(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Dermatologia-botox-preventivo

Botox Preventivo Vale à Pena?

O Botox preventivo é um procedimento estético que suaviza as rugas e linhas de expressão na pele através do relaxamento da musculatura. Seja no rosto, pescoço ou colo, o envelhecimento natural da pele apresenta sinais que podem também ser retardados através do tratamento, que tende a durar de três a seis meses após cada aplicação.

O Botox preventivo é um procedimento estético que tem como principal objetivo suavizar rugas e linhas de expressão formadas a partir da contração da musculatura facial, além de retardar o surgimento de novas, comum a partir de uma faixa etária quando a pele começa a envelhecer. Se a sua apresenta sinais de envelhecimento em locais como rosto, pescoço e colo, o Botox preventivo é a escolha ideal para garantir um aspecto mais jovial e natural. O tratamento também é procurado para outros fins, como o levantamento de sobrancelhas e nariz, redução do chamado ‘’sorriso gengival’’ e hiperidrose (excesso de suor).

A aplicação da toxina botulínica, ao entrar em contato com a pele, relaxa sua musculatura enfraquecendo os sinais acumulados na região. Além desse benefício, em alguns casos o procedimento é utilizado no tratamento de pacientes com problemas como enxaqueca crônica, estrabismo, bexiga hiperativa, distonia muscular, gagueira e bruxismo.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Dermatologia-botox-preventivo-na-axila-hiperidrose
Tratamento com Botox para Hiperidrose

Como funciona o Botox preventivo

Aplicado através de uma agulha bem fina, a ação do Botox preventivo funciona da seguinte forma: ao entrar em contato com a pele, a toxina botulínica promove a interrupção dos sinais neurais para o músculo, impedindo sua contração em um processo normal do corpo. É ela que causa o surgimento das rugas e linhas de expressão através da contração e do relaxamento contínuo que fazemos ao longo do dia. Os efeitos do tratamento são temporários, portanto, há a necessidade de reaplicação para garantir o efeito por mais tempo.

Os efeitos do Botox preventivo começam a surgir entre 7 e 14 dias após a aplicação e podem durar de três a seis meses, a depender do tipo de pele do paciente e dos sinais já antes apresentados. Seu sucesso está atrelado à escolha de um profissional especializado e conta também com o apoio do paciente, que deve seguir as recomendações indicadas antes e após as sessões de aplicação, como não se deitar logo após o procedimento, não massagear a região com frequência e ter um acompanhamento médico de maneira regular.

Para homens e mulheres

Apesar de ser mais procurado pelas mulheres, o Botox preventivo também é para os homens, afinal, esse é um investimento estético que promove o bem-estar da pessoa e pode elevar a sua autoestima. Além disso, a pele masculina possui particularidades em relação à feminina, o que pode tornar o procedimento ainda mais indicado para esse público, como o fato dos homens não terem uma derme tão sensível quanto a das mulheres.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Dermatologia-botox-preventivo-na-testa

Restrições

Apesar de ser para homens e mulheres, não é qualquer pessoa que pode se submeter ao procedimento do Botox preventivo, que possui restrições quanto à aplicação. Profissionais indicam que o Botox pode ser aplicado somente a partir dos 25 anos de idade. Contudo, mesmo para aqueles que se encaixam nessa faixa etária, é importante consultar um profissional para que ele avalie a real necessidade do procedimento. Sem apresentar sinais de envelhecimento na pele, não há porquê se submeter à aplicação.

Outro exemplo são os pacientes que possuem rugas estáticas, ou seja, permanentes, que não devem ser tratadas com Botox como é o caso das rugas dinâmicas, formadas pela ação da movimentação da musculatura do rosto. Preventivamente, o Botox é aplicado em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento a fim de retardá-los. Tais rugas e linhas surgem comumente a partir dos 30 anos, mas podem aparecer antes em casos de pessoas com predisposições ou maus hábitos na rotina. Devido a isso, o acompanhamento de um profissional especializado é imprescindível.

Em alguns casos, o procedimento estético não pode ser realizado de maneira alguma, a exemplo de grávidas, lactantes, pessoas alérgicas aos componentes do produto e portadores de doenças imunológicas, neuromusculares ou coagulopatias. Outra restrição diz respeito às pessoas que apresentam alta flacidez na pele, quadro que pode se agravar com a realização do procedimento.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Dermatologia-botox-preventivo-entre-os-olhos

Apesar de atualmente este ser um assunto mais popular, procedimentos estéticos são sérios e envolvem a saúde do nosso corpo. Com o Botox preventivo não é diferente. Portanto, para garantir o sucesso e segurança durante todo o processo, é necessário buscar o auxílio de um profissional especializado e de confiança. Procure um dermatologista para ter ao seu lado um especialista que entenderá as reais necessidades da sua pele neste momento e como conduzir o tratamento do início ao fim.

Dra. Marina Lino

Dermatologista

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook