(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-nodulo-na-tireoide

Nódulo na Tireoide: Um Problema Mais Comum do que Parece

Problema que acomete um alto número de pessoas, o nódulo na tireoide ainda é desconhecido da maioria. Aprenda a identificar alterações nesta região e saiba quando procurar o médico.

Sentir um caroço em alguma parte do corpo deixa muitas pessoas assustadas e não seria diferente com um nódulo na tireoide. Como os nódulos na tireoide acometem um grande número de pessoas, é importante entender um pouco mais sobre este órgão, que é extremamente importante para o corpo humano e por que você não precisa se desesperar ao se deparar com um nódulo na tireoide.

A tireoide é uma glândula com formato de borboleta, que fica localizado na região do pescoço, bem na frente da traqueia.  Em alguns momentos pode haver alterações na produção dos hormônios da tireoide, trazendo desequilíbrio e possíveis anomalias que muitas vezes são visíveis, como é o caso de um nódulo na tireoide.

Cerca de 50 % das pessoas vão desenvolver um nódulo na tireoide em algum momento da vida, havendo maior incidência após os 50 anos de idade. A boa notícia é que cerca de 90 % casos de nódulo na tireoide são benignos, isso que dizer que não são cancerígenos.

Mas já que os nódulos na tireoide são tão comuns, vamos entender um pouco mais quais são suas causas, quais são seus sintomas, as formas de tratamento, formas cirúrgicas ou não cirúrgicas e quais são os efeitos no corpo de quem desenvolve essa alteração.

O Centro Terapêutico AKTA Liv é referência no tratamento de distúrbios da tireoide e conta com endocrinologistas e cirurgião de cabeça e pescoço altamente capacitados para fazer o diagnóstico correto e tratamento mais adequado a cada paciente. 

AKTA-liv-endocrinologia-glandula-tireoide

Qual é a função da tireoide?

Para entender sobre o nódulo na tireoide, compreender qual é a função desse órgão é importante. O corpo humano é como uma máquina que só funciona devido a função dos vários sistemas que atuam no seu organismo. Os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo, que são secretados pelas glândulas endócrinas através da tireoide.

As glândulas endócrinas então são responsáveis por diferentes processos de desenvolvimento, como características sexuais, crescimento, a reprodução, níveis de sais e glicose no sangue. O volume com de hormônios secretados pode interferir em todos esses processos no organismo, tanto com o excesso ou a escassez hormonal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, a tireoide produz dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são responsáveis por regular o metabolismo, e a maneira como o corpo humano em equilíbrio usa e armazena energia.

Para que o desequilíbrio hormonal, secretado pelas glândulas endócrinas aconteça, uma das causas pode ser devido a alterações como hipotireoidismo (escassez hormonal), hipertireoidismo (excesso hormonal) ou nódulos na tireoide.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-nodulo-na-tireoide-caracteristicas

Características do nódulo na tireoide

Um nódulo na tireoide é comumente chamado de “caroço”, pois algumas pessoas conseguem sentir essa protuberância na região do pescoço, porém raramente eles crescem a ponto de tornar-se grandes o suficiente, podendo ser despercebido por anos. Há chances de o nódulo ser percebido por uma pressão na região do pescoço ao engolir, mas a maioria dos nódulos não são visíveis nem palpáveis, provavelmente o paciente será avisado sobre o nódulo por um médico durante um exame de rotina.

Os nódulos na tireoide podem ser sólidos ou preenchidos por um líquido, que neste caso é chamado de cisto da tireoide. Cerca de 90 % dos nódulos na tireoide são chamados de adenoma, que são tumores benignos, ou seja, não cancerígenos. Esses nódulos na tireoide podem ser constituídos pelo mesmo tecido da glândula, podendo até produzir hormônios em proporções desequilibradas. O câncer da tireoide é caracterizado por ser um nódulo único, sólido, bem aderido a tireoide, de crescimento acelerado e não produzem hormônio.

O que fazer após encontrar um nódulo na tireoide

Como já foi dito, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a maioria dos casos de nódulo na tireoide vão ser encontrados durante um exame de rotina por um médico.

O próximo passo é dar andamento aos pedidos de exames mais aprofundados para verificar suas características anatômicas e o tipo de nódulo na tireoide, se é um nódulo hiperfuncionante (produtor de hormônio, chamado de nódulo quente) ou um nódulo hipofuncionanete (não produtor de hormônio, chamado de nódulo frio).

O médico também poderá pedir uma biópsia para investigar se há presença de células cancerígenas. Para isso será usado uma agulha para aspirar o conteúdo do nódulo na tireoide. Exames de ultrassom também podem ser feitos para verificar o conteúdo do nódulo.

Os nódulos que são diagnosticados com algum tipo de risco, geralmente são retirados cirurgicamente pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Em outros casos, quando não há riscos cancerígenos, é indicado tratamentos não invasivos, que podem administrar essas alterações hormonais até que voltem ao equilíbrio.

Sinais e sintomas de nódulo na tireoide que mostram que você deve procurar um endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço são:

– Dificuldade para respirar;

– Dificuldade para engolir;

– Rouquidão prolongada;

– Dor na região frontal do pescoço;

– Caroço na região do pescoço.

– Alterações hormonais.

É importante ressaltar que, embora muitos profissionais médicos possam notar uma alteração visual ou palpável na região da tireoide, os profissionais preparados para diagnosticar o nódulo na tireoide e indicar o tratamento adequado são o endocrinologista e o cirurgião de cabeça e pescoço.

Dra. Ana Priscila Soggia - Endocrinologista

Dra. Renata Gonçalves - Endocrinologista

Dr. Hugo Valente - Endocrinologista

Dr. Marcelo Schalch - Cirurgião de Cabeça e Pescoço

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook