(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Fisioterapia: Aliada no Tratamento da Obesidade

Um dos maiores mitos sobre a fisioterapia é que ela só se aplica a pessoas em recuperação de lesões, ou para tratar problemas como torcicolo e dores nas pernas. No entanto, a fisioterapia é muito mais do que isso. A fisioterapia faz parte de uma abordagem multidisciplinar do paciente, promovendo seu bem-estar físico e contribuindo para sua saúde mental.

Embora o paciente possa sentir que o tratamento para a obesidade é praticamente uma luta contra si mesmo, a fisioterapia pode ser uma importante aliada. Seja na redução do peso através da prática supervisionada e customizada de atividades físicas, seja no combate aos problemas secundários à obesidade, como perda de mobilidade e redução da capacidade cardiorrespiratória. Normalmente é considerada obesa a pessoa cujo índice de massa corporal é superior a 30.

A fisioterapia também pode ser uma solução eficaz para quem luta contra o ganho de peso após sofrer uma lesão ou passar por um período longo com restrições motoras, já que ela promove uma melhora associada à restauração das funções nos músculos e tendões enrijecidos e doloridos. Quando o paciente recupera a função ou aprende a exercitar melhor os mesmos músculos, é provável que ocorra uma mudança drástica em seus níveis de mobilidade – o que, em última análise, ajuda muito a atingir seus objetivos de condicionamento físico.

Alguns problemas físicos associados à obesidade

O excesso de gordura corporal que se deposita ao redor do tórax do paciente obeso pode impedir que o pulmão se expanda normalmente, exigindo muito mais deste órgão e alterando a mecânica respiratória. Sintomas comuns são a respiração mais curta, mais rápida e com maior gasto energético.

Os prejuízos respiratórios provocados pela obesidade geram limitações para uma boa qualidade de vida e independência para as atividades do cotidiano, prejudicando a qualidade do sono e interferindo na realização de atividades físicas e esportivas, tão importantes para o tratamento da obesidade. Nestes casos a fisioterapia ajuda no fortalecimento da musculatura respiratória.

No que concerne aos prejuízos de ordem óssea e muscular, é comum que pacientes obesos sofram com algumas doenças ortopédicas e reumatológicas. Dor lombar, bursite de ombro, condromalácia patelar, fascite plantar e osteoartrose são algumas das causas do déficit de mobilidade comum entre obesos.

A associação desta miríade de sintomas impede que pessoas acima do peso pratiquem atividades físicas regularmente e de maneira adequada, perpetuando casos de obesidade. Todos estes problemas podem, entretanto, ser reduzidos ou eliminados no tratamento com o fisioterapeuta como parte de uma equipe multidisciplinar.

AKTA-Liv-fisioterapia-obesidade-dores-articulacoes

Como a fisioterapia pode ser aliada na luta contra a obesidade

Além do trabalho para fortalecimento da capacidade respiratória, o fisioterapeuta ainda atua na recuperação de disfunções estético-funcionais, reabilitação do assoalho pélvico e condicionamento físico para que o paciente possa praticar atividades físicas e esportivas, além das atividades do dia a dia.

Outra indicação da fisioterapia no tratamento da obesidade é no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica. Na fase pré-operatória, o fisioterapeuta ajuda e orienta o paciente quanto ao posicionamento e movimentação do corpo, além de trabalhar a capacidade pulmonar. Na fase do pós-operatório, o fisioterapeuta auxilia o paciente na reprogramação muscular para a realização das atividades do dia a dia.

Aliás, a elaboração de uma estratégia personalizada de movimentos ou exercícios que ajudem o paciente a alcançar seus objetivos de médio e longo prazo é uma das atribuições do fisioterapeuta no tratamento integrado da obesidade.  

E, engana-se quem pensa que esta é uma opção apenas para adultos obesos – ela também é uma ótima opção para o combate à obesidade infantil. A fisioterapia ajuda a restaurar a flexibilidade, aumentando a força, melhorando a saúde cardiovascular, evitando lesões e reduzindo a dor que pode ocorrer com o ganho excessivo de peso. Ela também pode restaurar a flexibilidade, proporcionando ao paciente uma melhora no equilíbrio e funções corporais.

Ao estabelecer um tratamento multidisciplinar com o acompanhamento do médico endocrinologista, uma dieta personalizada por um nutricionista e um plano de condicionamento físico com exercícios regulares, a fisioterapia certamente pode ser útil na luta contra a obesidade.

 

Fisioterapia no tratamento integrado da obesidade

Como vimos, a obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode ter diversas causas – genéticas, sistêmicas, psicológicas, relacionadas ao estilo de vida, ou até mesmo a combinação de diferentes causas.

A fisioterapia é essencial no tratamento integrado da obesidade e é exatamente isto que o Centro Integrado AKTA Liv proporciona aos seus pacientes. 

Além da fisioterapia, o Pilates é também recomendado como terapia complementar no tratamento da obesidade pois os exercícios são feitos de maneira mais lenta e controlada, com pouco impacto nas articulações. No Pilates são aplicadas técnicas de respiração, alongamento e fortalecimento da musculatura, e os efeitos são percebidos após poucas sessões.

Leitura Complementar:

Entre em contato conosco e agende um horário com o Fisioterapeuta Guilherme Abreu.

Ft. Guilherme Abreu

Entre em contato para uma vida mais saudável.

O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook