#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Endocrinologia e Emagrecimento – Os Exames que Apoiam um Processo de Emagrecimento Sustentável

No desenvolvimento de um plano de emagrecimento sustentável e que vá permitir um melhor resultado no médio e longo prazo, é imprescindível que o paciente seja avaliado de maneira global e sistêmica, de forma a que o seu tratamento seja pautado pelas particularidades do seu metabolismo e padrões de comportamento.

No Centro Terapêutico AKTA Liv, nós entendemos que facilitar o acesso dos nossos pacientes a exames complementares de forma integrada e no mesmo local das consultas é fundamental para que o sucesso do tratamento seja alcançado.

Dentre os exames complementares mais importantes neste processo de emagrecimento, estão:

  1. Calorimetria Indireta;
  2. Bioimpedância; e
  3. Termografia Cervical.

Vamos agora entender o papel de cada um destes exames na fase de avaliação e acompanhamento do tratamento de emagrecimento.

1. CALORIMETRIA INDIRETA

A calorimetria indireta é a área da ciência associada à análise de processos metabólicos. O exame de calorimetria indireta mede os gases respiratórios, como o consumo de oxigênio (O2) e a liberação de  dióxido de carbono (CO2) na respiração em repouso.

Existem vários métodos diferentes de calorimetria indireta para estudar os sistemas metabólicos. Geralmente, o método mais amplamente aceito é a calorimetria indireta por análise de gases expirados, através do qual é possível determinar a taxa metabólica de repouso (TMR), ou seja, a energia gasta em repouso essencialmente necessária para manter o organismo funcionando.

A calorimetria indireta é um exame não invasivo e que não requer jejum absoluto, o que permite a sua realização em qualquer hora do dia. Este índice ajuda a definir o suporte nutricional e determinar as necessidades de calorias para o equilíbrio de energia e o manejo do peso de cada indivíduo.

Assim, a TMR medida pela calorimetria indireta é de extrema utilidade do desenvolvimento de plano de emagrecimento personalizado de pacientes que apresentem alterações do status metabólico ou com doenças crônicas, como a diabetes ou a hipertensão.

CALORIMETRIA INDIRETA

2. BIOIMPEDÂNCIA

O exame de bioimpedância é utilizado para analisar a composição corporal de cada indivíduo, indicando a quantidade aproximada de músculos, ossos e gordura.

A bioimpedância é um exame importante para a avaliação de pacientes que buscam tratamento para emagrecimento ou ganho de massa muscular, já que proporcionam uma visão detalhada da composição corporal do paciente.

Realizado em balanças especiais que conduzem uma corrente de eletricidade bem fraca pelo corpo, o exame de bioimpedância não causa desconforto e revela informações sobre o paciente como: o peso atual, a quantidade de músculo, gordura, ossos e água.

Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como:

  • Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
  • Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores; e
  • Não passar creme nos pés ou nas mãos.

É importante ressaltar que o exame de bioimpedância é importante tanto ao início do tratamento, quanto durante o seguimento, pois o principal objetivo do emagrecimento é a perda de massa gorda e manutenção ou ganho de massa magra.

Dá uma olhadinha neste vídeo pra saber mais sobre este exame:

3. Termografia Cervical

O exame de termografia cervical avalia a atividade do tecido adiposo marrom, que é o tipo de gordura que participa da termogênese. A termogênese é a capacidade do organismo de equilibrar a temperatura interna do corpo em relação à temperatura do ambiente, sendo este um processo que gasta energia.

Em adultos, a gordura marrom está mais concentrada na região supra clavicular. O exame de termografia cervical após exposição ao frio consegue avaliar a presença ou ausência deste tipo de gordura.

Assista abaixo um vídeo curtinho sobre o tecido adiposo marrom.

Dentre os exames de imagem mais modernos à disposição de médicos e pacientes, a termografia cervical, aliada à avaliação do metabolismo será capaz de identificar o melhor curso de tratamento de emagrecimento, considerando a quantidade de tecido adiposo marrom do paciente e o seu nível metabólico.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!
× WhatsApp