(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-fisioterapia-pelvica-incontinencia-urinaria-feminina

Incontinência Urinária Feminina – Existe Solução?

A incontinência urinaria feminina é um problema que afeta mulheres de diversas idades e por motivos diferentes. Mas existem opções de tratamento para melhor a condição do assoalho pélvico e garantir uma melhor qualidade de vida para a paciente.

A incontinência urinária feminina é um problema comum entre mulheres a partir dos 40 anos de idade, mas que também pode acometer um público ainda mais jovem. Uma em cada três mulheres com 35 anos ou mais, sofrem com a incontinência urinária feminina.

Segundo dados Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa e em 40% das gestantes. Cerca de 5% da população (homens e mulheres) sofre de incontinência. Saber que você não é a única que passa por esse problema pode ser um alívio e mais um motivo para derrubar esse tabu e buscar ajuda.

AKTA-Liv-Fisioterapia-para-Alzheimer-mulher-idosa-sorrindo

Simplificando a incontinência urinária

 A incontinência urinária nada mais é do que a perda do controle da bexiga, ocasionando em pequenos escapes de urina em algumas situações como uma tosse, um espirro ou até em momentos descontraídos como risadas. Além de prejudicar na qualidade de vida das mulheres que sofrem com a incontinência urinária feminina, ainda pode modificar a flora bacteriana e ser uma questão até de higiene íntima. 

Esse é um assunto que deixa muitas mulheres constrangidas, o que pode até impedi-las de realizar certas atividades como praticar exercícios físicos, atividades em que é preciso agachar como jardinagem, pegar uma criança no colo, dançar etc. Por vergonha e medo que ocorra o escape, e até por necessidade mesmo, pois os escapes de urina acabam interferindo de maneira prática em diversas situações.

Por este motivo, a incontinência urinária feminina é um assunto que precisa ser olhado com mais cuidado, pois existem tratamentos que permitirão que essas e outras atividades possam ser realizadas sem constrangimento, devolvendo a qualidade de vida que toda mulher deve ter, seja em qualquer idade.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-fisioterapia-pelvica-incontinencia-urinaria-feminina-aumento-do-esforco

Tipos de incontinência urinária feminina

Incontinência urinária de urgência: Este tipo de incontinência urinária ocorre quando a mulher sente uma vontade repentina de urinar e precisa ir rapidamente ao banheiro. Também pode ocorrer quando há uma pequena quantidade de urina na bexiga.

Incontinência urinária de esforço: Neste tipo de incontinência urinária, ocorre uma perda de força muscular pélvica, resultando em um escape durante situações de esforço como levantamento de peso, tosse, espirro, risadas e movimentos que pressionam a bexiga.

Incontinência urinária funcional: Este tipo de incontinência urinária ocorre quando a mulher está impossibilitada de ir ao banheiro, e mesmo com a bexiga cheia demora a esvaziar. Por isso, acaba ocorrendo alguns escapes de urina.

Incontinência urinária por transbordamento: Já neste caso, o escape de urina acontece quando a bexiga está muito cheia, ocasionando em um vazamento, ou até mesmo quando a bexiga não foi totalmente esvaziada, ocorrendo em pequenos escapes também.

Incontinência mista: Pode ocorrer por mais de um motivo, como durante uma situação de esforço e urgência.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-fisioterapia-pelvica-incontinencia-urinaria-feminina-exercicios-para-assoalho-pelvico

Quais são as causas da incontinência urinária feminina?

Segundo o Ministério da Saúde, existem vários motivos que podem causar a incontinência urinária na mulher. O sistema nervoso autônomo é quem controla a eliminação da urina, mas as causas a seguir podem resultar em incontinência urinária feminina:

  • Gravidez e tipo de parto;
  • Comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
  • Doenças que comprimem a bexiga;
  • Obesidade;
  • Tosse crônica causada por cigarro;
  • Quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;
  • Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador;
  • Tumores malignos e benignos;
  • Procedimentos cirúrgicos

Tratamento 

O que precisa ficar claro é que perder urina em situações comuns do cotidiano, mesmo que em pouca quantidade, não é normal. Isso é um assunto que deve ser levado em pauta nas consultas com seu médico, para que sejam decididas formas de tratamento.

Como existem alguns tipos de incontinência urinária feminina, também existem diferentes tratamentos para cada causa e característica dessa condição. Seu médico irá analisar seus sintomas para fechar um diagnóstico de incontinência urinária e juntos vocês poderão escolher um tratamento mais adequado para o seu caso.

Em alguns casos, a forma mais eficaz de tratar a incontinência urinária feminina é uma cirurgia. Mas na maioria das vezes, se o médico for procurado no início dos escapes de urina, a fisioterapia pélvica pode ajudar a devolver o controle da musculatura pélvica, com alguns exercícios simples. Em alguns casos existem medicamentos que poderão auxiliar no tratamento da incontinência urinária feminina.

É importante que toda mulher entenda que a incontinência urinária pode surgir a partir de certa idade, mas que se essa condição for tratada, não haverá impeditivos para praticar exercícios físicos, levantar peso, sorrir e ter uma vida social sem constrangimentos.

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe médica multidisciplinar e fisioterapeuta especializada em fisioterapia pélvica para prestar assistência aos nossos pacientes e desenvolver um tratamento personalizado para o seu caso. 

Juliana Cristina Peres

Fisioterapia Pélvica

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais e fisioterapia pélvica.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook