arroz, biscoitos, cereais, frutas, suco, leite, iogurte ou batatas – pelos doces em suas refeições. Para acomodar os doces como parte de uma refeição, você tem duas opções:

Substitua alguns dos carboidratos em sua refeição por um doce

Digamos que seu jantar seja um peito de frango grelhado, uma batata média, uma colher de arroz, uma salada de legumes e uma porção de fruta. Se você quiser comer um pedaço de bolo após a refeição, faça com que os carboidratos do bolo substituam outros carboidratos na sua refeição principal.

Você pode optar por trocar o arroz e a fruta pela fatia de bolo. Ou, ainda, você pode substituir a batata por um vegetal com baixo teor de carboidratos, como o brócolis. É recomendável que o seu nutricionista te oriente sobre como fazer substituições de forma independente para que você não cometa erros e prejudique o seu tratamento e sua saúde.

Use adoçantes de baixa caloria

Os adoçantes de baixa caloria (substitutos do açúcar) são uma forma de adoçar seus alimentos com menos calorias e carboidratos. Usar adoçantes como substitutos do açúcar pode ajudar a reduzir o número total de calorias consumidas e manter-se no seu plano alimentar.

Se for usar adoçantes, prefira os de origem natural, como a stevia. Não se esqueça que a proporção açúcar/adoçante é diferente para cada produto, portanto, pode ser necessário fazer experiências até encontrar o sabor de sua preferência.

É importante ter acompanhamento do endocrinologista e do nutricionista

endocrinologista e nutricionista

Uma dieta equilibrada para pacientes diabéticos não significa eliminar totalmente os doces. Se você gosta de comer doces faça uma consulta com o nutricionista para que ele possa ajudá-lo a incluir suas guloseimas favoritas em seu plano alimentar. O nutricionista também pode ajudá-lo a reduzir a quantidade de açúcar e gordura em suas receitas favoritas. Moderação é a chave.

Não se surpreenda se seus gostos mudarem à medida que você adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Alimentos que você adorava possivelmente passarão a parecer muito doces e alguns doces substitutos saudáveis, como maçãs assadas e abacaxi grelhado, poderão se tornar seus novos favoritos.

Durante todo este processo de adaptação da dieta após um diagnóstico de diabetes é de extrema importância ter o acompanhamento do seu médico nutricionista.

 

Programa Conviva Bem – Diabetes

Uma alimentação adequada associada à prática de atividades físicas regulares e com acompanhamento médico podem trazer muitos benefícios e possibilitar uma vida plena para os portadores de diabetes.

No Centro Integrado AKTA Liv preparamos um programa especial pra cuidar dos nossos pacientes diabéticos com toda a atenção. No Programa Conviva Bem – Diabetes os nossos pacientes contam com o suporte e a orientação de médicos endocrinologistas e nutricionistas para apoiá-lo na busca por uma vida mais saudável após o diagnóstico de diabetes.

 

Clique aqui para conhecer algumas receitas de doces para a dieta de diabéticos.

***

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura, como a diabetes e hipertensão. Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

× WhatsApp