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Hormônios da Felicidade e os Alimentos – Existe Uma Relação?

Os hormônios da felicidade têm papel fundamental no nosso bem-estar. Produzidos naturalmente pelo nosso corpo, eles podem ter sua liberação em nosso organismo auxiliada pela prática de algumas atividades cotidianas, como uma alimentação saudável e baseada em alimentos que auxiliam na produção em sua produção, como a banana, o brócolis e os frutos do mar.

Os chamados hormônios da felicidade são produzidos naturalmente pelo nosso corpo e garantem sensações de bem-estar à nossa rotina, como alegria, relaxamento e confiança. São eles a dopamina, endorfina, serotonina e ocitocina. Algumas práticas como a realização de atividades físicas regularmente, cultivar momentos de lazer e prezar por uma alimentação saudável são imprescindíveis para garantir a produção desses hormônios de maneira equilibrada no organismo. Alguns alimentos, por exemplo, estimulam sua liberação na corrente sanguínea, promovendo a sensação de felicidade.

Quando há um desequilíbrio entre os hormônios da felicidade em nosso corpo, podemos apresentar sintomas como o estresse, mau humor, insônia e ganho de peso. Em casos mais extremos, onde há grande baixa de sua produção, pode levar as pessoas a desenvolverem quadros de depressão. Portanto, garantir que essa produção siga acontecendo de maneira equilibrada é essencial para a manutenção do seu bem-estar.

Também conhecidos como o quarteto da felicidade, os hormônios da felicidade podem ser produzidos em maior quantidade quando ingerimos alimentos como proteínas, frutas como a banana e a laranja, peixes e frutos do mar e até o chocolate. Se você deseja melhorar a sua qualidade de vida e proporcionar a si mesmo mais momentos felizes, investir em uma dieta que contemple esses tipos de alimento é muito importante.

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Hormônios da Felicidade – Quarteto Fantástico

Os hormônios da felicidade que compõem o ‘’quarteto da felicidade’’ possuem diferentes características e funções. Veja abaixo:

  • Dopamina: esse hormônio da felicidade é o neurotransmissor principal na regulação dos nossos processos motivacionais. Ele atua de diferentes formas no nosso sistema nervoso e está relacionado ao nosso humor e prazer e à atenção e aprendizado. Alimentos que auxiliam em sua produção: soja, abacate e brócolis.
  • Endorfina: conhecida como a ‘’droga da felicidade’’, a endorfina é liberada pelo nosso organismo com o objetivo de amenizar dores e sensações ruins, seja no corpo ou na mente. Sempre que o nosso cérebro identifica uma situação de estresse, ele libera a endorfina para aliviar os ânimos, ou seja, sua liberação é a resposta à liberação de outro hormônio, conhecido como cortisol. Alimentos que auxiliam em sua produção: chocolate amargo ou meio amargo.
  • Serotonina: a serotonina é um neurotransmissor atuante no cérebro responsável por garantir a comunicação entre as células nervosas. Esse hormônio da felicidade pode ser encontrado também no sistema digestivo e nas plaquetas de sangue e é produzido a partir de um aminoácido presente em alguns alimentos. Alimentos que auxiliam em sua produção: tâmara seca, grão de bico e amendoim.
  • Ocitocina: também conhecida como hormônio do amor, é responsável pelas sensações de confiança e de relaxamento. É produzida principalmente em momentos como o parto, a amamentação e o orgasmo, mas também nas demais situações que envolvem carinho e afeto. Alimentos que auxiliam em sua produção: pimentas, figo e ostras.

Quando em equilíbrio, os hormônios da felicidade promovem as mais diversas sensações prazerosas em nosso dia a dia, garantindo uma vida mais motivada e alegre. Portanto, investir em atividades que auxiliem a aumentar sua presença em nosso organismo é uma ótima escolha.

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Alimentação e Hormônios da Felicidade

Como comentado anteriormente, uma alimentação saudável é um dos principais passos para ajudar a manter a produção dos hormônios da felicidade em equilíbrio no nosso organismo, já que ela auxilia na liberação deles em nossa corrente sanguínea. São muitos os alimentos que agem diretamente nisso, como peixes e frutos do mar, aveia, banana, laranja e até o chocolate.

Hábitos alimentares saudáveis são essenciais para manter a saúde como um todo. Quando falamos nos hormônios da felicidade, esse é um hábito ainda mais importante. Para garantir uma produção equilibrada deles em nosso dia a dia, é preciso investir em uma alimentação igualmente equilibrada e que contenha a presença desses alimentos.

Para criar uma dieta assertiva, baseada nas suas principais necessidades e objetivos, e ainda garantir que seja rica nos alimentos que modulam os hormônios da felicidade, é imprescindível contar com o auxílio de um profissional especializado. O nutricionista e o endocrinologista são os profissionais ideais para acompanhar esta mudança, dando o suporte necessário para a sua saúde hormonal e nutricional.

Os hormônios da felicidade são verdadeiras pílulas de bem-estar com as quais podemos contar para viver uma vida mais prazerosa, em diferentes sentidos. Ter em nossas mãos a chance de manter sua produção em dia no organismo é um verdadeiro presente para cultivarmos um dia a dia com mais sentido. Portanto, não deixe de procurar um nutricionista para te ajudar a construir o plano alimentar ideal para conquistar maior qualidade de vida em harmonia com os seus hormônios.

 

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!

Mayara Benetti

Nutricionista Clínica e Esportiva

Ana Maria Rossetti

Nutricionista Clínica e Esportiva

Ana Priscila Soggia

Endocrinologista e Metabologista

Renata Gonçalves

Endocrinologista e Mestabologista

Hugo Valente

Endocrinologia e Matabologia
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